
Pensar literalmente não é exatamente o mesmo que pensar rigidamente. Pensar de maneira literal tenderá a significar: "pensar sem qualquer uso ou abuso de metáforas sorrateiramente dispostas dentro dos textos".
Em compensação o pensamento dogmático será essencialmente rígido justamente por causa dos dogmas, as verdades equivocadamente absolutas retidas de factoides .... (só que mesmo o tão odiado ''dogma'' não será essencialmente ruim, porque toda palavra abstrata não tem uma raiz contextualmente moralizada... a moralização se fará subsequente a conceitualização).
''Meu qi é alto''
Pensamento metaforizado, em que as palavras, seus significados especificamente contextualizados foram diluídas em imprecisões toleráveis que lembram metáforas como tornar concreto aquilo que não é, o qi, por exemplo.
"Eu sou (literalmente) alto"
valor quantitativo literal/organicamente real e portanto essencialmente coeso para com a literalidade do mundo físico.
"Minhas pontuações de qi são altas"
Maneira literalmente adequada de se falar porque o qi nada mais é do que um símbolo quantitativamente estatístico resumido a uma pontuação. Qi é pontuação, literalmente falando.
"Meu qi é alto" não pertence totalmente ao mundo dos reais apesar de ser predominantemente tolerável para ser dito, ouvido e entendido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário