Minha lista de blogs
sábado, 6 de fevereiro de 2016
A diferença entre lógico e racional
Segundo o ''historia-dor'' Max Hastings, ''as guerras são necessárias''...
Lógico é tudo aquilo que é sustentável, sistêmico, isto é, que apresenta padrões de funcionalidade ou que se retroalimenta por tempo indefinido. Lógico é o ''caos'' organizado.
Racional é tudo aquilo que é determinado como lógico e harmônico e que não é apenas ''funcional'' (pra quem*) ou ''utilitário'' (pra quem*).
O universo é racional, a vida, por agora, é lógica.
O lógico é econômico, o racional é abrangente. O lógico busca por soluções rápidas. O racional busca por soluções completas.
O lógico é pragmático enquanto que o racional é cuidadoso.
Pragmatismo deriva de uma abordagem precipitada porém eficiente, que não se baseia em um aprofundamento abstrato ou das relações fenomenológicas, entre as matérias, mas na relação direta de causa e efeito. Se consiste portanto numa abordagem binária, de generalizações, em que depois de tomadas as devidas preconcepções arbitrárias ou que se julgue sem o aprofundamento na observação dos padrões de coerência e contradição, se determina como conclusiva e pronta para se tornar ação exponencialmente corrente ou intergeneracionalmente transmitida (a chamada ''cult-ura'').
exemplos de pensamento lógico ou sistemicamente pragmático
"A homossexualidade é evolutivamente ilógica, logo é uma doença e precisa ser "tratada" " ou " homossexuais são culpados por serem o que são" ou " homossexualidade é uma insanidade moral da mesma maneira que a predisposição ao crime também é ".
O racional busca abordar toda a realidade que é possível de ser percebida e portanto entendida. O racional é universalista e nunca moralmente relativo. É moralmente purista.
O lógico pode também ser entendido como um estágio incompleto ou primitivo da racionalidade.
Por exemplo
" comer carne de cachorro e gato é imoral por causa da cultura. Mas não é imoral comer a carne de outros animais como do porco ou da galinha"
Pensamento lógico retido de uma moralidade subjetiva.
Racional é transcendente, o lógico é conformista porque enfatiza pelo próprio conforto ou auto harmonia. O racional deseja que o conforto possa ser compartilhado e quanto mais genial ou profundo for a sua precisão, mais perfeito será este compartilhamento vital super empático e sábio ou absolutamente inteligente.
O lógico é a racionalização parcial da natureza em como que ela está e nunca em como que poderia ser.
Lógico é o adjetivo essencial para o darwinismo social.
O racional sempre pensa no ''e se'', especialmente quando percebe algo de errado, que o lógico determina como lógico ou como a 'verdade' por si mesma.
Marcadores:
conservadorismo,
cultura,
homossexualidade,
lógico,
moralidade,
moralidade subjetiva,
pragmatismo,
racional,
sabedoria
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário