Minha lista de blogs

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Os ateus são menos lógicos do que os crentes quanto ao assunto Deus* (deus leia-se = humano, geralmente branco, com cepas nórdicas, com chinelos, cabelos grandes e um sorriso maroto)*




https://americanvision.org/12630/atheists-embarrassed-study-proves-atheism-uses-less-brain-function/

A oposição do momento, isto é, os conservadores, também gostam de fazer lambanças ''em nome da ciência''. Esta pesquisa acima é um exemplo. Conservadores e (socialmente) liberais se parecem, em média, muito mais do que o senso comum permite notar. Em termos essenciais, os dois grupos são muito mais próximos do que em relação aos verdadeiros pensadores independentes e coerentes, justamente porque para ambos os casos, existem filtros extremistas que distorcem a realidade, como ela é, como ela vem. 

Conservadores e (socialmente) liberais devem achar que a realidade é como água suja que precisa ser decantada para que possa ser então consumida.

Eu posso concordar sobre uma série de verdades negativas sobre ''ateus/agnósticos'' 'mainstream', que são geralmente proferidas por seus algozes mais interessados neste tipo de escrutínio neurótico particular, mas não posso compactuar com o que foi, me parece, erroneamente proposto nesta pesquisa. 

Que se auto declarar ateu ou agnóstico não previne ninguém de continuar a chafurdar na lama da estupidez, disto eu não duvido. Mas que, além de não prevenir, ainda colocá-lo em uma situação pior do que dos ''crentes em 'Deus' '' ou teístas (em média), me parece que está definitivamente equivocado de se supor, não em seu todo e principalmente em relação ao pensamento lógico específico. Pois bem, foi o que essa pesquisa sugeriu. 

Os cientistas envolvidos neste estudo encontraram que, quando ateístas e teístas são forçados ou persuadidos a pensar sobre ''deus'', os primeiros exibem menor atividade nas regiões cerebrais que estão relacionadas com a lógica e a resolução de problemas, se comparados com os teístas analisados. 

Isso significa que os teístas são mais lógicos que os ateus e agnósticos**

Calma lá, a pesquisa parece que foi feita com um grupo pequeno de pessoas. Mesmo que fosse comprovado uma supremacia da cognição teísta, MUITAS VEZES, o que mais importa é a qualidade dos PENSAMENTOS e não das pessoas, que são veículos dos mesmos. Portanto, muitas vezes, a qualidade da mensagem é que valerá mais do que a qualidade do seu mensageiro ou guardião.

Nada impede que um estúpido consistente tenha momentos de lucidez e diga verdades potentes. 

Voltando ao cerne da pesquisa. 

Eu encontrei a seguinte proposta pré-conclusiva para este paradoxo encontrado.

Quando os ateus e os agnósticos são persuadidos ou forçados a pensar sobre a ideia de Deus, eles tendem a dar menor importância ao assunto, resultando em:

menor atividade cerebral nas regiões que estão encarregadas pelo pensamento lógico.

Como o assunto não parece despertar paixões entre ateus e agnósticos, então, eu interpretei que justamente por isso, eles tenderão a gastar menor tempo desenvolvendo teorias, porque afinal de contas, eles, e em especial os ateus, simplesmente não acreditam na existência de Deus e muitas vezes, mesmo na existência de qualquer força sobrenatural ou sei lá, consciente.

Mas o tolo que redigiu o texto do link pensou que pelo fato de exibirem menor atividade cerebral nas regiões encarregadas pelo pensamento lógica 'e' de resolução de problemas, ateístas/agnósticos seriam menos lógicos do que os teístas sobre o assunto ''Deus''. Eu apenas deduzi que eles apenas não dão muita importância e em especial quando estão plenamente convencidos quanto à inexistência de Deus. 

Se você é colocado para pensar sobre um assunto

- que não te interessa

- que considera resolvido

... então será potencialmente provável que não dedicará um maior esforço mental (e a nível cerebral, obviamente) para abordá-lo.

Pergunte para um teísta o que é Deus e os mais verbalmente inteligentes e afoitos até poderão derramar verbos poeticamente condensados de ''amor'' sobre o tema.

Agora pergunte para um ateu/agnóstico, de preferência do tipo mais comum ou 'mainstream'. Se for especialmente o típico ateu, é provável que não derramará muito vigor intelectual para falar sobre o assunto.

O assunto Deus tem uma carga emocional principalmente para os teístas genuínos, enquanto que tenderá a ser um assunto tolo, vencido e resolvido, para uma possivelmente importante parcela de ateus típicos.

E voltando àqueles pensamentos que expus rapidamente aqui mas também em outros textos. Muitas vezes o que mais importa são as ideias corretas e não os mensageiros/guardiões delas. Muitas ideias corretas são desprezadas por uma proporção vulgarmente significativa de pessoas que são mais ''cognitivamente inteligentes''. Claro, porque o seu tipo de inteligência tem como epicentro qualitativo o uso puramente cognitivo do cérebro, e colocando em uma posição periférica o pensamento reflexivo, o pensar sobre o pensar, caminho para a sabedoria, muitas dessas pessoas cometerão ao longo de suas vidas muitos erros de lógica-dedutiva e pensamento crítico-analítico, caminho para a racionalidade, alguns degraus abaixo da magnânima sabedoria.





Nenhum comentário:

Postar um comentário