Minha lista de blogs

quarta-feira, 23 de março de 2016

''Déficit' de atenção e hiperatividade (mental)

Alguém já diferenciou os tipos de hiperatividade**



Procurei imagens para ilustrar este texto e só o que encontrei foi esta profusão de crianças irrequietas que retratam a hiperatividade física... Mas e a (apenas a) hiperatividade mental**

Eu ''tenho'' déficit de atenção, que está acima da média, mas é potencialmente manejável. E sou hiperativo, mas eu não sou fisicamente hiperativo, pelo contrário, porque sou até bem preguiçoso, ainda que isso não costume resultar em grande negligência para com todas ou a maioria das atividades do meu cotidiano, especialmente aquelas que exigem pouco reforço e se encontram dentro de minha agenda exponencial de atividades repetitivas como varrer o quintal e caminhar.

Eu sou mentalmente hiperativo e isso não se dá por meio de uma comunhão com a hiperatividade física ou a ação e que tende a ser quase sempre de natureza física. 

A partir disso eu começo a pensar que talvez nós possamos ter diferentes tipos de ''tdah's'.

O meu (possível) tipo: hiperatividade mental e déficit de atenção (especialmente para questões mundanas),

O tipo que se caracteriza pelo combo hiperatividade mental+ física e déficit de atenção,

E o tipo que se caracteriza especialmente por uma hiperatividade física em lógica combinação com déficit de atenção, mas sem uma maior hiperatividade mental (ideacional), que poderia ser mais comum entre os tdahs que apresentam maior aptidão para os esportes

Aquele com hiperatividade mental e física, seria mais provável de ser do tipo altamente inteligente e criativo assim como também o que apresenta apenas a hiperatividade mental. Aliás, pela lógica intuitiva, este até poderia ser considerado como o mais perceptivamente inteligente, justamente por ter todo este transbordamento de hiperatividade concentrada no cérebro ou direcionada para atividades potencialmente intelectuais.

E ainda há de se separar uma densidade significativa e constante de pensamentos negativos  que caracteriza o neuroticismo de uma densidade igualmente constante e forte só que sem qualquer direcionamento desta natureza, isto é, para o pensamento negativo ou positivo, o que também poderia revelar uma maior heterogeneidade de percepções bem como também uma maior riqueza de observações, impressões, férteis para o potencial subsequente de criatividade. 


 pensamentos potencialmente reflexíveis ...... ação-reação


O tdah típico seria mais parecido com os animais não-humanos, sem querer ofender, até porque na altura deste campeonato, ser comparado com um ser humano é que se consistirá na verdadeira ofensa. A hiperatividade física em conluio com a mental é provável que resultará numa constância potencialmente desconfortável, especialmente em nossos ambientes altamente regulados, de comportamentos que extrapolam as fronteiras ideacionais, enquanto que aquele com uma maior ou mesmo a manifestação de um único tipo de hiperatividade (que está sendo proposta), isto é, a de natureza mental, que estiver concentrada ''no'' cérebro e portanto que se expressará via elevada densidade de ideias, pensamentos, impressões, apreensões, aprendizados e/ou internalizações, é provável que poderá se concentrar em seu potencial ideacionalmente criativo do que no balançar frenético das pernas ou na vontade quase que incontrolável de preencher o tempo com atividades fisicamente estimulantes. O seu tédio intrínseco será enfrentado por meio da estimulação puramente mental ao invés de ou especialmente por meio de atividades físicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário