Minha lista de blogs

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Combo de ideias criativas (ou não) sobre criatividade, melancolia, filosofia...

1- Matéria prima pra intuição criativa: ter uma maior quantidade e diversidade de informações internalizadas ruminantes, circulando por um bom tempo no subconsciente....

Parece-me que a duração de tempo em que as informações continuam a 'transitar' por nossas mentes é um forte indicador de maior ou de menor ideação divergente.


2- Melancolia & ignorância/fluidez subconsciente: ''ver a vida passar...'' 

fluidez/ignorância = simetria entre o ser e o seu espaço/tempo/vivência ou experimentação existencial.

realismo existencial =  assimetria entre o ser e o seu espaço/tempo, resultando na melancolia/depressão existencial, de encontrar-se dessincronizado com a ('própria') vida, vendo-a passar.

Quem não vê a vida passar, vive-a de modo mais inconsciente...

em que apenas ''a própria vida que existe'' e não '' a vida '' por si mesma, clássico egoísmo/ignorância existencial, que acomete, novamente e infelizmente, a maioria.


3- Todos nós temos múltiplas personalidades porque o mundo é multidimensional...

Por exemplo, eu estou mais ''psicopata''/astuto no quesito ''ingenuidade/sagacidade'', ''autista''/bom caráter no quesito ''honestidade'', tdah/impulsivo no quesito ''sinceridade'' ...

4- O sábio é o mais sério de todos, aquele que entende que a vida não é brincadeira e nunca foi...

no entanto sabe ser pueril quando pode e deve...


5- A explicação mecanicista/científica do comportamento não interfere na explicação existencial/filosófica porque a primeira fala sobre as suas causas físicas enquanto que a segunda fala sobre as suas possíveis reverberações expressivas, isto é, naquilo que pode resultar. Portanto, ''desequilíbrio hormonal'' e ''maior percepção da realidade'' podem conviver sem problemas. O maior problema parece se dar justamente na ideia de que o ''desequilíbrio hormonal'' seja o único causador de 'distúrbios' de humor como a depressão, ao invés de se pensar também numa causa exterior ao organismo, ainda que continue a necessitar de uma disposição imperativa para tal efeito. 

Como eu sempre tenho comentado sobre este assunto. 

''Ela está com depressão''

''A causa é o desequilíbrio hormonal''

Uma explicação mecanicista, fria, parcial e portanto equivocada.

Fatores causais sociais, emocionais, etc, obviamente que atuarão como gatilhos para a manifestação de certo comportamento e não apenas a ''origem orgânica''.

''O desequilíbrio hormonal'' pode ser mais disposto mas precisa de uma causa exterior ao organismo, na maioria dos casos pelo que parece.

6- Para o "conservador/naturalista" raças existes e lhes são  relevantes porque....

...ele está à procura de pessoas que lhes são fenotipicamente similares, em termos comportamentais mas também em aspecto racial/aparência.

Já para o "liberal social/proto-pseudo-filosófico" o comportamento é o mais importante. Portanto o seu epicentro de ênfase seletiva/procriativa/ social estará fortemente direcionado para o comportamento. Isso explica EM PARTES porque a raça não é (ter se tornado) um elemento de significância pra ele...porque o que é mais importante é como que as pessoas se comportam, perceba que para muitos liberais sociais: "o mais importante é o caráter" (ideologicamente relacionado) e não apenas a raça, que é subentendido como bio-narcisista, por se buscar por espelhos que reflitam as suas próprias características ao invés de "espelhos de almas" que revelem similaridades no comportamento (ideologia, moralidade, etc.)


7- Maior autoconsciência/hiper-consciência sobre a realidade pode aumentar a covardia...

Quando pensamos muito nas causas, consequências,  por exemplo, no ambiente em que estamos, esta hiper-ruminação pode ter como efeito um maior acovardamento para tomada de decisões porque ''tudo'' passa a ser considerado como potencialmente perigoso, e se pararmos pra pensar, de fato é.

Portanto pode-se concluir por agora que ser um pouco ignorante ao que acontece ao seu redor pode não ser tão ruim assim.

Sem levar em conta que além de maior covardia uma hiper-autoconsciência também pode te fazer muito mais paranoico, obsessivo-compulsivo e ansioso, e falo por experiência própria, apesar de não ser hiper-autoconsciente, ainda estou bem acima da média, e novamente, sem nenhum pingo de auto-engrandecimento narcisista e intencional.

8- Compreensão instintiva/naturalista/científica NÃO é a compreensão final 

A compreensão final se consiste no entendimento de todas as perspectivas e subsequente julgamento moral.

9- A maioria dos seres humanos são sempre ingênuos/inocentes e ignorantes/culpados

Menos muitos tipos virtuosos como o sábio que compreende essas duas falhas essenciais do ser humano e da vida em geral a passa a purificar-se delas.

10 - O pensamento é uma espécie de regurgitação das internalizações de informações

tal como está para inspiração/expiração

Tal como a batida do coração que se consiste em uma espécie de movimento involuntário do corpo (e mente)

11- Para bom entendedor...

Por que não existe uma página da ''wikipédia'' falando sobre a ''maior'' inteligência europeia, leste asiática ou negra ...

mas existe uma página especialmente dedicada sobre a ''maior'' inteligência dos judeus asquenazes**

Apenas um sinal e já se pode pensar em que mundo realmente estamos...

quando a lógica/justiça/VERDADEIRA igualdade vai pro ralo, o sinal de alerta se ascende para sábios e instintivos ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário