Minha lista de blogs

terça-feira, 26 de abril de 2016

Os mais criativos são promiscuamente ideativos



Promiscuidade ideacional e ideativa



Re-conceituação dos termos ideacional e ideativa, as duas macro-etapas para o pensamento criativo.


O criativo gosta de experimentar ideias e isso também quer indicar que será mais tolerante com os próprios erros, porque ambos terão a mesma fonte. 

Partindo de algumas ideias populares ou nem tanto sobre a criatividade, por exemplo, a de que a criatividade constante tenda a exigir um menor preconceito cognitivo e portanto uma maior diversidade de ideias internalizadas, me surgiu a possibilidade de usar o termo ''promiscuidade'' para me referir a este tipo de mente, porque afinal de contas, os mais (sexualmente) promíscuos tendem a ter menor preconceito neste aspecto e a experimentar com muitas pessoas, inclusive, de diferentes origens, culturais, raciais, etc...

A criatividade é uma promiscuidade ideacional e potencialmente ideativa.

Agora a diferenciação entre o ideacional e o ideativo.

Ideacional é aquilo que, não apenas é referente à ideias, mas também  se consiste no pensar sem agir de maneira subsequente ou complementar. O pensar sobre o pensar ou por pensar.

Quando o pensar se torna ação, no sentido do desenvolvimento e fixação das ideias, seja em uma folha de papel ou pelo computador, então se torna ideativo, isto é, que se refere à ação-ação ou ação literal de se pensar e de tornar as ideias, no mínimo, disponíveis para serem usadas. 

O ideacional muitas vezes poderá ser também entendido como impressões perceptivas, como eu já falei em outros textos, quando os nossos pensamentos não tem corpo coerente. A maioria dos animais não-humanos tem impressões e agem de acordo com elas, via instinto ou pensar/agir simultâneos. E nós também. No entanto, nós podemos organizar estes pensamentos de maneira que possam ter um sentido muito mais amplo e correto em relação àquilo que as impressões tendem a nos passar.

''Eu tenho a impressão''

versus

''Eu sei''

... é muito diferente.

Portanto como conclusão deste singelo texto, da mesma maneira que os mais sexualmente promíscuos tendem a se arriscar mais ao se relacionarem com mais pessoas e de uma maneira mais intensa, o mesmo acontece com os promíscuos ideacionais, que tenderão a se relacionarem com uma maior diversidade de ideias, de pensamentos, e de maneira mais intensa, se expondo a maiores riscos mas também a maiores probabilidades de serem presenteados, com uma boa (foda) ideia ou mesmo com ótimas teorias (relacionamentos).


Nenhum comentário:

Postar um comentário