Minha lista de blogs

sábado, 30 de abril de 2016

''Empatia'' cognitiva específica...



A verdadeira e precisa leitura da mente....


''Eu não consigo entender a maldade''

Muitas pessoas realmente boas gostam de dizer isso e de fato muitas delas não compreendem como que muitas outras pessoas podem ser más.

As pessoas de mentes mais parecidas são mais propensas a se entenderem do que aquelas com mentes discrepantes. Um empata extremo e neste caso, ''puro'' de uma constância em pensamentos maledicentes, pode ser realmente incapaz de compreender os mecanismos cognitivos que produzem comportamentos anti-sociais. 

Mas parece simples de entender. 

Nós temos aqueles que andam na linha e aqueles que se aproveitam destes primeiros para andar fora da linha e arriscarem manobras rápidas, eficientes e de baixo esforço pra serem bem sucedidos. 

Todo o tipo de crime que tem como finalidade o enriquecimento ou aumento exponencial de vantagens pessoais se consiste basicamente no ''conquistar algo de valor mundano mas sem se esforçar''. O rico que fez o seu patrimônio sozinho versus o criminoso que deseja o mesmo mas fazendo o mínimo de esforço possível.

A capacidade de entender o outro precisa de uma similaridade de mente. Do contrário, é provável que conflitos inter-pessoais das mais diversas naturezas possam se suceder nesta hipotética e rarefeita relação.

A partir daí eu regrido a um aforismo que parece atípico por sua precisão....

''Para entender a mente de uma pessoa ruim, você precisa ser um pouco-a-tão ruim quanto ela''

E é a partir deste ponto que escreverei em breve um texto mostrando que ao contrário do que muitos pensam, os psicopatas e especialmente os mais prodigiosos, podem e geralmente serão MUITO criativos, justamente por serem capazes de pensar em mais de uma perspectiva moral, de compreenderem esses dois mundos, daqueles que seguem a linha, daqueles que não o fazem e claro, dos outsiders.

Nenhum comentário:

Postar um comentário