Minha lista de blogs

sábado, 30 de abril de 2016

O curioso caso de um neurótico relaxado (???)




Estou pretendendo redigir um texto para comentar sobre os traços comportamentais que compõe a minha personalidade via"big five", um das mais famosas categorizações sobre as características psicológicas dos seres humanos que tem estado em constante circulação pela internet. 

Mas eu estou um pouco preocupado se conseguirei ser bem sucedido nesta tarefa ''árdua''. A 'complexidade' (ou complicacionalidade) de minha personalidade leva a crer que de fato eu terei problemas para finaliza-la (sem falar que não sou muito bom para cumprir promessas desta natureza). Só pra começar, você já ouviu falar de alguém que seja neurótico e relaxado ao mesmo tempo?? Isso faz sentido?? Não seria contra as leis da física??

Eu não sei se eu poderia dizer que sou neurótico da mesma maneira que um diabético tipo I é diabético, mas que nasci com grande disposição para este estado ; desde cedo tenho demonstrado este estado psicológico e que a partir do momento em que acordei para este mundo dominado por estúpidos, insanos e psicopáticos, passei para um estado mental neurótico não-auto-depreciativo, porque rir das desgraças que o ser humano é especial para produzir não me parece muito racional de se fazer, ainda que possa ser instrumental para amaciar este caminho de flores e espinhos.

O mais racional a ser feito em um mundo problemático é de se tornar neurótico porque problemas serão tão prolíficos quanto os filhos daqueles que recebem benesses de programas sociais do governo. 

No entanto eu tenho a leve impressão de que o neuroticismo muitas vezes será acompanhado pela conscienciosidade, isto é, a tendência psicológica para ser responsável para com os seus compromissos diários (dependendo da ênfase ou direção para determinado compromisso). O tipo super certinho é provável de comungar neuroticismo com conscienciosidade. 


Não sei o que isso tem exatamente a ver com o texto mas enfim...
parece que tem, mas eu ainda não encontrei. Voltando...

Se ociosidade fosse um dos cinco traços mais característicos da psique humana eu não pensaria duas vezes em me identificar. O ócio é o meu ópio, eu tenho mais forças para pensar/ruminar e no entanto estou 'muito' fraco para sair do lugar com frequência. Dar um passeio no centro da cidadezinha onde eu moro já costuma ser cansativo.

Parecem existir dois tipos específicos de conscienciosos, o clássico ''certinho'', conformista e preocupado em atender ansiosamente a todas as suas ''obrigações'', e o consciencioso super-específico ou tendenciosamente não-mundano, que enquanto um pensador mais livre, age de acordo com a sua própria consciência e portanto tenderá a ser mais assimétrico ou seletivo em sua conscienciosidade, que pode ser uma coisa boa, média ou ruim.


Pode-se ser neurótico e relaxado ao mesmo tempo?? 



Isto não seria apenas uma das supostas idiossincrasias de minha personalidade auto-declarada singular ou será que é a nossa visão em relação a este fenômeno que está precisando de um melhor aprofundamento??

O ser-ou-não-ser novamente nos vence, sem sequer nos darmos conta. A estupidez é como um craque de futebol dando milhares de dribles por segundo enquanto babamos à espera de alguma sobra e resquícios de dignidade intelectual ou sinestésica.

Eu posso ser neurótico para alguns aspectos ou perspectivas e o completo oposto em relação a outros pontos de observação. E de fato isso parece se consistir na realidade


Adeus binarismo enfadonho! Olá múltiplas perspectivas!!

Por exemplo, eu sou perfeccionista mas não para fazer qualquer atividade de natureza técnica. O meu perfeccionismo se relaciona com a moralidade objetiva, como é o costume entre os mais sábios. Em outras palavras, eu me torno muito mais vigilante, crítico e ao mesmo tempo talentoso justamente no meu epicentro psico-cognitivo, a percepção holístico-qualitativa de pensamentos, ideias, e se possível, ações (consciência estética), em especialmente quando são direcionadas para vieses de natureza moral porque afinal de contas, a moralidade é tudo e sem ela, sem tê-la comigo me influenciando, eu  poderia, por exemplo, estar neste exato momento propagandeando mentiras como muitos fazem e ganham muito com isso.

Quem se conhece e portanto se ama de maneira racional, será muito mais propenso a reconhecer as suas próprias forças e a direcionar as suas vidas para alimentá-las, que muitos chamam de talento. Claro que o talento não se dá apenas pela ênfase qualitativamente construtiva em relação às forças ou potenciais positivos mas também em relação às fraquezas e talvez se possa afirmar categoricamente que o talento só pode ser plenamente desenvolvido até mesmo ao ponto de transformar-se em gênio, a partir do momento em que, forças e fraquezas forem consideravelmente entendidas e respectivamente trabalhadas, isto é, neutralizando a segunda e expandindo a primeira.


Eu estou muito calmo em meu interior e no entanto em relação ao mundo humano exterior, extremamente estúpido, eu me transtorno em um tipo tipicamente neurótico. No entanto, as emoções negativas ainda que obviamente me afetem, não o fazem a ponto de se misturarem com a minha essência, como antes acontecia. Uma típica constância neurótica terá como resultado esta promíscua mistura entre o verdadeiro ser e os fenótipos (interação entre ser e espaço) que colhemos todos os dias e ''preferencialmente'' os negativos resultando na ''contaminação'' enraizada desta ''negatividade''. 


Neurótico psicoticista .... ou ... sem paciência pra burrices bizarramente óbvias


Se você está ou tem estado em uma constância neurótica, os profissionais da saúde mental lhe diagnosticarão como, sei lá,

- bipolar,
- depressivo,
- negativo ('você precisa de ''positividades'' ')

... e muitas vezes sem tentar entender realmente o que está se passando contigo, o porquê de estar agindo assim e mais, se não fazem sentido o seu estado.

As personalidades, segundo a psicologia, são fenótipos espectralmente reduzidos de comportamentos ou estados emotivos constantes ... . A extroversão, a introversão, a timidez, etc

Estados estes que podem ou não ser revertidos, e que geralmente será uma ''reversão'' parcial e quase nunca total.

Tudo aquilo que emanamos, isto é, que vem de nós, as nossas respectivas expressões (re)ativas, tem alguma carga de naturalidade ou origem-do-ser, que muitos chamam de ''genes'' ''influência genética'' ou genômica. 

No entanto, assim como acontece com a maioria das palavras abstratas, estes estados da mente, constantes (clima ou personalidade) ou efêmeros (tempo ou comportamento), que também são abstratos, estão destituídos de valores morais mais específicos ou precisos, pois precisam da contextualidade ou fenótipo ser-espaço para que possam ser devidamente moralizadas ou qualificadas.

Eu sei que o neuroticismo é uma constância em ideações/emoções/etc negativas. Mas precisa estar direcionado pra algum lugar, isto é, é preciso ser mais claro sobre esta relação ser e espaço. 

No entanto, por outro lado eu estou bem relaxado, cínico quando posso, divertido, quando posso ou devo. 

Pode ser um caso curioso, pode ser apenas uma observação mais precisa e portanto menos vaga sobre esta fissura idiossincrática e aparentemente atípica de minha personalidade... ou pode ser os dois. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário