Minha lista de blogs

sábado, 9 de abril de 2016

Literalização conceitual para ''socialista'' e ''capitalista''



Que me perdoem os direitistas, mas esta imagem reproduz uma perspectiva bastante realista do sistema que defendem.


ISMO


Eu entendo o prefixo ismo como uma ênfase/direcionamento significativo em relação ao termo que vier acoplado.

Portanto, nós temos o social + o ismo, resultando no socialismo.

E temos o capital + o ismo, resultando no capitalismo.

O capitalista seria aquele que, em termos puramente conceituais, daria grande ênfase ao capital, isto é, a moeda de troca que circula e molda as relações humanas em sociedades complexas.

O socialista seria aquele que, em termos puramente conceituais, daria grande ênfase ao social, isto é, ao aspecto mais saliente da própria sociedade que são organizações/aglomerações constituídas por mais de um indivíduo. 

Em termos realistas, todos nós somos ou estamos um pouco socialistas e capitalistas, porque o capital existe enquanto um mediador material de mérito para as diferentes atividades que exercemos dentro dessas colmeias e o social se consiste obviamente no bem mais importante que permeia as relações das formas de vida que evoluíram para conviver socialmente.

Esta precisão semântica parece favorecer a priore ao socialista ou àquele que subconscientemente se define principalmente como tal, ao legar para o capitalista, o papel de ''obcecado por dinheiro'', mas não é de todo verdadeiro, a partir do momento em que internalizamos que quase todas as palavras abstratas são amorais em suas respectivas raízes semânticas/conceituais.

Portanto, a priore, estar enfatizado ao social ou ao capital, dependerá do contexto para que possa ser corretamente moralizado. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário