Minha lista de blogs

domingo, 6 de março de 2016

Contratando idiotas para confundir você....



Um exemplo interessante

''Os introvertidos são mais inteligentes que os extrovertidos''

Idiotas irrecuperáveis sempre falam assim.

Idiotas que podem se redimir e reduzir a sua estupidez, aprendem que se deve falar assim

''Os introvertidos TENDEM a ser mais inteligentes que os extrovertidos''


Mas por que***


Sobrevivência

Os introvertidos tendem a ser muito mais precavidos do que os extrovertidos e apenas este simples fato já nos mostra o quão quintessencialmente superior pode ser a introversão rente à extroversão. O mundo pré-''apocalíptico'' em que vivemos, tem como protagonistas os extrovertidos, carismáticos, egocêntricos, sociopatas. O ''pró-social'' tende a ser conformista, preguiçoso, conveniente, que é capaz de sacrificar a verdade em prol de seu egoísmo desmedido, apreço por mundanidades, pelo conforto de estar no meio das multidões. Por mais que a conformidade tenha muitas vantagens, em um mundo sem todo este conforto industrial, a precaução e as decisões corretas (sábias ou dentro do espectro da sabedoria) serão fundamentais e ser menos efusivo é um bom começo.

Mas tem muita gente que discorda da óbvia superioridade intelectual média do introvertido. Esta reportagem é um exemplo disto e também que, para ser repórter, você não precisa ser ''introvertido'', se é que me entende, pelo contrário, porque quanto mais ideólogo esquerdista ('e' burro) você estiver orientado, melhor.

 O jornalista quis falar sobre introversão e extroversão, mas acabou falando sobre si mesmo ao compartilhar as ''suas' opiniões pessoais como se fossem relevantes e totalmente corretas, como se fossem dignas de consideração. E ao expor os seus achismos colhidos numa faculdade de comunicação mais próxima de você, mostrou que não parece estar muito qualificado para opinar sobre o assunto ''inteligência''.

Vamos ver o breve perfil desta contradição gritante.

Nessa reportagem eu encontrei estes dois trechos. O primeiro é apenas a opinião do ou da jornalista, sutilmente colocada como se fosse um fato incontestável.

'' Os cérebros dos introvertidos e extrovertidos não são realmente tão diferentes quando se trata de 'imagem maior'. Os introvertidos não são "mais inteligentes" do que os extrovertidos, e vice-versa. ''


Este segundo trecho mostra os resultados que foram encontrados em uma pesquisa sobre as diferenças dos cérebros dos (predominantemente) introvertidos e dos (predominantemente) extrovertidos.

'' Um estudo de 2012 completado por Randy Buckner da Universidade de Harvard descobriram que os introvertidos tendem a ter maior mais grosso matéria, cinzenta no córtex pré-frontal - uma região do cérebro que está ligada ao pensamento abstrato e tomada de decisões - enquanto que os extrovertidos tinha menos massa cinzenta . Buckner concluiu que isso pode ser responsável por introvertidos 'tendências para se sentar em um canto e ponderar as coisas completamente antes de tomar uma decisão, e extrovertidos "capacidade de viver o momento e assumir riscos sem pensar totalmente em tudo (que tem seus contras e benefícios, claro).''

De um lado nós temos um(a) repórter afirmando de maneira conclusiva que ''os introvertidos, isto é, todos eles (o que nos deixou a entender), NÃO SÃO mais inteligentes que os extrovertidos e o contrário também é verdadeiro''.

Mas o estudo que comparou os cérebros de extrovertidos e introvertidos encontrou diferenças marcantes e que nos passam a impressão de que a visão pseudo-relativista (na verdade estes tipos de pseudo-pensadores tendem a tomar a relatividade como determinista, portanto, de relativistas, eles não tem nada) da repórter está equivocada e que portanto a introversão é claramente superior em termos de capacidade intelectual básica, humanamente básica, isto é, o pensar abstrato, do que a extroversão.

Que me perdoem os (predominantemente) extrovertidos, mas pensar antes de agir é fundamental!! ;)

Vamos juntar os pontos. A faculdade de comunicação é provavelmente o departamento de educação superior com a maior proporção de pessoas extrovertidas por metro quadrado dentre todos os setores de uma universidade qualquer. É de lá que até pouco tempo os jornalistas se formavam, ao menos no Brasil. Mas nos EUA é muito provável que continue a existir a obrigatoriedade do diploma para poder trabalhar como jornalista. Entendeu* Se para ser jornalista você precisa ser mais comunicativo, expansivo... extrovertido, então isso pode ser visto com certa segurança como uma das causas para correlação, que me parece ser negativa, entre capacidade analítica-abstrata e jornalismo. Claro que existem muitos jornalistas inteligentes (e do tipo astuto também, muito!!!), e que este caso não deve ser super-generalizado, senão serei eu que estará se desgraçando ao entrar em clara contradição. Mas que já existe uma percepção bastante popular quanto à desproporcional presença de pessoas estúpidas trabalhando como jornalistas, isso não restam dúvidas.

Também seria interessante pensar o quão proposital é esta seleção de estúpidos para o jornalismo porque afinal de contas são eles que nos alimentam com informações, corretas, parciais ou completamente equivocadas. 

Em um mundo de jornalistas sábios, estes tipos de deslizes jamais seriam cometidos, de maneira tão prolífica, como está ou tem acontecido na atualidade.... e talvez desde sempre.







Nenhum comentário:

Postar um comentário