Minha lista de blogs

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Combos e mais combos de ideias acumuladas



1- Qi e o sistema parcialmente meritocratico: Julgar


Os seres humanos ''não são mais seres mas  números''. Nos resumem a médias estatísticas. Tratamos com esmero nossos objetos de adoração e  desejamo-lhes sempre uma constante melhoria. Se a pressa é inimiga da perfeição, se a eficiência exprime homens em latas de conserva, se a modernidade nos modernizou, desfazendo de nossas essenciais matérias primas e nos sofisticou enquanto produtos industrializados, se o ciclo de vida do escravo se consiste no consumir para ser consumido, de sugar o degradante artifício humano, em seu pedante reinado, como um vampiro bufante e desconsolado. Amamos a matéria que nada nos emana, e odiamos os seres, logo ao lado. Julgamos resultados e não pessoas. Se é ''culturalmente'' neutro, então é estéril de contextualidade, de mundo real

Julgue o trabalhador ou o escravo, porque o ser humano, este logo será mais um novo ''gado'' a ser usado. O ser em sua forma se expressa e contagia o seu território vital (existencial). Se quer mensurar capacidade, comece pelo ser e nunca por papéis e lápis. A vida não é uma escola, literalmente, pois a segunda é apenas parte dela. 

Vamos ser os nossos objetivos novamente, se quer ver o quão inteligente é um ser, principie por ele. A metade nunca é um inteiro. Se quer apenas cognição, então mensure também o talento de um ventilador ou de um computador


2- Uma sugestão sobre como que os fatores ambientais poderiam interagir com as nossas carapaças existenciais.



Somos altamente viciáveis. O vício é a repetição da alegria, uma espécie de felicidade precoce, é qualquer ato que nos mantenha conectados aquilo que nossos corpos decidiram como portadores baratos do ''prazer'' ou ''traficantes da alegria super viciante''

Cigarros, drogas, sexo, tecnologia, religião, cultura, o conforto é a palavra que precisamos, que necessitamos e que sempre buscamos.

 O conforto poderia ser entendido até como um sinonimo para a ''liberdade''.

 Não há um ser neste mundo  que nasça com ''genes para fumar'' ou ''genes para ser um viciado em sexo'' ou ''genes para o alcoolismo''. Nasce-se obviamente com disposições ou genes, mas eles não tem nome próprio. Elementar pressupor que não sejamos uma teia altamente complexa de possibilidades reativas, nem que o mesmo aconteça com nossos ambientes. Não somos esta super-diversidade e portanto, acredita-se que com isso, que muitos padrões se mostrarão altamente recorrentes dentro desta dinamica ser-ambiente. Nascemos predominantemente prontos e enquanto crianças, nos expressamos enquanto miniaturas de futuros seres completos em seu vigor biológico particular. Temos todos, limites de reação, reciprocidade empática, onde o vício se localiza, já num estado de degeneração ou desequilíbrio, até ao estado de rejeição ou fobia. 

A criação pode ou não ter um efeito. Depende do indivíduo em questão. Se meu protótipo fosse a maioria, como que eu reagiria*** Seria mais sociável** Seria mais confortável com o mundo ao meu redor** E será que isso reduziria minha melancolia** A relativa solidão em que me encontro, aumenta em intensidade uma disposição que me vem ao natural. Não me legou este regalo diretamente, porque já nasci assim, mas sem genes rotulados, ela apenas incrementa as razões para que me disponha mais em seu abraço frio porém especial.

Algumas particularidades minhas são essenciais, outras são negociáveis, por seu dono ou pelo acaso do destino. No ambiente em que me encontro, de acordo com a densidade demográfica de sábios, neuróticos e anti-dualistas que vivem na região onde habito, vislumbro bem poucos os que poderiam participar do meu 'exclusivo' ciclo social. Mesmo aqueles em que eu possa esboçar alguma tolerancia, ainda escasseiam em números ou possibilidades.  

Cultura é vício e se não existe uma rotina de vícios inter-relacionados, como a ''religião'', então outros preencherão a lacuna, o vácuo existencial humano



3- Metáfora civilização e ginástica artística... da criatividade artística a impetuosidade científica

Da arte para a tecnologia e a revolução dos descontentes.


4- Sabedoria é muito simples 


Se há contradição então tem algo de errado acontecendo.

Se diz amar os pobres, vive com eles, 
se diz amar os porcos, não ame seu sofrimento,
 se diz ser bom, então não pode dizer que é melhor, 
se diz ser contra a injustiça, então deve evitar contradizer-se.

 A estrutura racional ou logicamente harmônica do pensamento é a sabedoria. Com a sua abordagem inicialmente lógica, se origina daquilo que faz sentido e se expande mais detalhista, mas sem perder-se, pois tem uma linha bem traçada e objetiva. Começa óbvia, ver o que os olhos dizem com imagens e não com desvios da relação objetiva que se estabelece com o mundo. Se alonga mais e mais em rabiscos, destas interações abstratas a povoar distâncias, entre você e eu ou entre aquela árvore e a sua casa. Há um mundo entre as matérias e somos nós quem melhor o capturamos. 

A hipocrisia é a manifestação mais característica do que é por excelência a anti sabedoria. É muito comum expressar-se em forma de astúcia, a sua irmã sinistra, egoísta, que quer competir e não harmonizar. 

A sabedoria não guarda o seu tesouro pra si pois deseja ver todos ricos. Não quer brilhar, pois quer vê-lo pelo ambiente a dominar nossas visões.

Sabe que ser feliz sozinho não é nada, não se engana. Não é um espelho que não se reflete, pois almeja entender o universo e é melhor que muitos outros neste exercício. Exercita músculos demasiadamente humanos, saber, sem ser levado pela ilusão da matéria contorcida, da sua civilização, não mais que uma fazenda para formas sutis ou evidentes de escravidão.

A empatia, o amor, é a expressão mais similar e necessária para uma vida sem ignorância. O céu olha para nós, e nós lhe ofertamos lagrimas por suas lindas estrelas. 

A vida em sua ação mais realista nada mais é do que o amar, se já somos vida, sofrida ou leve, temos a chance de nos emocionar pelo por do sol ou por nuvens escuras a contrastar com o arco íris recém nascido.

O pensar coerente, convergente, enfaticamente harmônico. O pensamento que se opõe com virilidade ao contradizer. 

Se fazer honesto consigo mesmo e saber que a sombra lhe dirá que a luz cega, enquanto que na verdade, ela lhe abrirá para a hiper-realidade.

Não existe segredo para o pensamento sábio, apenas perseguir cada contradição e despertar para a perfeição. 

Adjetivos são sempre vagos, dê-lhes cara e coragem e verá uma infestação de peçonhentas a sair de cada toca de mediocridade. 

Ser intenso mas equilibrado, primado no real valor do que dizem os nossos lábios. Ir fundo  na alma, ir sempre mais longe do que a superfície, priorizar essências, de todos os tipos, isto é sabedoria.

O mal adora uma confusão, uma relatividade, um niilismo. Adora usar este borrão moral para contaminar até o campo mais escondido de bondade. O incompleto essencial, que inveja o amor e o corrompe, que queria ser, decide-se pelo ódio a vida, por não tê-la completa.

5- Auto melhoramento biológico e o fim da morte... O contínuo atraso do instinto nos faz ver a realidade e quanto mais profunda for esta percepção maior será o potencial para o livre arbítrio

6- O comportamento do ser é o movimento auto induzido

7- Tipos de  pensamento. Da completa convergência até a completa divergência 

Convergente / útil e novo

O pensamento divergente se destaca por divergir da ordem estabelecida mas o verdadeiro pensamento divergente tende a ser contrário e não apenas complementar. Não é construtivo mas destrutivo ou reconstrutivo. 

Portanto nós temos o pensamento convergente ou apenas a replicação dentro de um espectro de discretas modificações quanto a narrativa oficial ou pré estabelecida, o  pensamento lateral ou que enfatiza novos ângulos de um assunto já estabelecido, o pensamento lateral de grande potencial expansivo, que encontra novos pontos de sustentação dos ditames ja conhecidos, ou que também podem ser determinados como  implicitamente convergentes, e o pensamento divergente, potencialmente útil ou não, que é revolucionário por natureza.


8- Existir é perceber.

9- Realidade compartilhada e realidade percebida a diferença entre o predominantemente  irracional  e o predominantemente racional.

"A sociedade tem medo da esquizofrenia"

Encontre o erro nesta frase.


"A esquizofrenia tem medo da esquizofrenia"


Esquizofrenia: Desconexão com a realidade objetiva

A grande maioria dos seres humanos são  culturalmente "esquizofrênico-orientados".

Senso comum e bom senso 

O que é senso comum pode mudar de acordo com a direção do vento. O que é bom senso, de natureza intrínseca, assim o será mesmo se mais para leste ou sudeste. 

O que se tem como senso comum é porque foi e é compartilhado. Geralmente, esperar-se-á que a opinião pública será sempre de boa qualidade. Mas até a longevidade dos acontecimentos, tem se constatado que tal conclusão faz-se precipitada em sua pretensão de expressar a verdade absoluta e que portanto, o contrário é o mais provável de ser.

A realidade compartilhada depende de quem a percebe primeiro enquanto que a priore a realidade percebida depende única e exclusivamente de precisão, lógica, honestidade e ponderação do ser, independente de sua posição dentro da hierarquia social de comunicação.

Vemos a realidade, mediante certa crueza perceptiva mas que se fará precisa o suficiente para que se possa esboçar uma boa base de racionalidade. Mas não somos apenas uma máquina de pensar e por esta obviedade nos encontraremos sob forte influência de outros fatores além de uma simples racionalidade, que alterará radicalmente a direção dos ventos, de nossos olhos, daquilo que se percebe para aquilo que se compartilha dentro do grupo de socialização. Alteramos a verdade dos fatos, alguns que são muito explícitos, em prol de micro-adaptações dentro de contextos muito particulares no espaço e tempo. A verdade mesmo que mutável ao longo do tempo continuará sendo apenas uma (a união ou soma de todas as outras, de menor tamanho). A mente humana evoluiu para repeli-la com todas as suas forças OU ainda não evoluiu o suficiente para se tornar madura e subsequentemente aceita-la. Ou mesmo, as duas possibilidades se complementam por serem mutuamente explicativas. 

Saber é ter consciência 

O homem de letras altamente prodigioso exibe grande zelo pela linguagem culta e portanto tecnicamente correta. Ele percebe mais do que ninguém as incongruências da língua enquanto que é muito comum o contrário ao homem que utiliza de seu vigor e energia físicos para se sustentar.

Ter consciência é saber, quer seja um conjunto de informações incompletas ou de um sistema exponencial de razão.


10- Aprender é capturar ou ser informado quanto a uma certa verdade particular. Apreender é o que entendemos como "aprender" e que na verdade se consiste na apreensão não-perfeccionista de informações. 


11- O doce veneno da democracia (da não-série ''eu acho que já...'')


"respeitar opiniões"

Como renegar a sabedoria em apenas uma única frase curta.

O sábio é o conselheiro por primazia. Como um excelente observador e conhecedor da realidade, sabe ser preciso, prático/simples, objetivo e holisticamente racional em suas constantes observações. 

Em sociedades onde a sabedoria é renegada a saudável prática dos aconselhamentos se transforma em ofensas pessoais porque ninguém que está iludido por seu individualismo ou egocentrismo que se disporá a reverenciar a sabedoria alheia e especialmente se vier de um grande mestre da vida, expondo as suas fraquezas e preparando os ouvidos para ouvir sermões. A democracia, que deveria funcionar como um modelo idealmente perfeito para a prática da sabedoria, ja parece estar equivocada desde o seu conceito mais puro: O poder do (e para o) povo. 

Se as massas não são como organismos coletivos perfeitos em sua maestria sincrônica de desviar de problemas primando pelo aperfeiçoamento das relações entre os seus membros individuais, mas como multidões desorientadas, naturalmente divisíveis, conflitivas, moldadas por ilusões e explorações dos mais diversos níveis de influência/ impacto, então nao será precipitado pensar que apesar de seus números, pouco poderão fazer por si mesmas, sem a orientação de observadores perfeccionistas como o sábio. E como é o grosseiro hábito nas fazendas humanas, aqueles que tomam o poder e a função de guiar as massas, costumam ser os mesmos que o fazem com a mesma voracidade que um predador em sua labuta carnívora, sutil como um parasita, ou escancarado como um psicopata. 

A democracia tem como principal diferencial a sua propaganda reluzente de igualdade e justiça porque ao darmos o poder àqueles que se auto elegem como"representantes do povo", dar-se-á o início de um tipo de tirania que se destaca por sua singular sutileza, que aos olhos dos escravos/trabalhadores, sempre marejados pela falta de brilho, secos de vontade e idealismo, passará quase que totalmente desapercebida. 

Quando todos tem uma opinião diferente, não haverá uma unica e correta opinião cujo papel deveria ser o de nortear as ações humanas em direção ao seu bem melhor, mitigando a eliminando problemas e sem a péssima mania de subtrai-los e somando novos ao vácuo que deixaram.


12- Sabedoria: A consciência exponencial dos próprios erros 

Se todos fossem ao menos capazes de capturar, solucionar ou vigiar os próprios defeitos, teríamos vidas ideais.

13- Por que nos achamos mais belos do que realmente somos??

Apenas olhe para o espelho. A nossa auto imagem eh muito melhor do que quando nos vemos com um segundo espelho ou segunda opinião, estamos muito mais assimétricos e verdadeiros quando nos vemos por uma segunda pessoa ou espelho. A ilusão de ótica causada pela auto consciência primordial tem graves reverberações em relação a tomadas de pensamentos e ações subsequentes.

14- Sabedoria promove pequenas "ou" pontuais e constantes mudanças enquanto que a genialidade sempre promove grandes transformações


A sabedoria visa melhorar o que pode ser melhorado e eliminar se possível o que for irremediavelmente complicado de ser melhorado e/ou aprimorado. 

A genialidade tem como predominante sinônimo " novidade utilitária" e não tem o compromisso para com a perfeição holística como a sabedoria ou exponencial conjunto de bons julgamentos, úteis a prazo indefinido e/ou potencialmente enraizado ou incorporado. 

A genialidade tem como principal função e resultado a expansão do "muro metafórico" de uma sociedade, ampliando horizontes ou acrescentando novos tijolos, enquanto que a sabedoria, mais do que nunca busca pela revisão analítica e crítica deste muro, aprimoramento, melhoramentos  pontuais e/ou a eliminação de aspectos conflitivos.

A sabedoria é essencialmente o pensamento lateral de resolução de problemas e a genialidade é essencialmente o pensamento divergente lógico-utilitário que, ao expandir horizontes, abre também espaço para p surgimento de novos paradoxos e paradigmas bem como problemas puros.

15- Tv e a expansão artificial da consciência humana

16- Criatividade sozinha não resulta em expressão genial

Nas artes (infelizmente apenas nela) a beleza e o sentido são de fundamental importância.

A consciência estética como fator diferencial.


17- Sem paciência pra mediocridade

O pensar filosófico precisa ser profundamente reflexivo e não pode se limitar apenas às respostas comuns ou retidas dentro de narrativas oficializadas.

E a importância da independência da investigação e o objetivo de coerência e utilidade harmônica no pensar filosófico.


18- Qual é a complexidade dos ambientes humanos??

O entroncamento entre contextos evolutivos ou culturais unicamente humanos com contextos evolutivos naturais.

Exemplo 

O mais adaptado é o mais inteligente e se reproduz mais.... 

No entanto existem inúmeras maneiras ''inteligentes'' de se ser ou se comportar.


No reino animal, aquele que se reproduz mais será o mais inteligente. Mas isso não acontece ou especialmente nos ambientes super-antropomorfizados, como os meios urbanos. 

19- Teoria do fenótipo cognitivo fracionado da criatividade


Gênio em alguns substestes de qi mas não (na maioria das vezes) em inteligência (cognição) geral.

Como acontece com os savants de maneira explicita entre os neurotipicos as forças (que muitas vezes nao serão suficientes para serem fidedignamente entendidas como tal, apenas como comparação de contrastes a nível individual) . Por exemplo, " certo indivíduo é dotado de grande inteligência matemática, mas traduzindo para o mundo real, esta força não será suficiente para lhe ser produtiva.

Portanto, todos nós seremos mais influenciados por nossas forças cognitivas mais significativas e esta realidade será muito pronunciada, explicita àqueles que forem dotados de grande discrepância entre suas forças e fraquezas enquanto que será menos evidente para os que forem dotados de maior equilíbrio cognitivo.

20- São os esquerdistas atávicos ou evoluídos??

Evolução humana tem como marcador a sua diferenciação etnogeografica e sua posterior percepção. 

Se for comprovado que os esquerdistas em media não são capazes de detectar ou tomar como verdade factual esta diferenciação então poderá ser possível dizer que são em media de tipos mentalmente atávicos se suas triviais bio maquinas não forem capazes de rastrear o próprio caminho da evolução humana


21- Essência (virtude/ vida/ o que todos nos somos) e qualidade evolutiva (rótulo)

Essência importa para o presente 
Qualidade importa para o futuro


22- Fumar devagar = comer devagar 

Todos os vícios se baseiam na busca descontrolada e constante por alguma gratificação devidamente fixada. E o diferencial do vício em relação ao hábito, é justamente a velocidade, causada pela ansiedade. 

23- Zumbis tem consciência primordial ou corporal

24- A esquerda entende sobre os defeitos da direita e por sua vez a direita também é razoável para apontar para os defeitos da esquerda. Mas ambas são terríveis para ver os próprios defeitos

25- Dualidade como complemento estrutural para forma e expressão 


Evidências quanto a essa realidade por meio do espectro político moderno, a dicotomia direita e esquerda

Se existe direita então haverá esquerda, e se expressarão em acordo com a constituição de suas formas.

E as sutis porém evidentes diferenças entre pensadores e replicadores/consumidores em metáfora com a cadeia alimentar. Os produtores e os consumidores.

Tudo aquilo que a ideologia conservadora diz e se engaja, a ideologia liberal pensará e se engajara pelo seu oposto. Como a sua imagem refletida no espelho, o direito se torna esquerdo, tudo se inverte e tem um nome bem recorrente em meus textos, a dualidade. Se temos os altos e os baixos, os albinos e os muito pigmentados, os belos e os feios, então também teremos aqueles que pensam mais para a direita e mais para a esquerda. Quem é mais conservador e quem é mais liberal.

26- Eu sou estranhamente estranho e funcional (até agora ;) )

 Eu sou ansioso... E não sou....

Eu sou neurótico... E não sou....

Eu sou feliz... E não sou....

Eu sou distraído.... E não sou....






Nenhum comentário:

Postar um comentário