Minha lista de blogs

terça-feira, 26 de abril de 2016

A aplicação semanticamente correta para cada termo abstrato que usamos, o caso da ideologia



A palavra ideologia tem sido cada vez mais amaldiçoada por pensadores livres e racionais e por razões mais do que justas. No entanto, eu tenho a impressão de que a mesma tem sido erroneamente aplicada e como resultado, pode ser possível que possamos, não apenas redimi-la mas também dar-lhe funções que parecem ser mais semanticamente adequadas. 

Sabemos que o termo ''ideologia'', significa em sua raiz etimológica, ''o estudo das ideias'', tal como geologia ou psicologia. Portanto, mais do que expressar um conjunto de ideias específicas que são politicamente (ab)usadas, a ideologia se consiste fundamentalmente, de acordo com a precisão ou pureza semântica, em uma área do conhecimento em que se propõe o ESTUDO das ideias.

A maioria das chamadas ''ideologias'' não parecem expressar muito bem esta proposta, porque quase sempre terminam se transformando em cultos ou crenças, onde que o escrutínio das ideias propostas se tornará cada vez menos recomendado e portanto praticado.

Esta nova maneira de se pensar sobre o termo ideologia, claro que terá reverberações em relação às palavras que lhe são variantes como por exemplo o termo ''ideólogo''. Outra designação tão odiada por pensadores livres e/ou pretensamente racionais, o ideólogo nada mais seria do que um pensador, que ou aquele que pensa nas ideias, algo raro hoje em dia, se a maioria das pessoas não se dão ao trabalho de fazê-lo. 

Eu sou um ideólogo, e isso não é um adjetivo técnico pejorativo. Uma das principais funções da filosofia é justamente o desenvolvimento constante do pensamento, refinando-o, buscando pelo pensar perfeito, para se aproximar e se possível ''conquistar'' a sabedoria, se tornando o propagador de sua ponderação moralmente perfeccionista e fatalmente holística e abrangente.

Portanto, a partir da precisão semântica, qualquer culto disfarçado de filosofia ou ideologia (similar à fenomenologia, outro ramo filosófico), na verdade se consistirá apenas em um ... culto, uma versão menos ''meta-física'' (fantasiosa) porém igualmente ''esquizofórmica''.


Nenhum comentário:

Postar um comentário