Minha lista de blogs

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Respeito e saber, a simplicidade da sabedoria em sua plena forma



Por que eu odeio os idiotas????

A vida em seu viver  é muito simples. E pela lógica, deveria ser assim também para todos os seres humanos. Ser racional e/ou sábio não é ser complexo mas simples. E ser simples e racional não é ser seco, bruto ou pragmático ainda que a simplicidade também tenha o seu lado selvagem, se a maioria das palavras abstratas apenas expressam a natureza primordial do mundo de interações que circundam como o ar os seres vivos assim como também a matéria em geral. 

O que parece ser muito simples de se entender, independente de preconcepções pessoais, tal como a um letrista divagando sobre a sua facilidade com as palavras, no entanto aparece como uma dízima periódica infinita onde que não se pode mais avançar pelo espaço e tempo sem se repetir e de preferência na mesma estupidez


A ignorância é a confusão da parcialidade com a totalidade da verdade.  

Preconcebe-se que a unilateralidade seja o seu sinônimo perfeito ou mesmo sequer  é notado enquanto defeito. Meia bola não é uma bola inteira assim como também uma meia verdade não pode ser a verdade inteira. A primordial incongruência onde nascem todos os problemas são construídos em bases frágeis e não se sustentarão mediante uma ótica racional. Sem uma cultura sólida e sábia não haverá real evolução mas uma eterna e ascendente remediação ou adaptação pragmática e portanto brutal. O evoluir é o agregar de adaptações/aprendizados. O pensar é um meio para se agir. O pensar incompleto caminhará para resultar na predominância de equívocos que por sua vez serão na maioria das vezes traduzidos em ações estúpidas. 

Tem de ser perfeito, atendendo com precisão o instinto, a emoção e a razão ou o instinto sofisticado.

Civilizações humanas são um acúmulo de problemas amalgamados por soluções criativas, e que raramente serão sábias. Como a um barril de pólvoras, tende a estar fadada ao fracasso em sua sustentação. O criativo melhora os problemas, o sábio os elimina, muitas vezes ou preferencialmente antes que ganhem forma.

A nível individual o caráter de uma super estrutura social pode e costumeiramente se expressará de um "reles" individuo até a uma grande colmeia humana. E nesta maioria de indivíduos, veremos o reflexo da civilização que sustentam. 

O ignóbil assim como o virtuoso será muito diverso em seus tipos mas alguns poucos e bons padrões os separarão dramaticamente. 


Quem mais se rende ao não-pensar reflexivo e harmônico, um ignóbil será. Por meio de suas conclusões incompletas, de todas as magnitudes mas paradoxalmente, muito em especial   àquelas que lhes forem mais alcançáveis, estes tipos tão comuns ao invés de buscarem pela estabilidade ou harmonia das interações ou harmonia abstrata, seguirão caminho quase que o completo oposto.

 Parece preguiça mas se é tão mais simples então o que os impede de fazer o que é certo/sábio?? 

As suas biologias, não é de seus departamentos buscarem pela razão.

O idiota confunde o simples com o complexo que também não entenderá. Ele se intromete dentro de áreas das quais não será positivamente excepcional, muitas vezes apenas razoável . E geralmente o idiota apresentará talento de menos e energia de mais para se envolver em ações estupidas que por sua vez resultarão em reverberações/ecos de sua estupidez.

O idiota é como o cantor de chuveiro que pensa ser muito mais talentoso do que realmente é.


 A base para qualquer conhecimento começa obviamente pelo próprio ser. A hierarquia de necessidades/prioridades obviamente começará pelo próprio ser. É de um constante e exponencialmente qualitativo auto-conhecer que se desdobrará em direção a uma abordagem perfeccionista, retida pela consciência estética, a realidade em seus detalhes e em sua carapaça holística verdadeira, os limites de fatos (físico) e meta-fatos (metafísicos ou realidade desconhecida). 

Todo o idiota inconsciente de sua própria idiotice estará essencialmente desprovido de auto conhecimento tendo apenas uma confusa e frágil base sobre si mesmo

Idiotas de alto funcionamento 

Quando a assimetria entre o  "ter inteligência ou 'potencial' " e o "ser inteligente ou saber usa-la" (''sabedoria'' cognitiva, ainda desprovida de moralidade, dentro desta perspectiva cognitivamente mecânica) for muito significativa, o mais perigoso de todos os idiotas estará devidamente caracterizado ou construído


Nossas sociedades são governadas por uma grande fração deste tipo de estupido, que tem um grande potencial de cognição operacional mas que está quase que predominantemente deficiente na capacidade de auto organização perfeccionista especialmente em termos morais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário