Minha lista de blogs
terça-feira, 15 de março de 2016
Um hipótese: assimetria intelecto-cultural para explicar os esquerdistas e simetria proto-primitiva para os direitistas
Os direitistas aparentam maior ou melhor simetria entre as suas crenças e as suas capacidade médias (coletivas) de entendê-las sob um prisma lógico-dedutivo.
Os esquerdistas aparentam grande assimetria entre as suas crenças e as suas capacidades para entendê-las logicamente...
... porque o sistema de crenças (fatos e factoides embaralhados) dos ''direitistas'' é muito mais primitivamente realista enquanto que a base do esquerdismo é a ideologia, ou seja, já se sustenta numa ''inaturalidade'', por exemplo, negando as diferenças, que são essenciais para que possamos entender a realidade.
Muitos esquerdistas apresentam algum recurso intelectual para ler poesias e teses filosóficas e políticas, mas que não são será suficiente para que possam:
- entendê-los totalmente
e
- melhorá-los, isto é, via lógica intuitiva, aprimorar as suas próprias crenças.
Os esquerdistas são atraídos para um mundo que eles mesmos não conseguem entender e que é evolutivamente superior ao mundo tipicamente conservador, no sentido de promover cooperação e melhoramento em conjunto ao invés da competição.
à superfície, eles estão mais do que certos e especialmente se comparados aos seus ''algozes'.
No entanto, eles não são capazes, em média, de entender plenamente o que seguem.
Eles são atraídos para as múltiplas perspectivas, em que ambiguidades se tornam lógicas, o desdobramento da percepção humana, do imediato para o abstrato. Mas não tem recursos intelectuais para continuar neste caminho e terminam portanto, como eu já falei em outro texto, morrendo no meio do lago, sem chegar em terra firme/segurança/conhecimento. Entre o binarismo e as múltiplas perspectivas, vive a ambiguidade, subjetividade e/ou niilismo.
Os direitistas seguem obviedades salpicadas por bobagens pseudo-metafísicas (leia-se= ''religiões'') enquanto que os esquerdistas seguem saltos filosóficos, algumas vezes muito interessantes e provavelmente corretos, e outras vezes que serão apenas interessantes.
O ideal seria que os sábios tomassem a dianteira daquilo que o esquerdismo prega em sua superfície dando-lhe os melhores julgamentos, fazendo uma limpeza ideológica.
No entanto, tal realidade parece improvável de acontecer mesmo em um futuro distante.
Marcadores:
direita e esquerda,
direitismo,
esquerdismo,
ideologia,
lógica intuitiva,
múltiplas perspectivas,
política,
sabedoria
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Discordo, seu texto é muito generalizado. Tenha uma boa vida.
ResponderExcluirÉ uma opinião mas que poderia ser argumento.
ExcluirMas também não concordo com tudo, agora.
É um texto antigo.