Minha lista de blogs

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

A universalidade do idiota útil



De um lado nós temos alguns dos seres mais lunáticos (ou nem tanto) que já andaram bípedes pela superfície da Terra, as ''cigarras românticas'' mais à esquerda. Do outro lado nós temos uma mistura de pensamento mágico clássico baseado em uma compilação de estórias  oriundas de uma tal ''terra santa'' em conluio com uma cultura sistemática de hierarquia ''cega'', que basicamente se consiste na transposição de boa parte da cadeia alimentar/seleção ''natural' para dentro dos ambientes antropomorfizados, a alegorização/simbolização da ''lógica natural'' / seleção natural.

Os dois lados são gritantemente complementares, mas não se entendem, e já faz um bom tempo que é assim. A diferença é que agora o lado que sempre foi patologizado tomou o controle, ou melhor, está sendo usado por isolacionistas co-evolutivos como bode expiatório  para dominar a civilização a que sempre estiveram inconvenientemente relacionados.  

O idiota útil é aquele que apresenta uma forte predisposição/vulnerabilidade para internalizar um sistema de factoides ou meias verdades que poderão ser úteis para que tipos psicopáticos dentro de uma macro-dinâmica social/contextual, possam usar estas fraquezas para se perpetuarem no poder.

Dentro do espectro político, esquerda e direita estão equivocadas, justamente por se alienarem em relação às suas respectivas fraquezas e também entre si mesmas se a fraqueza de uma é a força da outra. 

(E penso, será que não seria interessante misturar as duas populações** Será que isso não poderia produzir uma população menos dualista e mais sábia**)

Eu acredito que o fenômeno do pensamento binário/dualista seja universal, isto é, que se manifesta em todas as populações humanas. No entanto, eu tenho a impressão de que seja mais intenso entre as cepas caucásicas da espécie humana do que em relação às outras raças.



A raça branca ''fazendo'' ''história'', isto é, perpetuando conflitos que estamparão novas edições dos livros didáticos. :(

Se é verdade que os brancos sejam em média mais ideologicamente (transcendentalmente) ''extremistas'', então poderia-se concluir por agora sobre a maior ''vulnerabilidade'' para bancarem os idiotas úteis, da esquerda ou da direita. 

Até agora, vendo pela montanha, do alto, é esta a impressão que tenho tido ''deles'.

Em um próximo texto eu vou falar sobre a possível característica cerebral que determina o sábio e consequentemente a constância comportamental racional, o equilíbrio das disposições femininas e masculinas de pensamento e ação. Empatia (lógica emocional) e lógica dedutiva bailando uma valsa em uma só mente

A maior variação de disposições comportamentais individuais ou de personalidade entre os caucasianos europeus pode nos ajudar a entender em partes esta situação, mas o idiota útil me parece se consistir em uma realidade universal, comum em todas as populações humanas.



 O único diferencial é o de estarmos vivenciando uma clara tentativa de genocídio contra os europeus e seus descendentes espalhados pelo mundo via miscigenação, baixas taxas de fecundidade/natalidade e imigração em massa. Portanto, temos tido a impressão de que apenas os brancos europeus é que são  os mais faustianos em suas transcendências. Pode ser verdade e existem fortes evidências de que se consista na verdade se populações mais competitivas tendem a ser mais extremistas do que aquelas que são mais socialmente persuasivas. Mas a idiotice utilitária apresenta muitas, intermináveis facetas...

Todas as populações que estão em média desprovidas de uma boa proporção de indivíduos que são naturalmente hábeis para o pensamento crítico-analítico-holístico ou sábio, serão enquanto coletividade e em sua maioria, compostas por ''idiotas úteis'', escravos ou subalternos subconscientes, que deixam que uma panaceia de desmandos corroam seus modos de vida particulares e singulares no espaço/tempo, em outras palavras, desprezam suas próprias vidas, seja porque estão convencidos quanto à perpetuação vital infinita via religião, seja porque (e é provável de ser o ponto mais importante) não tenham a disposição para reconhecer a importância/o valor da vida, não apenas a sua, mas também de outros seres humanos (valorosos) e de outros seres vivos, que pertencem a outras espécies.


O sábio é o anti-idiota útil por excelência

O idiota útil é efusivo, alegre, calmo e cheio de certezas EQUIVOCADAS. Costumamos ver em redes sociais a popularização de frases aforísticas em que ''as certezas'' são generalizadamente demonizadas por filósofos.


Somos todos iguais se 'somos todos'' uns idiotas úteis...

A verdade é relativizada porque ''na verdade'', ela se consiste na perpetuação da semi-escravidão via macro-estruturas sociais ou fazendas humanas. É conveniente que seja relativizada, para quê seja muito mais fácil dominar as massas. O idiota útil é o resultado universal da ênfase seletiva de longo prazo via socialização seleção cognitiva ou por ''trabalhadores servis'', domesticados. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário