Minha lista de blogs

quinta-feira, 4 de maio de 2017

Recessividade e dominância... um adendo para o texto ''Recessivo, ... , Dominante''...

Eu disse bem no início deste texto que: ''os genes recessivos são aqueles que não se expressam... e que os genes [CONTEXTUALMENTE] dominantes são aqueles que se expressam''. Percebam que usei o termo ''contextual''. É fato que a recessividade manifesta-se quando existe a necessidade que ambos os parceiros apresentem certos genes para que estes possam se expressar fenotipicamente em seus filhos. O exemplo dos olhos azuis, que podem se manifestar nos filhos de pais com olhos castanhos, mas que, sem o compartilhamento desta similaridade pelo casal, as chances para que possam se expressar serão reduzidas de maneira drástica. No entanto, creio eu, a ideia de recessivo e dominante também dependerá do contexto individual de cada um, porque o que pode ser recessivo pra um pode não ser pra outro. Neste caso, não estamos falando de transferência inter-geracional de genes, ou herança genética, mas em relação ao próprio indivíduo. Por exemplo, se o canhotismo é um traço recessivo, então ao menos para os canhotos o oposto será verdadeiro. Sim, quando analisamos a herança genética, podemos dizer que certos traços são recessivos 'ou'' dominantes, mas quando analisamos o produto final ou o indivíduo, será o seu contexto biológico particular que definirá o que pra ele é recessivo e o que é dominante. Eu sou canhoto e portanto pra mim este traço é dominante porque se expressou, enquanto que eu posso ter genes para os olhos claros, mas porque este traço não se expressou em mim então ele é recessivo [pra mim]. Temos a natureza geral de certo traço em relação ao contexto coletivo, e é daí que geralmente determinamos se o traço é recessivo [ metamórfico ] ou dominante. e temos o contexto individual, em que, independente de sua natureza geral/coletiva, o ''traço'' será ou não dominante de acordo com a conjuntura de cada um. Temos dois valores: os que são extraídos da conjuntura coletiva de onde é originalmente derivado ou de onde se está, e os que são extraídos da conjuntura individual. 

Eu acho que já falei sobre este assunto ante, este post é apenas um adendo para o texto que linquei, logo acima, para sanar qualquer dúvida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário