Minha lista de blogs

sexta-feira, 22 de abril de 2016

Criatividade é uma trans-ordem mental. A diferença entre trans-ordem e des-ordem



A criatividade é uma trans-ordem, isto é, a superação da ordem que foi estabelecida pelo contexto fenotipicamente produzido especialmente a nível individual.

A criatividade tende a se relacionar com transtornos da mente porque os mesmos são potenciais prelúdios para a sua expressão, isto é, a metamorfose da alma. O criativo e especialmente o mais talentoso deles, será aquele que aprenderá a transformar a desordem em uma trans-ordem. 

Parece ser necessário que haja uma consciência da própria desordem para que se possa pensar em uma trans-ordem, em uma re-organização que seja capaz de superar esta etapa de ''caos', de descompasso para com os demais, para com a própria realidade, literalmente se reinventar.

Portanto, é preciso, metaforicamente falando, ter o fogo e aprender a controlá-lo para que se possa se expressar ''além de si mesmo'', que em partes explica o porquê da criatividade tender a se distanciar da sabedoria apesar de serem complementares em mentes muito expressivamente saudáveis (não confundir com ''organicamente saudável'').





Nenhum comentário:

Postar um comentário