Minha lista de blogs

sexta-feira, 1 de abril de 2016

Novos desdobramentos sobre sabedoria e qi (via política) e sobre a raridade dos sábios



Teste de vocabulário Wordsum

fonte: http://blogs.discovermagazine.com/gnxp/2012/04/verbal-intelligence-by-demographic/#.Vv7VWPkrLIV


A priore e de acordo com a lógica intuitiva, os mais sábios tenderão a desenvolver crenças políticas moderadas e particularmente em relação àquelas que estão disponíveis, principalmente a dicotomia esquerda e direita presente no cenário político atual.

Os mais (cognitivamente) inteligentes (que se consistem nos trabalhadores cognitivamente complexos, mais eficientes) tendem a preferir por ideologias ''progressistas', mais do que as velhas ideologias conservadoras.  

No quadro acima nós vemos uma tendência que parece ou pode ser global em relação à natureza constante ou ao menos que tem se mostrado robusta por agora, em que aqueles que escolhem pela ponderação no mundo da política/ideologia administrativa tenderão a escassear entre os mais (verbalmente) inteligentes.

Além de se saírem piores que os ''liberais'' (quase o mesmo que ''esquerdista'', traduzido para o jargão político brasileiro), os moderados também foram, coletivamente falando, e de acordo com esta pesquisa, piores que os conservadores, denotando superficialmente que em média apresentam menores capacidades cognitivas.




Mas por quê** 

Ponderação quase sempre se relaciona com sabedoria...


A inteligência cognitiva e mesmo uma boa parte da inteligência intelectual, evoluíram para servir ao ímpeto competitivo e tribal do ser humano e não para si mesmas, os fins que não precisam de meios pra serem justificados ou a rejeição do ''mal necessário''.

Costumamos apregoar valores ultra-perfeccionistas à inteligência humana, geralmente lamentando como resultado logicamente esperado o porquê de não ser como gostaríamos que fosse e esta é uma constante frustração por parte dos verdadeiramente mais sábios/racionais. No entanto, mais parece ser como criticar o alvo errado, se estamos a falar de sabedoria, confundindo com inteligência, isto é, dando a função que é cabivelmente natural de uma, para outra.

Que os testes cognitivos mensuram parcialmente a inteligência humana isto não é segredo pra ninguém, nem mesmo para os ''iqtards'', que em seus íntimos sabem que a devoção que direcionam para os testes tem um quê de exagerado e forçado.

Poderíamos analisar a tabela que ilustra este texto da seguinte e correta maneira:

''Os trabalhadores que tendem a ser mais cognitivamente exigentes e eficientes são mais propensos a desprezar pela ponderação da sabedoria e a escolher binariamente um dos grupos políticos dicotomicamente propositais''

São bons para coisas mundanas, mas parecem deixar a desejar na parte, vejam só, que mais importa.

Em um dos textos do ''neuropolitics'', um site sobre as tendências neurológicas entre os diferentes grupos políticos americanos, eu encontrei alguns trechos que me pareceram por agora bastante valiosos e que podem nos ajudar a entender um pouco sobre os ''moderados'' e por tabela, sobre a sabedoria, ou ao menos enquanto um proxy para a mesma.




A fraternidade é vermelha,
A liberdade é azul,
A igualdade é branca,

E a sabedoria é amarelo-esverdeada (vulgo,verde-limão), ;) 

Neste trecho ''especial'' do texto que deixei no link, nota-se com óbvia clareza que os cérebros dos ''moderados políticos'' tendem a se caracterizar por uma mistura (eu diria mais, uma mistura saudável) entre os atributos mais agudos dos (socialmente)  conservadores e dos (socialmente) liberais. A priore parece interessante, mas para que qualquer promessa fisio-comportamental humana resulte em estupidez, não é preciso muito. Como resultado, há de se separar o que parece ser o pior tipo de ''moderado'' em relação ao melhor tipo. 

O pior tipo de moderado é provável que conjugará fraquezas/proxies para o aumento da exploração/dependência/ dos dois espectros políticos. Neste caso, curiosamente, aparecerão os libertários que tendem a ser favoráveis para toda a sorte de liberdade individual, econômica e social, que parece maravilhoso no papel mas apenas despreza completamente a natureza humana. O libertarianismo é apenas um nome bonito para anarquia controlada e financeiramente abonada. Liberdade, para um monte, parece quase um sinônimo para ''irresponsabilidade'. É o que parece.

Deixe os humanos soltos por aí e em pouco tempo eles irão sugar todos os recursos naturais do planeta e o transformarão em um deserto gigante. 

Em compensação o moderado perfeito mais se parecerá com um sábio pois conjugará os pontos fortes tanto da esquerda quanto da direita.

O cérebro (médio) dos ''menos religiosos'' (a meio caminho entre a crença e a descrença, ambas fervorosas), de acordo com texto do link, também apresentou esta mesma mistura, a priore saudável, entre os atributos de ambos os extremos espectrais da política, ou melhor, foram mais balanceados e portanto menos extremados.

O direitista típico deseja o velho mundo conserva-dor, desprezando consciente ou não, todos os atropelos que ''o seu grupo'' já cometeu no passado, contra quem não tinham ou não tem qualquer empatia, e que continuam a fazê-lo, vide Arábia Saudita (mulheres) e Irã (homossexuais).

E o esquerdista típico, agora, está apenas a fazer ou a apoiar as mesmas bobagens ou picuinhas de grupos. E de acordo com a tabela acima, sobre qi verbal e preferência política, ''os mais (cognitivamente) inteligentes'' são muito mais propensos a serem de (socialmente/politicamente) liberais e em segundo lugar temos os conservadores. 

Uma minoria de ''verbalmente talentosos'' que seriam de moderados políticos e vamos imaginar quantos que poderiam ser alocados para dentro da categoria de ''moderados políticos realmente perfeccionistas'', isto é, que apresentam precisa capacidade analítica para separar os pontos fortes dos pontos ruins de cada grupo ou ideologia política.


Entre a esquerda ''moderada'' e o ''moderado''


Mais precisamente, eu apostaria (sim, isso parece estranho... apostaria precisamente...) que o ''moderado sábio'' ou ''moralmente perfeccionista'' se localizaria mais perto das ideologias esquerdistas, ao menos nominal e superficialmente, se criticam o capitalismo (sistema de controle social assimétrico e injusto e exploração), se são ou dizem ser favoráveis pela harmonia social, se são contrários ao tipo de discriminação contra ''minorias' que tem sido perpetuado e amplamente apoiado pelos conservadores, se é curioso, céptico ou agnóstico sobre as religiões oficiais, se está mais inclinado ou também está inclinado para as atividades de caráter mais subjetivo como escrever poesias.



Como que os conservadores do hemisfério norte olham para o mundo



O sábio é preciso na construção e constante melhoria do seu mapa sobre a realidade, em que certas ideias ou ênfases, por exemplo, da extrema direita, serão corretamente entendidas como muito mais apropriadas ou corretas para certa ação harmonizadora enquanto que para outros aspectos da vivência, a resposta mais correta poderá ser encontrada, por agora, do outro lado da montanha ou do rio, isto é, na extrema esquerda.

O sábio é rico em inteligência intelectual, o raciocínio puro e direcionado para o que importa, em outras palavras, a lista de prioridades vitais do sábio será uma perfeccionista descrição da realidade em toda a sua hierarquia e complexidade. Não é que o sábio saiba mais sobre o complexo, porque ele sabe mais sobre o simples, sobre a base e talvez seja isso que mais importa.

Os mais sábios que geralmente poderão ter algum atributo cognitivo mais superlativo e não necessariamente uma maior inteligência cognitiva geral, parece ser uma ave rara porque se consiste na manifestação do tipo de inteligente que poderia ter predominado se o ser humano não tivesse escolhido pela atomização subconsciente em ''''suas''''' decisões seletivas, isto é, para o acasalamento. Selecionamos competidores natos e não harmonizadores. A especialização pode ser observada, inclusive pelo próprio sábio, que é geralmente um super especialista em relação ao ato de pensar holístico, moral e abstrato. Homens e mulheres tendem a se diferir de maneira tal que ambos são altamente dependentes uns dos outros, primeiramente por razões biologicamente óbvias, no caso do papel feminino de gerar vida, mas também por razões mentais, enquanto que o ideal talvez fosse que cada indivíduo pudesse ser mentalmente auto-suficiente, sem precisar desesperadoramente pelo outro, que com certeza tende a ter implicações que deságuam na dinâmica dependência/opressão, passivo/agressivo. Como eu já disse em algum terreno baldio deste blogue, o ser humano sábio mistura os atributos positivos dos dois sexos enquanto que quanto mais essencialmente estúpido, mais extremado será.



Qi e lateralidade 



Canhotos e ambidestros tendem a pontuar EM MÉDIA mais baixo em testes cognitivos quando comparados aos destros. A priore, isso parece ser conclusivo quanto a uma suposta inferioridade de ambos, enquanto grupos, em relação aos destros (moderados, porque os destros extremos também tendem a ter alguns percalços diversamente subjetivos ou objetivos). Os esquizofrênicos também tendem a pontuar mais baixo nos testes e a a terem lateralização cerebral mais fraca, isto é, cérebros mais simétricos.

Qi mensura o quão bem lateralizado o cérebro está, isto é, em como que as informações fluem dentro desta máquina maravilhosa e assustadora. Mas esta fluidez não é um sinônimo ou espelhamento perfeito para com o raciocínio, se o mesmo tenda a iniciar-se intuitivamente e a se consistir em uma luta constante contra aquilo que o seu cérebro gosta e não gosta. O pensar, o raciocinar moralmente, mas também provavelmente em relação a qualquer outro aspecto, é muito mais como a luta interna contra a própria teimosia e muitas vezes ignorância, contra o próprio ego e suas conclusões precipitadas, pobres em reflexão e melhoramentos.

A fluidez direcionada para atividades puramente cognitivas ou técnicas parecem não ser totalmente relacionadas com o pensar perfeito ou perfeccionista, atributo essencial para a definição do sábio. E várias evidências parecem concordar com esta afirmação.

Pensar geralmente cansa.

O pensar moderado deveria ''estar no sangue'' dos seres humanos mais inteligentes em relação à política, especialmente a esta paisagem espectral política do Ocidente pós-moderno e pós-ocidente, mas não...



Nenhum comentário:

Postar um comentário