Minha lista de blogs

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Sabedoria, criatividade e probabilidades



SabedoriaCapacidade de capturar e analisar muitas probabilidades e de escolher pela melhor ou pelas melhores, de dar o julgamento mais adequado e correto primando pelo lógico (''simples'' reconhecimento de padrões) e concluindo pelo racional 
(reavaliação da lógica em busca de uma harmonização/perfeição ;)).

Parecem existir dois caminhos para uma abordagem sábia efetiva: a análise de várias probabilidades e/ou a precisão perceptiva, primando pela objetividade, isto é, dando importância àquilo que importa, as ideias-mãe, que são hierarquicamente mais influentes. O sábio, em média, pelo que parece, será extremamente preciso em suas avaliações/análises, ainda que possa ser totalmente possível vermos análises desta natureza que se iniciem com base na captura de uma grande quantidade de probabilidades. 

Criatividade: Manipular probabilidades, mesmo aquelas que estão potencialmente erradas, na finalidade de se produzir novas combinações (material, ideacional/reativa, contemplativa/artística...). A criatividade é a arte do improviso por excelência, especialmente porque tende a se dar com base na intuição subconsciente. A criatividade não tem como finalidade fundamental a harmonização mas a adaptação/resolução de problemas, que geralmente serão a curto prazo. 


Novamente a ''lógica intuitiva''... 

Descobertas espetaculares se baseiam na construção intuitiva de uma área completamente nova do conhecimento material ou ideacional/social humano. Ainda assim, se baseará na extrapolação coerente, retida de observações em relação à fenomenologia, tal como ''ainda se faz'' na ciência e como se fazia com grande frequência, nos primórdios da humanidade ''civilizada'' (compactada dentro de grandes fazendas/civilizações). 

Descobertas pontuais se baseiam na melhoria do conhecimento existente ou na construção de novas áreas, só que de menor impacto em comparação àquelas que são revolucionárias. Será o grau de originalidade funcional que delimitará os dois tipos de realização criativa, que eu determinei em um outro texto, que seriam respectivamente frutos de pensamento divergente (radical) e lateral (ponderado/construtivo).


Nenhum comentário:

Postar um comentário