Minha lista de blogs

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Sabedoria não é moderação... novamente

Se o espectro político ideológico revela nossas maneiras de pensar e de entender o mundo 

...

Da extrema esquerda à extrema direita 

A sabedoria (e o sábio) não é a moderação entre um lado e outro do espectro político/evolutivo mas a soma e potencial uso de todos esses lados... 

Por isso o pensar reflexivo ...

Metaforicamente falando ou nem tanto o cérebro racional expõe para os seus ''donos'' as possibilidades de escolhas "ideológicas"/morais/evolutivas por já ter dentro de si os dois sistemas ''humanos' de compreensão de mundo, da "esquerda" e da "direita", o mundo da ambiguidade e da busca por novidades e o mundo da rigidez binária, categórica e precaução, O mundo da arte e da lógica --matemática.


esta completude mental faz com que o sábio sempre tenha em mãos pré-internalizado várias perspectivas tornando a tarefa de reflexão dos seus pensamentos muito mais comum

também é possível pensar se a baixa auto-estima/auto-dúvida, diametralmente comungada com o seu oposto, possa ter algum importante papel na constante ruminação ideacional -- ativa perfeccionista do sábio em relação ao mundo em que vive.

Portanto, novamente, mas, creio eu, dito de maneira diferente:

sabedoria não é moderação

sabedoria é a soma ou a existência/convivência interna de todos os lados ou tipos de alcances perceptivos, dos mais instintivos-naturalistas aos mais domesticados-culturistas. 

Em outras palavras, enquanto que a maioria dos seres humanos tem, metaforicamente falando, apenas parte do mapa da realidade para seguir, no labirinto, natural ou fabricado por psicopatas e mentirosos patológicos, o sábio é um dos poucos com o mapa completo e sua perspectiva existencial, dentro desta metáfora, é a de se posicionar na saída deste labirinto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário