Minha lista de blogs

terça-feira, 1 de março de 2016

Eu ''tenho'' síndrome de asperger** Um questionário curto, objetivo e abrangente



Retirei deste texto um questionário curto, objetivo e abrangente que me pareceu perfeito pra ser usado com alguma fiabilidade para mensurar graus de ''aspergerismo'' em tempo recorde. 

Como eu já imaginava, eu pareço ter um predomínio de características positivas da condição'' ou ''do'' espectro... e/ou que são predominantes nos mesmos, e uma relativa falta de prejuízos tipicamente relacionados.

Este questionário pontua com relativamente grande objetividade as forças e as fraquezas da Síndrome de Asperger e por meio desta abordagem holisticamente prática, me pareceu mais fácil de se analisar o quão predominante são as características atreladas a esta sub-condição em minha pessoa. Vamos a eles

Forças 


- Alto qi (ou ''maior cognição geral'')


Eu respondi que é muito provável de ter uma cognição geral, média (para padrões britânicos ou gerais) a acima da média, de 97 a até 115 em ''inteligencia geral'' ''e ou' performance. Não acredito que consiga pontuar mais alto do que este teto máximo que estabeleci pra minha cognição ou capacidades cognitivas. A ideia de ''alto qi'' neste contexto parece se diferir em relação a um contexto neurotípico, se uma importante parcela da população autista pontuará abaixo da média-greenwich. Como resultado, a resposta para esta característica positiva da condição será nem um enfático sim e nem um enfático não.


- Atenção aos detalhes


Tenho notado que sou muito bom na apreensão de detalhes, ainda que muitas vezes isto não se consista exatamente num talento excepcional, mas apenas em uma vantagem relativa em comparação a tendência de negligência por parte das pessoas que são bem mais neuro-típicas em relação a muitos aspectos da vida, de qualquer nível perceptivo, que parecem irrelevantes ou sem importância, mas que podem e geralmente terão grandes repercussões. No entanto, com ou sem valores comparativos, ainda será uma vantagem e que está presente e atuante em mim, até porque esta capacidade parece estar intrinsecamente atrelada à criatividade, de maneira que, sem um talento para ser detalhista (holístico ou específico), é pouco provável que terá potencial para ser criativo. Portanto, para este traço eu respondi com um enfático sim.


- Alto qi verbal 

Como eu tenho mostrado por meio dos meus muitos textos desde o Santoculto, eu acredito que deva pontuar alto em testes de qi verbal, talvez em torno de 120-140, que não é nada mal, nem muito excepcional. Em alguns aspectos da inteligência verbal, que não é apenas a cognição ( o seu esqueleto, sem a influencia da personalidade) eu vou muito bem, por exemplo, no pensamento verbal abstrato.

Portanto, respondi um sim.

Escusado será dizer que mais do que ''ter'' um qi alto, o que  caracteriza os ''portadores' da Síndrome de Asperger no aspecto cognitivo será justamente a discrepância entre a cognição geral e a verbal. Nesta perspectiva, eu acredito que seja bastante ''aspie''.


- Memória para detalhes e fatos



A minha memória autobiográfica parece estar acima da média e se comparada com as respectivas memórias das pessoas com as quais eu tenho convivido, esta impressão se fará mais verdadeira. Se sou bom para apreender detalhes que passam desapercebidos pela maioria, então eu também devo ser bom para internalizá-los e recuperá-los quando tiver a necessidade de se usá-los. Eu posso resumir isso a ''eu me lembro de coisas que a maioria das pessoas que as vivenciaram comigo não se lembram''. Essas vivências chamaram a minha atenção por alguma razão 'pouco conhecida'', transformando-as em parte de minha pessoa enquanto uma acumulação temporal (ou nem tanto...) de percepções recorrentemente recobráveis. Por exemplo, certa vez perguntei ao meu irmão do meio se ele se lembrava de um episódio vivenciado por nós dois ocorrido durante a aula particular que frequentamos até 2006. Ele não conseguiu se lembrar até que eu o tivesse mostrado qual foi episódio relatado. Este ocorrido foi em 2004.

Portanto um sim.


- Interpretações literais


O autor do texto entendeu que a grande tendência dos autistas para o pensamento literal se consiste em uma força. Ok. Eu acredito que dependerá da gravidade desta tendência para literalidade e portanto que será mais subjetivo.

Eu sou bastante literal na minha maneira de pensar e esta é uma das razões mais fortes para aderir fenotipicamente à sabedoria, uma disposição latente em mim e que ao longo do tempo eu fui aprimorando, até chegar aos dias atuais onde que a compartilho por meio deste blogue.

No entanto, a literalidade autista parece vir acompanhada com um déficit para entender linguagem figurativa 'e ou'' metafórica (potencialmente abstrata), e neste sentido eu definitivamente não tenho qualquer grande deficiência, pelo contrário, ainda que seja complexo concluir binariamente, ser ou não ser, que eu seja bom para capturar todas as formas de linguagem figurada, até porque a minha tendencia para o pensar literal, contribui para tornar a minha compreensão em relação a este tipo de linguagem, mais metafórica, menos mecanicamente entendível, o que não é ruim, na verdade pode ser até melhor, visto que este equilíbrio entre o literal e o figurado/metafórico pode contribuir para um melhor entendimento de ambos, ao invés do desequilíbrio de se principiar muito enfaticamente em apenas um dos dois, como os autistas tendem a fazer em relação à literalidade. Em relação à capacidade de se produzir pensamentos metafóricos, de entendê-los, eu sou realmente muito bom.

No meu caso, o literal não tem que se sobrepor ao figurativo ou metafórico e de fato não o faz, fazendo-me muito bom para entender os dois, mas com a ressalva que entender melhor não é o mesmo que entender em absoluto, se quanto mais sabemos de um assunto, mais novidades aparecerão em relação ao mesmo e portanto esta acumulação nunca terá um fim, especialmente se houver a necessidade de se atualizá-la com frequência, denotando um caminho mais longo pra ser percorrido.


- Praticidade ou pensamento lógico ( correlativo com honestidade)


O terreno poroso da ''lógica'' novamente, que sem grande sofisticação objetiva, mais se parecerá com deduções pragmáticas ou frias, isto é, destituídas de todas as maneiras de se sentir a vida, do existir. 

No mais, se nos testes cognitivos ''para'' o pensamento lógico, eu não costumo ir muito bem, em relação ao mundo real, não é difícil concluir de que seja muito bom, prático, objetivo e racional.

É complexo mensurá-lo porque existem muitas maneiras de se interpretar a lógica, do mundo real aos ambientes higienicamente esterilizados das faculdades de psicologia. Por exemplo, muitos autistas é provável que cairão em algum ponto em que as suas habilidades lógico-dedutivas não serão suficientemente holísticas para que possam comungar com a maioria dos meus pressupostos racionais. No entanto, há de existirem outras razões que os farão mais propensos a emular o modus operandi de ''estudantes esquerdistas e cognitiva-mente inteligentes'', ´por exemplo, o tipo de personalidade. 

Em termos de praticidade eu também sou muito bom, e especialmente a partir de um plano holístico e/ou mega-estrutural.

Portanto, um sim substancialmente significativo.


Fraquezas


- Desejo por rotinas ou intolerância à mudanças


Sim e não, depende de qual mudança, se for uma mudança que for destrutiva em relação a uma acumulação construtiva de variáveis positivas eu ficarei muito chateado e intolerante. De fato eu adoro rotinas, é como se eu traçasse uma linha reta e a seguisse, todos os dias, só que com todo este meu sentir perceptivo altamente emocional que me faz equilibrar pelo meio fio, amar a vida em momentos que geralmente serão considerados como comuns pela maioria, odiar profundamente e preparar genocídios que nunca acontecerão, todo este turbilhão em um dia só, objetivo e bailante ao mesmo tempo. 24 horas é suficiente para experimentar a vida como se já não precisasse fazer mais nada depois. E como eu tenho um apreço por detalhes, por sutilezas, muitas vezes, qualquer perturbação ou ruído destas cadeias de rotinas racionalmente vantajosas para a minha pessoa, serão sentidas de maneira muito negativa. Rituais e ordem são importantes pra quem não os tem naturalmente, eu preciso da segurança para que possa viajar em minha imaginação, para ser quem eu sou, de expressar o meu fenótipo todos os dias. Isso é rotina, não é desgastante, é necessária e sua interrupção, como eu já relatei em um texto do velho blogue, causa-me grande dor. 


- Déficit em pensamento holístico (imagem maior)


Não, pelo contrário. Certa vez um blogueiro classificou-me como ''um grande pensador holístico''. Ser ou abraçar o dever de um filósofo é o de ser um pensador holístico, de pensar além das mundanidades do interior social, de ver além, as causas para cada mediocridade popular, de tocar a hiper-realidade.



- Dificuldades para o raciocínio verbal abstrato


Não, pelo contrário, porque além de ser muito bom nesta tarefa eu também pareço ser ou estar muito acima da média. Eu não apenas entendo raciocínio verbal abstrato mas também sou um criador de pensamentos desta natureza. Se além de compreender, você for capaz de criar novas percepções em relação a certo aspecto cognitivo, então é muito provável de estar muito acima da média.


- Déficit para memória de rostos e nomes


Para nomes sim, para rostos/faces não, muito pelo contrário, eu sou muito bom não apenas para lembrar de rostos ou fisionomias, mas também para fazer comparações entre eles.


- Dificuldades para entender as emoções dos outros bem como também para se expressar emocionalmente


É um pouco complexo responder um seco sim ou um seco não. Em termos de inteligência emocional, eu acredito que seja muito bom, sou excelente como ouvinte, atraio as pessoas como ímã, pois elas adoram falar de suas vidas pra mim, elas confiam em mim ( não deveriam confiar cegamente assim, rsrsrs). A minha fisionomia, os padrões comportamentais, por exemplo, em relação à honestidade, que elas vão capturando subconsciente e conscientemente, pode ser um fator causal para este tipo de nano-dinâmica interpessoal (pessoa-a-pessoa). 

Ao contrário do que é o costume entre os autistas, eu não tenho qualquer grande déficit neste sentido, ainda que quase sempre coloque conscientemente os meus padrões morais muito altos, de maneira invariavelmente dominante em minhas interações interpessoais ou inter-sociais (nós também nos intra-socializamos, quando tomamos conhecimento de nós mesmos, via auto-consciência estética ou de valores comparativos e intrinsecamente qualitativos)

- Dificuldade com as normas sociais (''subjetivas'' ou irracionais)

Sim, bastante, só que eu não sei é apenas por ''má vontade'' de minha parte, por preguiça de tentar fingir a todo momento, criar um castelo de respostas convenientes, de dissociar aquilo que eu sou e/ou acredito daquilo que eu poderia inventar sobre mim e expor à superfície, enfim, de emular um neuro-típico em todas ou muitas de suas exuberâncias socialmente subjetivas. 

Eu opero com base numa pretensa e/ou pedante supra-racionalidade, situação que se tornou ainda mais latente desde que comecei a galgar novos ventos e/ou degraus de sabedoria. Em meu movimento ascendente pela auto-melhoria, tornei-me ainda mais atomizado especialmente em relação aos neuro-típicos mas ao mesmo tempo também me tornei mais consciente não apenas de minhas forças e fraquezas mas também em relação aos sociotipos que eu posso ter maior probabilidade de sucesso na reciprocidade transcendental, leia-se, amizade. Eu sou uma calculadora que não sabe fazer contas, mas que opera com base na apreensão da realidade enquanto uma sobreposição de padrões intercambiáveis e lógicos que se substituem ao longo do espaço e tempo.


- Dificuldade para a leitura facial (cegueira facial)


Muito provavelmente não, pelo menos da maneira com que a maioria dos autistas e especificamente dos ''aspies'' parecem estar especificamente incapacitados. Ao invés de uma pobreza de interpretação eu estou muito mais propenso a interpretar em excesso as emoções das pessoas por suas faces ainda que tenha comigo que o meu sentido mais desenvolvido seja o da audição e percebo que as pessoas não tem conhecimento disso, ;) 


Outras características que são demograficamente comuns dentro da população autista e em mim...

- Dificuldade de ajustar o volume da voz

- Ser canhoto ou ambidestro

- Fazer ''amizades'' com maior facilidade com desconhecidos e especialmente sem o ritual interpessoal de reciprocidade, isto é, por exemplo, em filas de banco ou no ponto de ônibus, realidade que também precisa do interesse de desconhecidos para estabelecer conversas prosaicas em ambientes públicos, uma espécie de fluidez inter-pessoal que não se daria em eventos ritualísticos típicos da socialização em que nos preparamos para nos confrontar verbalmente com estranhos, uma espécie de gagueira social

- Dificuldade para falar ''na hora certa'' em conversas, e principalmente se for por telefone

- Ser sexualmente atípico


- Ser fisicamente desajustado

- Ser gago ou ter qualquer outro tipo de disfluência evidente ou constante

- Colocar os interesses de fixação mais agudos dentro das conversas e/ou ''interações interpessoais de natureza verbal'', sem se perguntar se as pessoas estarão abertas para conversar sobre eles

- Ter interesses específicos e não ''conseguir'' desfocalizar, especialmente na labuta de agir de maneira mundanamente multifuncional como fazem a maioria dos neuro-típicos.


Eu sou um aspie**


Muito provável que não


Eu sou um neurotípico*


Com certeza não.













27 comentários:

  1. Você não parece ter Asperger. Pesquisadores agora colocam as pessoas num contínuo, com um dos extremos o Asperger. Você deve ficar pelo meio do caminho, com algumas características de autista mas não o suficiente para ser caracterizado como tal. Mas você nunca teve a curiosidade de fazer um teste de QI?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que** Já pensei em vender a minha alma por um teste. Agora não, ainda que seria interessante. pelo que vejo na escola e pelos meus textos já dá pra ter uma ideia.

      odioso em matemática, parei na quinta série e nunca mais recuperei, nem quis pra ser sincero.

      Em compensação dou um caldo em verbal né* não é lá aquela coooooisa, mas até que não é ruim não.

      Dou maior importância à inteligência intrapessoal que considero fundamental, a base, e a inteligência emocional, na segunda eu sou bom em termos de potencial porque na prática-prática eu não costumo ser falso e manipulador.

      Excluir
  2. Qual o seu 2D:4D? Você é bom com rotações mentais?

    ResponderExcluir
  3. Faz o teste de rotação mental da rede bbc (idêntico ao aplicado em clínica e serviu de base para estudos). Ele esta depois do questionário. Lembre-se, o teste é fidedígno só na primeira tentativa. Nada de faze-lo 20 vezes e reportar só a sua melhor bateria hein!

    http://www.bbc.co.uk/science/humanbody/sex/add_user.shtml

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, vou fazer, a geometria me perseguia durante os anos de escola.

      Excluir
    2. No teste de julgamento espacial eu acertei 13 de 20.

      Excluir
  4. Aquele dos cubinhos ou o dos angulos?

    ResponderExcluir
  5. Eu tentei reencontrar o papper do Richard Lippa com os dados por país, mas não está fácil. Seja como for eu tenho ele em um HD no meu guardo roupas. Você ficou abaixo do homens europeus e asiáticos. A média europeia era mais ou menos 15 em 20 para os homens. O interessante é que os escandinavos são os melhores do mundo nesse quesito. Isso é compatível com o projeto talento, em que os americanos de ascendência norte-europeia foram os melhores no teste de rotação mental.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito interessante, eu acho que o fato de ser cronometrado atrapalha um pouco, mas tanto faz, porque se alguns conseguiram se sair melhor no mesmo tempo, então não é de bom tom inventar desculpas.

      De todas as matérias do colégio, a geometria foi a única que passou quase que totalmente batida.

      E para as mulheres, quanto foi*

      Excluir
  6. O mais interessante do estudo é que a diferença entre homens e mulheres era maior nos países mais desenvolvidos, quando se esperava o contrário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será** Pode ser que em sociedades mais avançadas exista maior dimorfismo sexual, maior divisão de trabalho e consequentemente de classes cognitivas. Nas sociedades de caçadores coletores as diferenças e os critérios de seleção sexual não parecem ser tão significativos. Uma hipótese.

      Excluir
  7. Para as mulheres eu não me lembro a média europeia, mas posso postar mais tarde.

    ResponderExcluir
  8. Não é o primeiro estudo que observa isso. A explicação mais comum é o contrário do que você disse: os pesquisadores dizem que em sociedades avançadas, as pessoas tem menos barreiras para expressar suas tendências naturais(surgidas no dia a dia de caçadores coletores) enquanto que em sociedades agrárias a tradição religiosa acaba por forçar homens e mulheres na mesma forma. Há outras explicações também, mas são menos citadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas não me referi às sociedades agrárias que já estão algum nível de ''civilização''.

      As diferenças não se restringem à supressão ou não de naturalidades cognitivas.

      Ok.

      Excluir
  9. Como prometido, os valores para os países: http://postimg.org/image/698z1o3el/

    Você fica atrás das mulheres da maior parte do mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Vou ver.
      Tem comparação entre quais grupos raciais e étnicos?

      Excluir
  10. Judeus também ficam abaixo da média gentia, embora sejem excelentes em matemática. Ao que parece eles compensam com uma facilidade em raciocínio abstrato. A revista Der Spiegel, numa das suas mais interessantes matérias testou o QI do Kasparov, que então era um jovem campeão imbatível. De forma surpreendente, ele não tinha o raciocínio espacial muito acima da média. Surpreendente, porque enxadristas visualizam dezenas de jogadas a frente, mas o raciocínio é estruturado abstratamente.

    ResponderExcluir
  11. Ter asperger é uma grande merda. Entrei em depressão aos 11 anos e até hoje não consegui sair(tenho 25). Já pensei em me matar algumas vezes.


    =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, sinto muito, se puder ajudar em alguma coisa** Como sabe que tem* fez algum diagnóstico*

      Excluir
  12. Você é um egocêntrico,narcirzista. Cheguei a essa conclusão pela forma que você escreve usando sempre a palavra (EU,de forma que você se sobrepõem acima da media.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo menos eu sei escrever a palavra narcisista.

      Sou sim, tenho defeitos, e vc também. Agora, eu não sou narcisista e egocêntrico, como 99% dos seres humanos por causa de seu suposto insight.

      Excluir
  13. Você é um egocêntrico,narcirzista. Cheguei a essa conclusão pela forma que você escreve usando sempre a palavra (EU,de forma que você se sobrepõem acima da media.

    ResponderExcluir
  14. Acompanho o seu blog a um tempo e percebi que você possui grande interesse por assuntos relacionados a neurologia, psicologia e derivados. Qual o motivo de tanto interesse por essas áreas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Bem, eu não sei, acho que apenas sigo aquilo que a minha mente gosta. ''Racionalizo'' também que entender o outro é muito importante, talvez uma mistura de: medo em relação ao ser humano [antrofobia] e aspectos específicos da minha biologia...

      Excluir