Todos os organismos apresentam grande e idiossincrática capacidade para se conservarem, se reproduzirem e de se manterem a longo prazo de modo que é supérfluo dizer que o ser humano, a nível coletivo, seja superior às formigas, por exemplo. Além do mais alguns organismos simples são até mais importantes para o equilíbrio do planeta, por serem a base de sustentação da própria vida. No entanto todos os organismos tem evoluído de maneira pontual, em que algumas de suas características o farão únicos e, comparativamente falando, superiores, similares ou inferiores aos outros. Por exemplo, a incrível capacidade que algumas espécies marinhas tem para viver por longevos anos em comparação à igualmente incrível capacidade psico-cognitiva dos seres humanos.
A nível individual, o ser humano parece ser relativamente superior aos demais porque a sua maior inteligência, a priore, o faz mais apto para sobreviver a nível de indivíduo do que por exemplo as bactérias. A sua maior inteligência também tem lhe propiciado ambientes artificiais bem mais seguros em contraste com o contato direto com o meio natural.
Ao pesarmos todos esses tópicos importantes podemos concluir que, a evolução também pode ser progressiva, sem ser linear ou generalizada, isto é, as espécies tem evoluído de maneira mais pontual, resultando em vantagens específicas e a espécie humana é a que mais tem evoluído, em especial no que diz respeito à sua inteligência, ainda que também venha com desafios.
Como diz aquele ditado: Se ficar o bicho come, se correr o bicho pega.
Não é nada recomendável se deixar a mercê do bom humor da mamãe natureza. No entanto, adentrar caminhos evolutivos completamente novos como o ser humano tem feito tampouco será muitíssimo melhor, especialmente em nosso atual estado enquanto uma espécie transcendentalmente híbrida, e portanto vulnerável a toda sorte de complicações e a história humana apenas nos mostra o quão verídico é este lamento misturado com apreensão.
Analogia com a pirâmide social
É a classe trabalhadora, a base social de qualquer sociedade piramidal, ou a elite, o topo da pirâmide, que é parcela mais importante e imprescindível para o bem estar e "avanço' de uma nação??
Os pés são mais importantes que o cérebro ou o inverso?? E o corpo/classe média ??
Ser mais importante é o mesmo que ser superior?? Nem sempre.
As bactérias, como um dos sustentáculos da vida na Terra, são muito importantes, mas não são totalmente superiores ao ser humano, em especial em termos de inteligência.
Aqueles que, ao clamarem que a evolução não é progressiva, mostrando o exemplo das bactérias, e concluindo apressadamente que não existem tais coisas como superior ou inferior neste assunto, estão na verdade invertendo esta ordem e apregoando, sem se darem conta, valores de superioridade às bactérias em relação aos seres humanos.
Novamente a infalível sabedoria, nos diz que, sim, a evolução é e não é progressiva, depende da perspectiva que estiver analisando. Em termos gerais, bactérias e seres humanos são muito similares em suas respectivas contas finais, apresentando uma série de valores superiores e ao mesmo tempo inferiores, resultando no final em um quase empate. No entanto, em termos específicos, a humanidade, além de se consistir em uma evolução da vida simples (a bactéria por exemplo), também se consiste evidentemente na evolução da inteligência, e portanto como veredito final, nós seremos superiores às bactérias, neste ponto de comparação ou perspectiva, muito superiores. Não há como contra-argumentar de maneira satisfatória, creio eu, quanto a esses meus pensamentos, sem querer ser pretensioso.
Portanto a evolução não é progressiva porque cada organismo apresenta estratégias muito interessantes para sobrevivência e replicação, e a evolução de um organismo, tornando-se mais complexo, não significa que será mais propenso a sobreviver ou que a sua ''estratégia evolutiva'' será mais eficiente em relação aos menos complexos. No entanto, a evolução é especificamente progressiva (mas também regressiva ou estagnada) porque cada um desses organismos tenderá a exibir idiossincrasias que serão mais impressionantes e mesmo vantajosas do que em relação aos demais.
Importância não é o mesmo que superioridade.
E evolução não é o mesmo eficiência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário