Minha lista de blogs

sábado, 2 de abril de 2016

Em um mundo em que ''aqueles que nunca aprendem'' nos ''ensinam'' sobre moralidade....

... é o mesmo mundo em que um (novo) exército de energúmenos ganha notoriedade e estabilidade social aditiva via montante monetário vulgarmente assimétrico.

Stanley Coren, Ph.D.

Gente, ele parece o ''Einstein''!!! Ele é um gênio!!! Qual será o qi dele hein** ;) Hein ''Pumpkin''*

Estou certo de que qualquer pessoa racional ao ler o título deste artigo poderia crer que ele coloca uma questão incrivelmente estúpido. Certamente, se estamos a pensar de forma racional e moralmente, somos obrigados a concluir que a vida humana tem mais valor e a importância do que a de um animal. No entanto, isso é apenas se estamos pensando "racional e moralmente" e psicólogos sabem que os seres humanos muitas vezes fazem escolhas baseadas em emoções, em vez de racionalidade.


Certamente a vida humana vale mais do que a de um animal....


Psicopatas podem nos ensinar muito sobre os diversos aspectos fundamentais do comportamento humano. Mas não podem falar muito sobre emoção e moralidade. Assim como os tipos mais ''sistematizadores'', eles também podem olhar para a moralidade friamente como um sistema mecanicamente lógico ou mesmo, como é o costume, de apregoar-lhe um não-valor intrínseco ou subjetividade niilista. Mas não podem se aprofundar muito nestes temas especialmente porque lhes falta o aprofundamento de gênio, isto é, a internalização, a tomada de consciência, transformar certos imperativos morais em parte indissociável de suas personasferas, de suas transcendências, que se consistem no fenótipo transcendental final. 

Eu peguei essas pérolas deste ser ilustre que ilustra este texto e que podem ser encontradas em um certo antro de idiotas e de psicopatas chamado ''Psychological Today '' que hora finge ser uma revista eletrônica de psicologia, e hora age exatamente como um panfleto do establishment asfixiante e sempre corrosivamente estúpido. 

Claro, pessoas ''racionais'' sabem que a vida humana é absolutamente superior a dos outros animais, não é**

Não, não, porque a maioria das pessoas para princípio de conversa não são racionais (começando por você, ser ilustre que pertence aos mega-gênios tribalmente (es)colhidos ''que nunca aprendem''), portanto, seria de bom tom e demonstração de precisão intelectual (humildade intelectual) não generalizar vagamente sobre o que que pessoas pretensamente racionais fazem ou deixam de fazer. 

Dar valores simétricos às diferentes formas de vida mas especialmente àquelas que estão sob a nossa (muitas vezes) desastrosa tutela E QUE não oferecem maiores riscos de vida é uma demonstração mais do que evidente de racionalidade, que é praticamente um sinônimo para a sabedoria, ainda que a primeira também possa ser entendida como um nível a menos de precisão exponencial de julgamentos de todas as naturezas mas principalmente os de natureza moral. 

Não existe a priore a necessidade de  se criar um ranking sobre que vida (virtuosa) que vale mais. No entanto quanto mais conhecimento nós temos sobre a querida humanidade mais, nós, seres realmente racionais, nos rendemos ao amor sincero, sem artifícios ou filtros de conveniência que muitos dos animais não-humanos que ''domesticamos'' tem para nos oferecer, sem compromisso ou maiores cobranças. É neles que encontra-se uma grande sabedoria em relação à maneira com que deveríamos tratar nossos amigos, de qualquer espécie, e que muitos não fazem. 

Doeu os meus ouvidos quando li que ''pessoas racionais obviamente valorizam mais a vida humana''. Doeu mais forte quando além do uso indevido e usualmente cretino do termo racional, ainda tive de ler que ''o pensamento moral regredirá inevitavelmente para a assimetria de valor em relação às diferentes formas de vidas, catapultando a tão amável humanidade para o topo da pirâmide de pseudo-empatia''. 

Não meu queridíssimo ''Coren'' (este é o nome dele mesmo*). Você não sabe do que está falando e se vivêssemos em um mundo realmente justo,  lhe pediriam para que não opinasse quando o assunto fosse sobre moralidade e racionalidade, pois não parece ter grandes credenciais que possam fazê-lo credível aos ouvidos daqueles que de fato podem produzir constantes julgamentos racionais/moralmente corretos/sábios. 

A vida humana não vale mais do que qualquer outra. E especialmente se for comparada com os anjos de quatro patas que tem nos mostrado a verdadeira pureza da bondade, por meio de seus instintos pró-sociais irrefreáveis e claro, tendo em mente a diversidade de personalidades que obviamente existirão entre eles. 

Mais do que uma equidade de valor, estes seres nos ensinam coisas que mentes perturbadoramente complexas tendem a se esquecer ou a tratar como simplório. Na maioria das vezes, mais do que palavras, poesias ou discursos, apenas a atitude mais carnal, mais física, mais hiper-real, que realmente pode comunicar sentimentos de uma alvura tão infinita ou profunda quanto à mega-realidade cósmica em que vivemos.









Nenhum comentário:

Postar um comentário