Minha lista de blogs

sábado, 5 de março de 2016

Extroversão e introversão expansão e contenção. Novamente a moralidade e a psicologia dos fenômenos naturais



Enquanto energias 'aprisionadas" dentro de uma multiformidade de organismos, nós expressaremos os fenômenos naturais da natureza por meio de nossos comportamentos, isto é, da dinâmica/movimento que se manifesta por todos os espaços do ou dos universos.

Gostamos de nos diferenciar fantasiosamente em relação à existência que nos rodeia mas temos de ter em mente que somos os acúmulos dos mesmos elementos que estão presentes aqui e fora de nosso planeta, isto é, que estão espalhados em todo o universo, e que portanto, os mesmos fenômenos"naturais" que se manifestam no ambiente também poderão encontrar análogos nas existências auto-percebidas, nas vidas, em nós (observação fútil: repeti a mesma ideia em duas frases, mas eu gostei das duas, portanto não vou escolher entre uma delas, ;) )

Mediante a dinâmica das forças e as suas diferentes naturezas de intensidade, podemos encontrar em todos os seres e fundamentalmente nos seres humanos, um espectro destas forças que se serpentearão entre a contenção e a expansão. Forças expansivas encontram analogia com a extroversão ou a projeção com  finalidade de dominância ou controle. Forças contidas encontram analogia com a introversão que tem como finalidade a (auto) conservação ao invés da expansão. O mecanismo de ataque e de defesa, do agressivo e do passivo, também encontrarão terreno nessas comparações inter-existenciais (isto é, o fenômeno encapsulado ou vida versus o fenômeno disperso ou dinâmica orgânica). 

O agressivo idiota útil que se utiliza do mundo abstrato/intelectual para impor a sua estratégia de competição é um exemplo elucidativo sobre o que está fundamentalmente errado na humanidade. E como complemento desta disfunção generalizada nós vamos encontrar os sábios que diante de suas serenidades introspectivas, raramente transbordarão todo o seu potencial além de suas próprias fronteiras existenciais. 


Nós somos tempestade, chuva, sol, calor, frio, nós expressamos os estados ou temperamentos da natureza dentro de nossas nações individuais orgânicas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário