Minha lista de blogs

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Qi e balança de peso



Qi estipula com base em mensuração superficial (porém relativamente efetiva).

A analogia entre balança de peso e qi me parece ser potencialmente inválida se os testes de qi não se baseiam em medições diretamente orgânicas da capacidade cognitiva tal como faz a balança de peso (ainda que superficialmente em relação ao peso do corpo). Para que tal comparação se torne válida deve haver a equalização de um dos dois para que se possa de fato fazer uma analogia mais coerente.


Portanto, ao invés de testes cognitivos, ''deveríamos'' mensurar a capacidade cognitiva por meio de medições:

- do tamanho do cérebro,
- número de convoluções, 
- número estimado de neurônios,
- características morfológicas (que tendem a reverberar logicamente em sua expressão neurológica.... que por sua vez produzirá o comportamento)...

Se quisermos de fato comparar coerentemente qi com balança de peso.

E podemos complementar, não apenas mensurando o ''tamanho bruto'', mas também a inteligência em tempo real através:

- do tipo de personalidade,
- por meio do quociente de sabedoria (a manifestação mais pura da inteligência via autoconhecimento/autoconsciência/empatia... o muito popular e pseudo-místico ''agir inteligente/racional'', tão comum em redes sociais).

Se a balança de peso não é 100% confiável, então vamos pensar cá entre nós, o quão válido devem ser os testes cognitivos... ainda menos**

Se eu ficar em cima de uma balança, eu terei em tempo real, o peso bruto do meu corpo (sem levar em consideração outras características como a distribuição corporal do peso por exemplo).

Se eu fizer um teste de qi, eu ainda não terei ''o peso bruto'' de minha inteligência tal como eu consigo ter em relação ao meu peso quando o meço em uma balança. O resultado não será muito similar. Qi é uma estimativa, é uma estipulação. É como se eu olhasse para uma pessoa e determinasse o seu peso apenas por observação. Qi é um quase-chute. O qi está quase lá e é por isso que é tão apreciado e considerado como ''o melhor que temos'' por muitas pessoas. Está quase lá, mas ainda não está.

Estar a 10 km de uma cidade x, não é o mesmo que estar dentro da cidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário