Minha lista de blogs

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Tipos de fatores ambientais, (do ser ao meio), biológicos, circunstanciais, macro-sistêmicos e únicos ou vivências


Quem está na chuva é pra se molhar...

Do SER ao MEIO...

Ambientes altamente instáveis é provável que acentuarão a ocorrência de ''fatores ambientais com reverberações biológicas'' como a construção de arquiteturas genéticas (pessoas) de baixo fitness. Ainda não existem provas contundentes e precisas quanto a esta possível e lógica causalidade mas tudo nos leva a crer que gestações perturbadas por privações ou sem responsabilidade quanto a saúde do bebê, reverberarão no feto, reduzindo o seu potencial natural/ fitness biológico. Estes fatores ambientais são de natureza intrusiva, por afetarem diretamente a essência biológica do ser. Outros exemplos de fatores ambientais com reverberações biológicas são os vícios, por álcool, cigarro, sexo, etc... A idade dos pais durante a gestação que está comprovado que aumenta a carga mutacional e maiores ''perturbações'' epigenéticas, também são fatores ambientais só que se relacionam mais com o tempo do que com o espaço.

Ninguém nasce com predisposição comportamental para fumar mas com uma vulnerabilidade que se exposta ao hábito, é muito provável que irá provocar a irrupção/expressão desta predisposição. Existem espectros para (quase) tudo... de vulnerabilidades ou de forças onde que algumas pessoas serão muito mais suscetíveis de serem afetadas do que as outras. O mesmo se aplica à vulnerabilidade para a ênfase neurótica inconsciente que costuma resultar em problemas emocionais a mentais. E nestes casos, precisa de fatores ambientais circunstanciais negativos que possam reforçar este caminho. 

Se não somos todos iguais então pode ser provável especular que alguns grupos humanos serão mais biologicamente sensíveis à alterações ambientais ou instabilidades, enquanto que outros serão menos afetados pelo que acontece ao redor. É uma especulação lógica e válida enquanto especulação.

Fatores circunstanciais: o tempo e o espaço onde estamos terá grande influência na quantidade e qualidade/natureza de nossas experiências e suas posteriores/muito possíveis influências. Classe social, raça, perfil de personalidade, de cognição ou de intelecto, período em que está vivendo, o país e todas as suas características culturais, sociais e econômicas, em macro, micro e nano-escala, serão circunstâncias que tenderão a ditar o rumo de nossas vidas especialmente enquanto auto-expressão ou individualidade e realização/reconhecimento/externalização. Nossas interações com os meios onde vivemos que determinarão a natureza e o potencial das circunstâncias ambientais. ''Nascer'' escravo ou filho do rei tende a ter um enorme impacto tanto para a auto-expressão ou auto-sinceridade quanto para o reconhecimento pessoal, especialmente se for de qualquer excepcionalidade. Boa parte destes ''fatores ambientais'' podem ser resumidos à palavra ''injustiça'' ou lógica irracional, parafraseando meu pai dentre outros de gerações mais velhas, ''o mundo é assim, imperfeito, e você não pode mudá-lo''. A apatia é uma característica essencial para o perfil do escravo conformista.

Vivências/experiências ou fatores ambientais únicos:  as vivências ou fatores ambientais únicos/singulares são de fato específicos ao seus respectivos espaço/tempo particulares. São tão numerosas em nossas vidas/andanças quanto os microrganismos que estão suspensos pela atmosfera. E serão ainda mais prolíficas em mentes altamente perceptivas, que atribuem/dão valor (de diferentes naturezas) a uma quantidade muito maior de interações do que as outros tipos. 

Fatores ambientais macro-sistêmicos: políticos ou geopolíticos, que acontecem em uma esfera superior de influência, numa macro-esfera artificial/antropomórfica, e que influenciam os indivíduos que estão encapsuladas por ''ela''. Em uma comparação bastante pertinente, somos afetados por macro-influências que são ditadas do topo das pirâmides sociais primitivas em que vivemos. 

Os fatores ambientais tem sido elencados como as causas principais para as discrepâncias de ''realização'' (organização social, avanços na ciência, cultura ou artes, etc) entre as populações humanas. Na verdade, o fator biológico tem um impacto decisivo para a maioria dos casos. O fator bio-circunstancial (interação entre a vida/ser e o ambiente de vivência), de natureza macro-sistêmica, isto é, os ambientes que os seres humanos criam para si próprios e para os seus relacionados, tem um impacto em todos os fatores ambientais que foram conceitualmente propostos neste texto. Isto é, uma elite irresponsável/incompetente/psicopática é muito provável que provocará grande avaria à nação que estiver parasitando, se são as poucas pessoas que ''chegam ao poder'' que tenderão a determinar as diretrizes a serem impostas para o restante da população, seja em uma democracia moderna ou em uma ditadura. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário