Minha lista de blogs

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Breve estudo auto-bio-gráfico sobre hereditariedade



O que eu herdei? 

Altura, gênero, características físicas e psicológicas

Eu sou o mais baixo de 3 filhos homens tendo a mesma altura que o meu pai. O fator idade pode ter um papel porque eu também sou o mais novo além de ser/estar predominantemente homossexual.

Eu "herdei' a condição bio-masculina do meu pai, em outras palavras, eu nasci biologicamente homem como ele, ;)

Tenho mais pêlos no corpo do que todos os integrantes do sexo masculino de minha familia imediata.

Herdei a pele mais clara de minha mãe mas que parece ser uma mistura de tons com a pele do meu pai (mais moreno).

Sou o único com os lóbulos das orelhas grudados e como "desgraça" nunca vem desacompanhada eles não estão identicamente grudados. O fenótipo de um pensador a la "Bernard Marx"??

Resumindo este pseudo dramalhão por agora, eu tenho uma série de irregularidades fenotípicas.

Eu herdei as mesmas tendências que o meu irmão mais velho, a pele com a tonalidade mais rósea ou branca, como a de minha mãe, e como é prolífico em sua família, tendências para personalidades extremas ou ao menos para a manifestação mais moderada dessas condições como ter uma disposição para irregularidades de  humor e tendências anti sociais. Assim como ele eu também sou canhoto, nos parecemos de maneira bastante relativa, mas muitas pessoas acham que nos assemelhamos em demasia. Eu discordo mas é verdade que há certa similaridade, se não ninguém repararia.

Em termos de mentalidade nos assemelhamos em alguns aspectos e especialmente se comparado ao meu irmão do meio, que diga-se de passagem é o mais fenotipicamente divergente em comparação a nós dois. Não parecem restar dúvidas que os genes da minha família paterna prevaleceram nele, formato de rosto, tonalidade de pele, e talvez o perfil cognitivo (mais técnico/memória utilitario-pragmática do que intelectual/reflexivo) e o tipo de mentalidade conformista/'passivamente" oportunista, extrovertido. Ele também tem alguns problemas moderados a quase severos de memória, do tipo que vive sempre esquecendo das coisas.

Eu sou o mais introvertido de toda a minha família direta. Herdei o caráter honesto do meu pai e poderia inclusive dizer que sou mais evoluído neste aspecto do que ele. Herdei a maior sensibilidade de minha mãe. Eu  sou como uma mistura dos meus progenitores e com pitadas intrusivamente significativas de parentes próximos como o meu tio.

Eu sou uma mistura fenotípica do meu pai e da minha mãe enquanto que o meu irmão mais velho é marcadamente parecido com a minha mãe e o meu irmão do meio por sua vez "puxou" mais o meu pai e sua herança familiar conjunta.

Curiosidades

Assim como o meu irmão mais velho, eu não sei andar de bicicleta.
Assim como a minha tia materna, falecida, eu adoro pessego.
Eu não consigo dobrar a língua e parece que a maioria dos meus parentes diretos podem.
Meu pai é sangue O negativo, assim como o meu irmão do meio, enquanto que o meu irmão mais velho e eu, somos A, eu sou A positivo.
Meus dois tios maternos sempre tiveram fobia social e raramente saíam de casa. Eu puxei esta hipersensibilidade deles.

Nenhum de nós tem problemas com vício de álcool mas isso não impede que outros hábitos potencialmente ruins não possam nos afetar. Os meus dois irmãos se tornaram amantes moderados do uso de maconha. Menos mal, poderia ser pior. Meu pai é fumante desde os 12 anos de idade. Minha mãe tem mania de limpeza e se preocupa muito com as aparências. Eu já fui mais como ela quando era mais jovem mas me vejo cada mais distante desta perda de tempo.

Eu sou agnóstico, meu irmão mais velho, muito parecido comigo, é ateu. Meus pais são religiosos mas de uma maneira não fanática ainda que desagradável especialmente para espécimes mais sensíveis como este que vos escreve. Meu irmão do meio é mais neutro neste aspecto ainda que esteja apresentando tendências para religiões espiritualistas, especialmente que puxem para uma vibe mais hippie... mais de esquerda.

Em termos políticos e sociais, meus pais são socialmente conservadores PARA eles mas neutros ou moderadamente opinativos em relação aos outros. Em termos econômicos o meu pai se destaca por sua mentalidade tipicamente capitalista e portanto mais puxada para o liberalismo economico. Meu irmão mais velho tem demonstrado inclinações libertárias, e socialmente conservadoras para alguns aspectos mas ainda é difícil de definir com precisão. Sobre certos assuntos "politicamente corretos" ele demonstra tendência para ter pouca tolerância, do tipo que diz coisas desagradáveis como por exemplo, "as crianças com down são idiotas" sem se preocupar se passou ou não do limite. Em compensação o meu outro irmão é um típico papagaio esquerdista que repete os moralismos que estão na moda, mas em casa, ele não parece muito consciente quando destila o seu veneno sobre grupos que são menos "defendidos' pela ortodoxia pos moderna, como por exemplo as pessoas que estão acima do peso.

Em termos culturais, eu sou novamente, o mais outlier por gostar muito de músicas instrumentais. Meu irmão esquerdista dá grande importância a cena musical que os seus iguais de casta ideológica tende a  preferir. Meu irmão mais velho apresenta assim como o outro, algumas similaridades para gosto musical para comigo, que são fracas, porque eu puxo muito mais para músicas instrumentais, por exemplo, de bandas como Sigur Ros. O meu irmão ''POLITICAMENTE correto'', de esquerda, certa vez ''acusou-me'' de ser louco por apreciar as belíssimas músicas da banda islandesa Sigur Ros. Esta veia mais puramente artística e existencialista (filosófica), todos os meus parentes diretos estão desprovidos.

Meus pais tendem a apresentar gostos muito populares neste sentido, também em relação aos programas de tv e filmes enquanto que o meu irmão do meio ou esquerdista ainda tende a apresentar certa tolerância para alguns dos gostos culturais (bio transcendentais) dos meus pais enquanto que o meu irmão mais velho e eu somos alérgicos e esta percepção de diferença apenas cresceu nos últimos anos. Ainda assim, o ''esquerdotado'' tem certo bom gosto para o cinema, mas é difícil dizer se ele realmente gosta do que procura ver, ou se é apenas mais uma tentativa de construir uma imagem superficialmente impecável de ''intelectual'', que ele não é.

Em termos de cognição ou aspecto contextualmente quantitativo de capacidade cognitiva eu aposto que o meu irmão mais velho apresentará as pontuações mais altas de qi, inteligência geral e outras. Aposto que a minha mãe aparecerá em segundo lugar e com uma tendência para a inteligência verbal mais elevada, o meu pai em terceiro com um perfil relativamente inverso ao da minha mãe, o meu irmão do meio em quarto lugar e eu por último com grande discrepância entre o ''meu'' qi performance ou inteligência geral e o ''meu'' qi ou inteligência verbal.

Eu sou o mais autista (também) neste aspecto de perfil cognitivo e tenho demonstrado o porquê por meio deste e do velho blogue, pelos meus textos.

Em termos de criatividade, tanto o meu pai quanto a minha mãe apresentam talento para apreensão de detalhes, que os outros não percebem, alguns poderiam sugerir a palavra ''capricho'' para ambos. No entanto, estas habilidades inatas parecem ser de natureza específica ao invés de produzir uma abordagem holisticamente necessária ou filosófica, o tipo de abordagem do qual eu sou dotado ou sempre tive potencial.  

Meus pais puxaram a aparencia de suas respectivas mães, minhas respectivas avós. A família do meu pai é marcada por alguns traços como a extroversão, a disposição para o trabalho duro, honestidade (claro que nem todos e com ampla variação quantitativa e qualitativa), certa religiosidade e conservadorismo e possível média familiar alta de cognição (contextualizada ao mundo ''moderno'' ou tecnológico), inclusive com muitos dos meus primos de alta capacidade cognitiva.

Eu tenho pouco conhecimento sobre a família da minha mãe e portanto tenho pouco a falar sobre ela, com alguns parentes que conheci, que conheço ou que houvi (OUVI) relatos. Por exemplo, minha mãe diz que o seu pai era muito inteligente, ainda que relativamente alcoolatra, do tipo que ao invés de ''dar vexame'' ou ''ficar violento'', fica apenas ''alto'' e geralmente com deteriorações organicamente internas mais severas. E também acho que foi um fumante incurável. Minha avó parecia ser uma mulher normal, sem ser dotada por grande capacidade cognitiva, e isso necessariamente não significa menos sobre ela ou mesmo sobre a maioria das pessoas, mediante a perspectiva de singularidade que todos os indivíduos estão providos.

Meu irmão do meio é o mais fenotipicamente discrepante em termos de constituição fisiológica, tinha relativo excesso de peso quando era criança e passou a fazer exercícios físicos a partir da adolescência adquirindo o corpo mais musculoso da minha família direta.

Eu pareço ter puxado a tendência de barriga do meu pai so que sem ser aquele tipo clássico de saliência visceral.


Muitos dos meus traços eu pareço ter herdado do meu tio materno, uma disposição para personalidade extrema (amalgamada), problemas com sudorese ou hiperidrose bem como também o cheiro forte ou desagradável que disto resulta. Por via materna também parece ser o "local" de onde herdei minhas disposições andrógenas visto que uma tia minha era lesbica. interessante que uma outra tia materna nasceu com ''útero infantil'' e portanto, naturalmente estéril, tendo que adotar aquela que é a minha prima de primeiro grau. 

Eu não apenas tenho muitos traços psicológicos do meu tio, amalgamados e portanto melhorados, mas também eu tenho percebido grande semelhança facial em relação a ele, com a diferença no tom de pele, dentre outras exuberancias físicas.

Por ser um outlier eu percebo em mim grande diferença de comportamento e internalizações (rotineirizações ideacionais e ou ativas) em comparação aos meus parentes próximos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário