Minha lista de blogs

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

A cultura/moralidade é subjetiva** Sacrificar seres humanos, aleatoriamente eleitos, para o Deus Sol, é subjetivo**

A cultura/moralidade é subjetiva** Sacrificar seres humanos, aleatoriamente eleitos, para o Deus Sol, é subjetivo**



Resultado de imagem para sacrifício maia

fonte: wikipedia

''ah gente, vocês precisam entender o 'contexto histórico' ''

A cultura/moralidade é subjetiva*

Não.

Sacrificar seres humanos, aleatoriamente eleitos, para o Deus Sol... é subjetivo**

Não.




A beleza é parcialmente subjetiva.


Uma frase, a meu ver, consideravelmente correta.


Você pode ter diferentes tipos de belezas baseado em diferentes critérios: cor da pele, tipos de nariz, nível de charme ou comportamentos sexualmente atrativos e/ou combinação do aspecto físico com criatividade, inteligência, altura, enfim, uma infinidade de possibilidades.

O gosto musical pode ser subjetivo.

Concordo, outra frase que está consideravelmente correta.

Subjetivo tende a significar: uma panaceia de elementos ou combinações de elementos que estão mais ou menos no mesmo nível quantitativo/de intensidade mas que variam a nível qualitativo ou vice versa.

Matar uma pessoa por motivação fútil (por exemplo, em sacrifício ao Deus Sol) não está mais ou menos no mesmo nível que ''respeitar o próximo que assim merecer'', e portanto não é subjetivo, é imoral, pra dizer o mínimo. Além de não estarem no mesmo nível de intensidade, dentro de um espectro de critérios específicos, também não estarão no mesmo nível qualitativo. 

Subjetivo também significa

 ''passível de ser substituído'' ou ''tolerado''.

 Por exemplo, gostar de músicas da MPB e marchinhas de carnaval, ou música clássica.

ISSO é subjetivo.

A cultura/moralidade é subjetiva*

agora sim, baseado na maneira correta de se aplicar o termo subjetivo, sim, pode ser... assim como pode ser também imoral. 

Existem diferentes maneiras de se aplicar os termos, subjetivo e objetivo, assim como qualquer outro, ainda mais se for de natureza abstrata. No entanto, algumas maneiras parecem ser melhores do que outras. Por exemplo, diz-se que subjetivo é aquilo que está relacionado com a perspectiva pessoal. Ok, mas se objetivo é antônimo de subjetivo, então talvez possa ser possível dizer que a melhor maneira de entendê-lo será por meio do seu termo  contrário.

Subjetivo também se consiste na perspectiva pessoal, DESDE QUE for baseado em valores factualmente corretos de comparação, porque, especialmente o ser humano, costuma ser caprichoso na arte da auto-decepção.

A maior parte  da ''arte'' moderna não é apenas ou especialmente subjetiva, mas desqualificável enquanto arte. Subjetivo, novamente, é termos dois ou mais elementos de comparação que estejam no mesmo nível, qualitativo ou quantitativo, mas que se difiram em outros valores, novamente os exemplos já citados, da música e da beleza.

Bossa nova e música clássica são diversamente equiparáveis (subjetivo). Bossa nova e pagode não são. Música clássica e funk não são. 

Música clássica e boa música de samba talvez sejam minimamente equiparáveis. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário