Minha lista de blogs

sexta-feira, 17 de junho de 2016

A sabedoria também é depressão

Parem o mundo que eu quero descer!!
Está tudo rodando aqui na minha cabeça 
Estou passando mal e em breve eu vomitarei 
Quero pisar em terra firme
Tentar entender 
Recapitular
vocês fazem isso??
Vocês recapitulam as suas ações??
Ou é sempre este frenesi psicótico?? 

Sem freios para reflexão??!!
Refletir é deprimir a velocidade da vida
Parar de correr de si mesmo
E deixar-se aproximar 
Esperar que a sua sombra te alcance e volte a fazer parte do seu corpo
Parou?? Respire um pouco
Foi o seu ego 
Ele que te fez correr assim, desvairado, desesperado
Você não sabia que estava desesperado?
Eu sei que não dava pra ver em seu rosto 
Você disfarçou direitinho 
Mas uma hora a máscara cai
E pelado, só pôde colocar as mãos nas únicas vergonhas que lhe sobraram e 
de tapa-las, é claro
Não adianta tampar o sol se ele está em todo lugar
Não adianta fugir da luz se precisa dela 
Deixe de ser tonto ok?? 
Deixe de ser bobo e deprima ao som doce de uma melancolia
Que ao invés de afoga-lo na angústia de nossa única certeza
O fará um servo da deusa-mãe da existência humana, a sabedoria 
Você não sabia mas é ela que é o nosso verdadeiro deus
Mulher, rainha, esta sim, uma verdadeira guerreira, presente, equilibrada e potente,
Pare de rezar isso não vai adiantar em nada!!
Pare

 e já será um começo
Pare de se curvar
Pare de esperar pelo lucro de amanhã
Pare de lembrar do seu passado, 

que considera sempre melhor que o seu presente
Pare de catalogar as pessoas como se fossem todas iguais,

 não desta forma, 
generalizando, 
jogando nuances pro alto e pouco se importando,
Pare de achar que coração e cérebro são irreconciliáveis
Eles não são
Isso é coisa da sua cabeça 
Talvez queira pensar assim 
Só pra se confortar
Mais uma vez, como sempre não é*
Pra se justificar, dizendo:


- Errar é humano 


Mas eu lhe digo:


- Persistir no erro é burrice


Se formos parar pra pensar então 
Você é mais burro que humano 
Fala demais
Entende de menos
Cada palavra é um universo 
Como se folheasse desinteressado uma revista de astronomia 

sem se importar com planetas,
 galáxias,
 todo este brilho escondido 
neste imenso, escuro
 e misterioso universo 
Vamos nos deprimir um pouco 
A arrogância da sabedoria

 é o efeito colateral de sua humildade 
que lhe caracteriza primordialmente 
O sábio é o primeiro

 que está livre de qualquer preconceito
mas preconceito de verdade 
Ele apenas vê 
sente
 houve 
Apenas usa os seus sentidos 
Compreende fatos 
Está um pouco farto das ideias humanas
Se tem um ser inocente, sofrendo

 e um sistema político, falindo
ele não pensa duas vezes
Mas você....
Não apenas pensa errado 
Mas também chafurda em seu materialismo
Materialismo é auto-consumismo
Se consome em seu próprio egoísmo 
Em seu ego de monstro 

de aberração
De palhaço pagando de normal 
De mentiroso que tem uma moral líquida
E intravenosa
A sua vida parece pouco importar
Não vê o valor que ela tem, que toda vida tem
Não compreende o mais essencial
o mais importante 
Estamos no mesmo barco 
O oceano 
Bem 
Nós nem sabemos se é um oceano mesmo
Ele é escuro 
É misterioso

É profundo
E quem afunda nele 

nunca voltou pra dar notícias 
pra dizer como está
o que está fazendo 
E você aí
Mais preocupado com o jogo de futebol

 com as fofocas de gente demente 
do pior tipo que pode existir 
Mais iludido com a própria ignorância 
Tem camadas e camadas de besteiras
Eu não estou pedindo para entrar em depressão 
Para se jogar nesta neurose

 de fitar esta única real certeza
 que mais nos interessa
Mas ao menos, lhe peço ponderação 
A sua neurose é oposta 
Justamente a de virar as costas
Continuam lhe contando histórias de ninar
E você adulto, continua a acreditar 
Quer dormir e sonhar com essas promessas 
Com esta esperança falsa
Vá lá
Talvez eu também queira
Talvez meu agnosticismo funcione assim 
O máximo de ceticismo
Mesmo que faça muito sentido o lado ateu  
Também feche os olhos
Não posso suportar o não-sentido de se viver
Despertei finalmente e isso???
Nada??
Não quero isso, quero esperar
Quem sabe... quem vai saber*
Eu vou me recolher como um bom sábio 
Não vou negar aquilo que os meus sentidos sentem 
Como muitos sempre acabam fazendo 

zumbis, que só conseguem ouvir as mesmas vozes,
Vou eu,

 humilde
 nesta luta diária contra o meu próprio ego 
Ele é como o destino colossal 

que quer nos sujeitar aos seus caprichos 
Nos quer servientes, idiotas úteis de si próprios 
Autozumbificados
Nem domesticados mais 

nós somos 
Some docilidade com autoconsciência 

e o que tem é um prostituto aceitando qualquer cliente
Desde que vá fundo na alma e lhe renda lucros viciantes 
Topamos qualquer negócio
Só nos tire deste limbo
Faça na terra um pedaço de nossos sonhos
Consumismo?? Oh sim por favor 
Doces mentiras?? Com açúcar
Tire nossos pés do chão pois queremos flutuar
Deprimir é justamente o oposto 
É como tropeçar feio e dar de cara no chão 
É o verdadeiro humilhar 
É o começo do ser verdadeiro

Pare este sonho vívido chamado cultura humana
porque eu quero me cultuar um pouco
eu quero me entender um pouco mais
e quero entender onde estou pisando
com quem estou conversando
quais são as suas intenções
pare este mundo
vamos nos deprimir um pouco
no sol frio da sabedoria


Nenhum comentário:

Postar um comentário