Minha lista de blogs

segunda-feira, 8 de maio de 2017

Equívoco grave porém perdoável. Mensurar = extensão e não o peso


Eu já disse que se os testes cognitivos mensuram então só podem estar mensurando o peso. Bem, também deve ter como mensura-lo/medi-lo, sem necessariamente pesá-lo, mas é óbvio que neste caso estaremos falando de extensão ou altura. Eu cometi ou tenho cometido o equívoco de associar o verbo mensurar à medida de peso, confundindo-o com extensão, ainda que também não esteja tão errado assim. No mais o peso também pode ser chamado de "altura horizontal" ainda que definitivamente se relacione com valores absolutos de massa que encontram-se dentro de uma certa estrutura. Portanto eu admito que tenho cometido o erro crasso acima demonstrado. Interessante pensar que, já que o QI mensura a extensão-potencial das capacidades cognitivas, desprezando as capacidades psicológicas, e não necessariamente o peso da inteligência, como eu tenho falado, então o que de fato se consistiria o peso neste contexto pseudo-metafórico?? 
O que está dentro? O que ocupa o/este espaço? Talvez a qualidade?

Enfim, é isso, eu falo tanto de precisão semântica e no entanto eu tenho pisado feio na bola justamente neste departamento. Me perdoem por isso, 

Resultado de imagem para vergonha gif

Nenhum comentário:

Postar um comentário