Minha lista de blogs

sábado, 26 de março de 2016

Combo de novos sabores



1- Raça e diferenças de gênero são construções sociais??


São sim, só que de longuíssimo prazo.

Cabelos, olhos e pele de tonalidades claras são o produto de séculos de seleção ou ênfase seletiva de natureza sexual, isto é, de acordo com os hábitos/preferências culturais.

As diferenças tradicionais entre gêneros são o produto final de séculos de ênfase seletiva especializada, novamente com o papel decisivo da cultura.



2- O feudalismo de sempre

O feudalismo só mudou de nome e agora se chama capitalismo e algumas vezes de-evolui para o comunismo. As relações entre nobres e plebeus, suseranos e vassalos, senhores feudais, vilões e servos, ''religião'' (ideologia ou qualquer outra distração pseudo-idealista) e poder, permanecem as mesmas...


3- A revolução tecnológica parece ser propositalmente instrumental para retirar os direitos básicos dos seres humanos


 Quanto maior o conforto major será a distração e a tolerância pelos desmandos dos sistemas sempre corruptos.


4- Alta densidade ideacional não é o mesmo que neuroticismo mas a sua estrutura cognitiva ou origem. O neuroticismo é um dos seus prováveis produtos


Hiperatividade mental pode ser predominantemente neurótica, pode ser...


5- Criatividade externa (sensibilidade sensorial externa = espectro do autismo = ciências), criatividade interna (hipersensibilidade sensorial interna= espectro das psicoses = artes)


Baixa inibição latente sensorial (''externa'') ou espectro do autismo

Baixa inibição latente ideacional (''interna'' ou sensorial-interna ... proxies para paranoia e neuroticismo) ou espectro da esquizofrenia e transtorno bipolar

Baixa inibição latente sensorial-ideacional* , geralmente sem a intensidade de ambos, mas apresentando debilitações intensas por seu próprio juízo, ou espectro da tdah

Externo ou projetado para os fenômenos apessoais como as inter-relações ou dinâmicas atmosféricas, mecânicas ou estruturais.

Ciências

Interno ou projetado para si mesmo, com potencial extrapolável para uma ênfase em relação ao comportamento humano ou à reflexões pessoais

Criatividade artística ou auto-expressão


6- Ideias, pensamentos, impressões são sensações muito semelhantes as que sentimos em contato físico com o exterior, com o diferencial de que para termos ideias, pensamentos ou impressões nós usamos os nossos sentidos internamente



7- Por que mari chauí odeia a classe média?? Generalizadamente falando


Porque ela entende a classe média como uma colaboracionista  do sistema (capitalista). E o exemplo mais obvio é o da força policial que defende a população de criminosos a priore mas que também defende as elites corruptas e biocidas, inclusive as elites comunistas.

A classe média representa o ápice da confortabilidade humana. Se revoltar contra o próprio conforto é difícil. Por isso que aparece como uma forte ''colaboracionista' do sistema que lhe dá conforto ou que supostamente lhe dá.



8- O ser humano pode duvidar da realidade


Efeitos colaterais da auto consciência alargada

Por ser capaz de se prostrar diante da dinâmica fenomenológica que o encapsula o ser humano pode pensar sobre a vida e chegar a conclusões naturalmente irrealistas assim como também ao seu exato oposto.



9- Genética é acúmulo e as metáforas subsequentes

Quanto maior a mutação mais problemas, quanto maior for o acúmulo de pedras nos rins mais ardor.

A adaptação é a manutenção do equilíbrio biológico do contexto/ambiente. A evolução é a perturbação deste equilíbrio baseado na acumulação de novas mutações e remanejamento desta situação. 

Metaforicamente falando é como um copo de água e quanto mais cheio estiver o copo e mais quente estiver a água, maior será a carga mutacional. Uma espiral de auto extinção biológica, quando uma espécie chega a um caminho sem saída a tendência será que a proporção de incompatibilidade e infertilidade aumente substancialmente. A água começa a evaporar. Mas nenhuma evolução se dá sem alguma mutação.


10- O momento eureka é quando uma neo-impressão se torna consciência ou conhecimento (ideia  ou solidez ideacional)


11- Neuroticismo (hiper sensibilidade) como um dos fatores desencadeadores de transtornos pós-traumáticos 

Uma criança que for mal tratada por um longo período poderá desenvolver transtorno pós traumático.

Poderá...

Especialmente se ela for emocionalmente hipersensível o que também pode significar ser mais propensa a se embrenhar em estados neuróticos. 

A disposição para o neuroticismo me parece ser o fator fundamental que aumenta as chances de um ser humano se tornar traumatizado depois de vivenciar experiências  negativas de médio a grande impacto e não apenas a situação vivida, pois dependerá do grau de intensidade desta hipoteticamente negativa situação ou evento. Em casos de extremo stress a diversidade fenotípica de resposta poderá se tornar mais homogênea mediante o estado muito grave da situação. Metaforicamente semelhante ao grau de machucado, que poderá ser leve a grave.


12- Hipótese para a personalidade bipolarizada de muitos gênios (especialmente o mentalista) e sábios


Quem tem profundo conhecimento e ciência quanto a existência da maldade é muito provável que também terá igual clareza de pensamento em relação a bondade. 

Bipolar para os extremos da bondade e da maldade.

A maldade e especialmente a nível sofisticado requer grande capacidade manipulativa e de adaptação exponencialmente perfeccionista.






Nenhum comentário:

Postar um comentário