Minha lista de blogs

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Não, não é uma questão de gosto.... ginástica artística versus futebol

Apreciação pela beleza e superação de um esporte extremamente difícil e até mesmo anti-ético em comparação ao ''reino animal'' que se consistem boa parte dos esportes coletivos...

O indivíduo sempre supera o grupo assim como a qualidade sempre supera a quantidade

No Brasil, nos EUA, na Holanda, e mesmo em países como Japão e França, que supostamente seriam mais culturalmente sofisticados, existe uma preferência coletiva predominante em relação a esportes coletivos como o futebol. 

Em compensação, esportes qualitativamente primorosos como a ginástica artística, feminina e masculina, são muitas vezes discriminados, sim, por essas massas testosterônicas que tomam cerveja, que são trogloditas de capacidade intelectual titubeante e que costumam ter a outra metade do cérebro ocupada por outdoors de ''loiras'' semi-nuas da Califórnia.

Supostamente as mulheres seriam melhores neste quesito do que os homens, mas não parece muito, ainda que seja possível concluir apressadamente que mais delas, parece que, apreciam este esporte tão singular como a ginástica, ao invés do marasmo conhecido como futebol ou outra variante (rúgby, futebol americano e mesmo vôlei).

A preferência coletiva por, surpresa, esportes coletivos, mais se parece como uma versão implicitamente característica da ''nova roupa do rei'', em que, por conformidade, determina-se que um certo esporte é mais interessante, ou simplesmente melhor, apenas ou especialmente por causa de sua maior popularidade, equivalente a encher de elogios o rabisco ''pós-moderno'' ''Guernica'', famoso quadro de Picasso, e não por uma avaliação honesta e precisa de sua qualidade.

É óbvio que uma garota de 1,50 cm de altura, fazendo mortais e piruetas em cima de uma trave de equilíbrio de 10 cm de largura, é muito mais interessante e qualitativamente superior do que um bando de homens ''coxudos'' correndo atrás de uma bola. 

A ginástica é a superação do corpo humano. Já o futebol é basicamente uma simulação de disputa territorial. 

Interessante notar que me parece que uma maior proporção de homossexuais preferem a ginástica do que o futebol. Existe uma certa fama de que eles sejam em média mais esteticamente perspicazes do que outros grupos. Será**

Ao menos neste quesito, se for constatada esta maior proporção de fãs homossexuais da ginástica do que em relação ao futebol, parece comprovar esta fama de que sejam mais esteticamente perceptivos.

A consciência estética está em jogo aqui, enquanto um viés em direção à beleza e neste caso, não estamos falando apenas de beleza enquanto simetria, mas também enquanto harmonia, porque muitas simetrias podem não ser necessariamente harmônicas, e que eu tenho denominado de ''lógica''. 

Esta comparação entre gosto por esporte denota ao menos a nível superficial diferenças de consciência estética ou percepção harmonicamente qualitativa em que uma proporção, eu diria, absurda de seres humanos, é facilmente coagida a ''apreciar'' de maneira grosseira certos tipos de manifestações culturais humanas em detrimento de outras e ou que por si mesmos já apresentem uma atração pelo mundano, comum, do que por aquilo que é intrinsecamente superior.

Não, neste caso não é uma questão de gosto...


Nenhum comentário:

Postar um comentário