Minha lista de blogs

sábado, 2 de abril de 2016

''Inteligência' implica em muitos genes tal como a esquizofrenia.... e conchavos sobre recessividade e dominância para as inteligências



Mas não existe apenas um tipo de esquizofrenia ....

Portanto, o mesmo não poderia acontecer com a(s) inteligência(s)**  Muitos genes não implicarão em ''muitas' possibilidades de combinações cognitivas ou de inteligências****





Eu não sei se já falei sobre a analogia entre genes recessivos e dominantes da cor dos olhos em relação à(s) inteligência(s).

Partindo da ideia de que a inteligência se consista em uma multitude de expressões complexas e portanto poligênicas, então pode-se pensar que algumas formas ou níveis cognitivos (a intelectuais) terão mais genes dominantes do que recessivos e eu tenho a (sempre) pedante impressão de que a(s) maior(es) inteligência(s) seja(m) mais recessiva(s) do que dominante(s).

O cenário proposto mais óbvio para pensar em como que a transmissão intergeracional das inteligências pode ser distribuída emula ou pode fazê-lo em relação à própria distribuição das cores dos olhos dos pais (e genoma das famílias relacionadas) para os filhos.

Portanto nós temos um casal heterossexual hipotético, um homem de olhos azuis e uma mulher de olhos castanhos, com alguns genes recessivos para olhos claros. Se casam e tem cinco filhos. O primeiro filho herdou os olhos azuis do pai, o segundo filho herdou os olhos castanhos da mãe, o terceiro herdou uma mistura das cores dos olhos pais, resultando em um castanho-esverdeado, o quarto herdou heterocromia com um olho azul e outro castanho e por fim temos o quinto e último que herdou os olhos castanhos da mãe.

Mesmo para uma característica supostamente mais simples, um leque de possibilidades se abre quando temos esta ou outra situação similar.

Então, talvez, nós poderíamos fazer a analogia com a inteligência. Novamente, o casal hipotético, heterossexual, da raça branca, de mesma nacionalidade, e os seus cinco filhos que nasceram com uma diversidade de cores de olhos como é o esperado para a maioria dos povos europeus.

O pai ''pontuou'' em torno de 130 em testes cognitivos. A mãe pontuou consistentemente em torno de 110. Ambos apresentam perfis simétricos, isto é, a maioria de suas habilidades mais importantes estão mais ou menos parecidas em nível quantitativo e qualitativo. Eles não apresentam histórico de transtornos mentais. 
O pai é forte em matemática e a mãe em habilidades verbais, mas que estão bem abaixo da média do pai. O primeiro filho herdou as habilidades matemáticas do pai ''e um qi'' muito próximo dele. O segundo filho, que é na verdade uma filha, herdou as habilidades verbais maternas e o qi (cognição geral) ''da'' mãe. O terceiro filho herdou uma mistura das habilidades maternas e paternas, e ''um'' qi ou cognição geral bem no meio do espectro papai-mamãe. O quarto filho é o menos inteligente de todos, ainda que tenha herdado obviamente as características dos pais (ou famílias) e o quinto herdou o perfil de sua mãe mas ''com'' uma cognição geral em torno de 120.

No final, tudo pode ser regredido para o espectro das cores, o mais básico e fundamental de todos os outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário