Minha lista de blogs

domingo, 29 de novembro de 2015

Criatividade: genes ou ambiente** Pergunte a um criativo!!



Se pode aprender intuição**

O pensamento criativo (divergente e/ou lateral) é um estilo intrínseco de abordagem ideacional, isto é, o criativo, especialmente aquele que for conceitualmente coerente com a criatividade (que eu já expliquei neste texto), apresenta grande disposição para pensar de maneira divergente e/ou lateral, desde o início (a fecundação) de seu pensamento, que já será propenso a se dar de maneira singular. Esta breve conclusão por si só acaba com o mito de que a criatividade possa ser aprendida, isto é, que se consista em uma habilidade adquirida por aprendizado e prática.

Talvez, se possa demonstrar como que o pensamento criativo nasce e se desenvolve, mas será por deveras complicado ''ensinar'' intuição, que é basicamente o meio mais característico de se ter ideias novas e de qualidade.

Se a alma da criatividade é a intuição, então esqueça, ninguém poderá aprender a ser intuitivo se já não tiver esta disposição inata. Ideias criativas brotam de maneira subconsciente, a partir de um acúmulo diverso de vivências essenciais díspares. O criativo ''genuíno'' tem muitas ideias e pensamentos, convergentes e divergentes, em relação a vários aspectos da fenomenologia/vida. Algumas dessas ideias poderão ser de alta qualidade e lhe chamará a atenção (chamam a minha atenção) da mesma maneira que uma bela mulher ruiva chamará a atenção nas ruas de um país ''moreno''.


Nenhum comentário:

Postar um comentário