Minha lista de blogs

terça-feira, 25 de outubro de 2016

Normais e neurotípicos, redefinições (ou não, apenas pedantismo de minha parte)

Resultado de imagem para conformidade experimentos

Fonte: pinterest

Normal= que ou aquele que segue as normas sociais, geralmente desprovido de criticismo em relação à natureza, lógica e moral, dessas normas.

Neuro-típico= que ou aquele que apresenta padrões de funcionamento ou operacionalidade mental/cerebral típica/prevalente. 

A maioria dos normais são neuro-típicos...

No entanto é possível dizer que:

a maioria dos neuro-atípicos serão normais (seguem normas sociais, conformistas qualitativamente acríticos),

muitos neuro-atípicos disfuncionais ou que padecem de alguma desordem mental mais intrusiva ou influente, serão normais (em jargão grosseiro, desnecessário e impreciso: 'muitos doentes mentais serão normais''),

alguns a muitos abnormais serão neuro-típicos, isto é, não seguirão as normais sociais ''como se deve'', mas apresentarão padrões invariavelmente típicos de operacionalidade ou funcionalidade mental.

A palavra normal é um adjetivo derivativo, derivado da/ de sua palavra primitiva/primária ''norma''. 

A palavra neuro-típico é um neo-adjetivo composto e derivativo, derivado das palavras primárias neuro e típico.

Como normal e neuro-típico não são sinônimos, então há de se apelar pela precisão semântica de modo a dar-lhes as suas verdadeiras faces, mais mutuamente dissociadas, e com algumas reverberações interessantes, por exemplo, no caso de muitos ''portadores'' de transtornos/desordens e doenças mentais, em que se poderá ser neuro-atípico e normal ao mesmo tempo. Sim, aquela pessoa que escuta vozes, acha que todos estão lhe perseguindo (quando não estão), pode ser normal, desde que, paralelo a isso, apresente tendências de comportamento conformista à regras sociais que estão em voga, e o faça sem maiores considerações ou escrutínios.

típico e normal tem sido entendidos como sinônimos, se tudo aquilo que é típico tende a ser prevalente, comum, repetitivo, constante... característico

no entanto, um comportamento típico não será o mesmo que um comportamento normal, em especial com a aplicação da precisão semântica.

O comportamento esquizofrênico, até então, como era compreendido, semanticamente falando, é típico àquele que padece dessa desordem, mas não é normal, como antes era entendido = comportamentalmente saudável, e como eu estou tentando entender, não é normal porque não é o mesmo que seguir normas sociais. E no entanto, a maioria dos esquizofrênicos parecem ser ou buscar pela conformidade social acrítica.

Formal = que segue ou se relaciona com o formalismo.
Normal = * 


O normal é superestimado... especialmente porque muitas pessoas aplicam o termo de maneira equivocada, associando-o à ''saúde mental comportamental'' enquanto que, como eu já comentei antes, a verdadeira ordem mental epicentraliza-se no espectro da racionalidade e da sabedoria.

Portanto, os sábios que tendem a ser neuro-atípicos e abnormais, são os verdadeiros ''normais'', enquanto saúde mental comportamental. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário