Minha lista de blogs

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Asiáticos tendem a imaginar de maneira periférica e brancos caucasianos tendem a imaginar de maneira centralizada de acordo com as diferenças "culturais" entre eles .... Caucasianos tendem a focalizar o centro da imagem, as figuras mais salientes. Leste asiáticos tendem a focar mais em toda imagem, quando estão imaginando...

Imagem relacionada

Fonte: artgallery.au.gov

Eu já postei e comentei sobre o famoso vídeo, disponível no you tube, sobre as diferenças ''culturais' de percepção/ênfase entre os leste asiáticos e os brancos ocidentais. Inclusive eu pretendo postar outro texto em breve sobre o mesmo assunto. Interessante como que, pelo que parece, leste asiáticos e brancos europeus tendam a se diferenciarem em termos de percepção/ênfase. Por exemplo, quando se prostram em frente à uma figura, leste asiáticos tendem a focar a imagem toda, enquanto que os brancos europeus (e respectivas diásporas) tendem a focar o centro da imagem, mais necessariamente nas figuras mais eminentes, mais salientes. Isso é interessante e certo dia eu tive um insight sobre isso em relação à imaginação. Bem, eu tenho a mesma disposição ''cultural'' de enfatizar as figuras mais importantes de uma fotografia ou pintura, assim como, parece, a maioria dos ''ocidentais'' tenderiam a fazer. E não é que quando eu imagino, algo parecido acontece comigo pois eu tendo a produzir figuras centrais. As questões são:

Imaginamos de maneira diferente*

Então será que algumas populações tendem a imaginar de maneiras distintas em relação à outras populações* Tanto em intensidade ou frequência imaginativa quanto no tipo, no estilo da imaginação*

Sabemos que algumas pessoas são mais imaginativas (e potencialmente criativas/hiper-perceptivas) do que outras. Mas e quanto ao estilo da imaginação, será que isso varia* Será que algumas pessoas imaginam de maneira mais centralizada, como eu, ou mais visualmente dispersada* 

Também sabemos que a qualidade da imaginação é provável que variará. Enfim.


Nenhum comentário:

Postar um comentário