Muitos dos ''mais inteligentes'', coletivamente falando, podem ficar atomizados em relação a interesses cognitivos ou intelectuais que são existencialmente periféricos. No entanto, o sábio, caracteristicamente falando, quase nunca será vulnerável para se tornar existencialmente atomizado por causa de sua mente excepcionalmente objetiva, e enriquecida por facilidades afetivas e cognitivas de natureza macro-realista. Assim como o filósofo verdadeiro é um pensador fulminantemente objetivo e holístico, evidente que o seu ideal, o sábio, também o será.
Os dois princípios essenciais do sábio verdadeiro são:
- hierarquia epicêntrica do comportamento, que não explica apenas o comportamento dos seres vivos, mas também de elementos inanimados que estão presentes na existência, e a existência por si mesma,
- vitalismo, a ênfase categórica na vida, ao invés do materialismo.
A hierarquia epicêntrica do comportamento ou expressão, se consiste em seu componente [psico] cognitivo, por representar basicamente a coerência metodológica para que se possa perceber e compreender as dinâmicas dos padrões, buscando compreender desde às origens até à ''expressão final'' de todos os elementos que forem sendo capturados e que se tornarem alvos de interesse pessoal subsequente. A hierarquia epicêntrica do comportamento adere com perfeição às múltiplas perspectivas, mediante o seu caráter neutro, objetivo e ao mesmo tempo multidimensionalmente curioso, atento e potencialmente preciso.
E por fim o vitalismo que consiste-se na priorização da vida rente à matéria inanimada, isto é, tal como um uma recomendação consideravelmente necessária para que se possa ''agir sábio'', se a hierarquia epicêntrica nos faz ''pensar sábio''. A consciência estética é apenas o julgamento final da sabedoria, buscando pelo equilíbrio, pela harmonização, pela beleza, em todas as suas possibilidades, mas em especial nas mais valorosos, significativas.
A sabedoria, diferente das múltiplas especializações cognitivas, se consiste em si mesma na própria evolução perceptiva, eu não diria humana, porque esta, ninguém sabe exatamente pra onde que vai dar.
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