Minha lista de blogs

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Maneira sucinta (e pedante) para se explicar genotipo e fenótipo


Genótipo é toda a herança genética individual, traços dominantes e recessivos.

Fenótipo é a expressão/dominância de todos os traços contextualmente dominantes isto é, que são dominantes para o indivíduo.


Tudo aquilo que é em aparência física e tendências comportamentais agudas expressará (redundantemente) o seu fenótipo. Tudo aquilo que se tem enquanto herança genética ou biológica, isto é, os traços que expressa e os que são recessivos para si será o seu genótipo. 

O meu fenótipo para a cor dos olhos é castanho enquanto que eu posso ter genes recessivos para olhos claros, isto se tiver uma maior "maleabilidade combinatória" deste traço. Os supostos/possíveis genes para olhos claros não estão se manifestando e como resultado lógico eles serão recessivos. Na verdade herda-se uma intensidade de pigmentação. Pense (novamente) na mistura de cores em um balde de tinta qualquer. Quanto mais misturado mais cores aparecerão. Quanto menos misturado maior será a predominância de uma das cores.

Os baldes para pigmentação dos olhos serão predominantemente homogêneos para a maioria das populações humanas enquanto que serão progressivamente variados para as populações européias e exponencialmente claros, especialmente nas tonalidades da cor azul e verde, para as populações norte europeias. 

Portanto, recapitulando, o genótipo é a herança genética total, recessivos e dominantes, enquanto que o fenótipo é a herança expressada, os contextualmente dominantes. Eles serão contextualmente dominantes a nível individual, porque se sobreporão aos seus respectivos pares. E serão universalmente dominantes ou recessivos de acordo com as suas próprias naturezas (apenas pegue uma cor/intensidade forte e jogue em cima de uma cor mais fraca, café com leite nunca fica branco como o leite puro enquanto que quanto mais café mais escuro irá ficar) e de acordo com a sua prevalência demográfica.



Hereditariedade e ''herdabilidade'' ***

Na língua inglesa existem duas palavras que expressam conceitos muito parecidos, ''heredity'' e ''heritability''. Eu sempre pensei que fossem a mesma coisa, mas pelo que parece não são. 

Hereditariedade é a transmissão inter-geracional de caracteres ou traços biológicos, basicamente aquilo que é herdado biologicamente através de nossos pais, se somos as suas versões mutantes ou recombinantes. 

''Heritability'' ou ''herdabilidade'', mais parece indicar a variação de certo traço dentro de uma população.

A partir desta situação, podemos pensar então porque os gemeos estão sendo usados para se estudar sobre ''herdabilidade''**

Gemeos identicos tendem a compartilhar os mesmos genes, mas é claro que existem diferentes tipos de gemeos, inclusive entre os que são identicos. 

Segundo que o fato de um certo traço apresentar baixa concordancia de herdabilidade entre gemeos identicos necessariamente não significa que este traço não terá qualquer herdabilidade, até porque como eu já comentei anteriormente, os valores encontrados tenderão a variar imensamente pelo espaço, tempo e populações específicas.

As populações são coletividades de indivíduos inter-relacionados por algum ponto de concordancia vitalmente transcendental e que geralmente remeterá a alguma grande semelhança genética, seja para preferencia política, seja para raça. Qualquer traço pode ser selecionado e se tornar majoritário e sabe-se que traços que são muito problemáticos é provável de causarem a exponencial redução da saúde reprodutiva e harmonica desta população. Portanto, apenas os traços que são ''positivos'' para resguardar a saúde de uma certa população que serão 'intencionalmente'' selecionados. Algumas características como a quase universal miopia entre os leste asiáticos, mais parecem se consistir em respostas ambientais, semelhante a variação de peso, e que claro, também se constituirá numa suscetibilidade genética.

Eu tenho comigo que traços ''não-fixos'' ou que estão sob uma diversidade de diferentes níveis de pressões seletivas caminharão para variar significativamente ou nem tanto, enquanto que traços fixos serão menos comuns de variarem porque forte pressão seletiva os tornará mais dominantes e ou prevalentes sobre uma população.

Por exemplo, os olhos claros parecem variar bastante em países como a Grécia, a Itália ou a Turquia, mas são bem mais constantes ou fixos ao longo do espaço e tempo, em populações do norte da Europa. 




Obs= eu tive a leve e possivelmente equivocada intuição de que nunca ninguém teria pensado sobre este angulo em relação a proposta fundamental deste texto. Pensei....

Ficou mais fácil pra mim identificar separadamente o que é um, em relação ao outro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário