Minha lista de blogs

domingo, 3 de abril de 2016

Coração (emoção) versus ''Razão'' (lógica), uma hipótese para uma das razões para a existência de disparidades sócio-econômicas



Quem é mais levado/influenciado por suas emoções, será menos propenso a se engajar em comportamentos de gratificação de longo prazo que dentro de nosso contexto capitalista resultará em

 mais dinheiro

E novamente a dicotomia ''mente formal'' versus ''mente filosófica''


Vívidos versus ''vividos'

Quem para para ver o sol se por ou nascer (como eu) terá maiores chances de não ser um abonado enquanto que aquele que tiver a combinação ideal de estilo cognitivo, personalidade&motivação, será mais propenso a ser no mínimo um empresário. 

Os empresários não tem tempo (imediato) pra eles mesmos, porque em média, são capazes de conter as suas necessidades ou impulsos em prol de uma gratificação material de longo prazo.

Por outro lado, os mais vívidos, de raiz filosófica, serão mais propensos a seguir o ritmo imediatista de suas vidas e o consumista impulsivo, será uma combinação esquisita de motivação, personalidade e estilo cognitivo dos dois tipos, e bem menos filosófico, ainda que constituído de características que denotam maior impulsividade, proxy relativamente distante para vivacidade, que por sua vez se relaciona com o tipo de mente mais filosófica. 

A maioria (ou ao menos uma parte significativa) daqueles com grande capacidade intelectual ou de raciocínio puro (proxy para criatividade e sabedoria) serão  mais propensos a serem de vívidos do que de ''vividos', até mesmo por causa de seus alcances perceptivos mais aguçados, e sabe-se que uma maior super-excitabilidade, principalmente a emocional, tende a ser fortemente complementar à percepção, se combinada com maior controle cognitivo.

A maioria de 

- mulheres,

- negros,

- homossexuais masculinos,

- tdah's...

tendem a ganhar menos do que homens brancos e asiáticos heterossexuais, justamente por causa de suas maiores vivacidades/impulsividades emocionais.

Assim como eu, a maioria deles vive cada dia ao invés de sacrificá-los em prol de um ''ideal'' que geralmente será mundano, egoísta e/ou material.

Esta é uma das prováveis razões para a existência de disparidades sócio-econômicas entre os grupos humanos, uma das...


Nenhum comentário:

Postar um comentário