Minha lista de blogs

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Gratificação por recompensa



O lixo branco é muito temente a ''deus''


Psicopatas versus sábios


"Os fins justificam os meios" 



- provérbio psicopata



"os fins se justificam por si mesmos"



- provérbio sábio


O espectro da gratificação egocêntrica/individualista e empática


Solucionar problemas apenas para si ou pensando no bem comum.


 Individualistas (e geralmente de psicopáticos) interferem pouco na vida alheia, de maneira direta, mas as suas ações egocêntricas quase sempre terão reverberações diretas e negativas na vida de outras pessoas.

Por exemplo, as ações de um político corrupto apresentam baixa a nula intrusão direta retida de intenções "intrusivas'. Ele rouba o dinheiro público pensando fundamentalmente no próprio bem estar. Sua preocupação para com o outro é mínima a inexistente. No entanto as reverberações de suas ações serão direta e amplamente impactantes nas outras pessoas.

Em compensação o tipo de abordagem oposta a individualista/egocêntrica e também voltada para as outras pessoas ou seres, especificamente com base na sabedoria, será forte e diretamente intrusiva. No entanto o impacto negativo dessas atitudes serão mínimos isto senão forem absolutamente positivos.

Por exemplo, um exemplo de macro influência,  em que temos um presidente sábio, algo raro de se ver, que melhora significativamente a qualidade de vida da população que está sob a sua jurisdição. Este governante proíbe o consumo de drogas, impõe pesadas multas a fumantes e consegue impor com diplomacia uma cultura de saúde preventiva com base em forte propaganda nas escolas e pelos meios de comunicação. Suas ações foram altamente intrusivas e de maneira intencional. Mas o seu impacto foi na maior parte das vezes, muito positivo

Atitudes irresponsáveis provocam consequências que perpassam o território existencial daquele que as provocou

Atitudes extremamente responsáveis são diretamente transferíveis ou compartilháveis pois apresentam a intenção de serem positivamente expandidas. Fazer o bem apenas a si mesmo será muitas vezes o mesmo que fazer o mal indireto aos outros e é o que acontece com aqueles que nasceram mais comportamentalmente obscuros. 


Se não há um pensar no ''outro'' (ser), então caminhará para causar atritos das mais diversas formas e magnitudes nos demais que estão a sua volta ou ainda pior, tendo consequencias de grande impacto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário