Minha lista de blogs

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Novas observações sobre sabedoria e inteligência



A sabedoria é responsável (e muitas vezes, chata), a inteligência não...


É inteligente caçar animais ou mesmo domesticá-los em escala semi-industrial e matá-los para saborear a sua carne. 

Mas é sábio pensar racionalmente sobre a responsabilidade que seres mais sapientes carregam sobre o destino de outras vidas e isso nos remete surpreendentemente à palavra ''covardia'', quando ''agimos de maneira inteligente ou lógico/pragmática''.

A ''inteligência'' ou melhor dizendo, a astúcia lógico-dedutiva, o uso apenas da sabedoria cognitiva para a interação com o mundo ao redor, se utiliza do ''bom senso'' ou ''bom julgamento'', só que sem toda a carga moral/responsável que necessita para que possa se completar em um verdadeiro pensamento racional.

A inteligência é pragmática porque parte de raciocínio lógico.
A sabedoria é moral porque parte da racionalidade e como eu determinei em textos anteriores, na verdade, se consiste no uso do pensamento lógico visando na harmonia ou no equilíbrio, e quanto mais preciso/abrangente for este raciocínio, mais empático e harmônico será. 

O humor é inteligente, a ponderação no tratamento em relação aos outros não é. No entanto, pode-se ainda ser sábio, neste caso, ao buscar por novas maneiras de se equilibrar esta situação corriqueira em nosso mundo humano hipócrita. Por exemplo, pode-se fazer piadas (sadismo verborrágico) com os outros, mas repetir os ''elogios'' pra si próprio. Para que o humor funcione, precisa rir de quase tudo. Do contrário, sua seletividade inevitavelmente nos remeterá à falsa ideia de que alguns mereçam maior carga de deboche do que outros. 

Portanto, como conclusão deste pequeno texto, observa-se com clareza que a inteligência se constitui na continuidade sofisticada das tendências predominantes de comportamento pragmático das outras espécies animais, enquanto que a sabedoria por sua vez, se caracteriza, especialmente enquanto abordagem de interação/construção, pela tomada de consciência ou de responsabilidade, através de uma maior abrangência de análise e preocupação quanto a todas as variáveis circundantes. Tudo aquilo que é sustentável/funcional, mas que não prima pela harmonia perfeccionista, será lógico e inteligente. Mas não será suficiente...

A inteligência nos serve, a sabedoria não é ego-cêntrica. A inteligência é o melhor uso daquilo que temos enquanto arcabouço bio-cognitivo. A sabedoria é a crítica deste uso em prol de um maior compartilhamento de construções harmônicas, que extrapolam a lógica egoísta em prol da racionalidade holística. A inteligência ''nos vê'' enquanto um indivíduo atomizado, a sabedoria ''nos vê'' enquanto um indivíduo relacionado/conectado com o mundo ao redor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário