Minha lista de blogs

terça-feira, 9 de maio de 2017

Nova e rapidamente: QI, inteligência e ingredientes...

Eu já havia comentado que os testes de QI mensuram os ingredientes que compõem a inteligência/ a receita. No entanto eu também acho que os ''ingredientes'' desta receita, isto é: verbal, matemática, espacial, etc..., que eu denominei de capacidades intelectuais/cognitivas secundárias ou auxiliares, reproduzem ou contribuem para as capacidades intelectuais/cognitivas primárias ou decisivas, que se consiste basicamente na capacidade de raciocínio ou de pensamento. Sim, esses ingredientes [mais os ingredientes psicológicos] compõe a inteligência, mas também o raciocínio, e os testes cognitivos os mensuram e de maneira [mutuamente] ''atomizada''. Em outras palavras, mensura a periferia da inteligência, e não o seu centro, de onde ela de fato se principia [autoconhecimento, compreensão factual, etc].

Pronto, sem mais repetições sobre este assunto, ao menos se tiver um novo pseudo-quase--não-insight...

Nenhum comentário:

Postar um comentário