Tal como a inteligência.
Só existe uma inteligência e ela é capturada pelo fator g (psicométrico), dizem os psico-matemáticos. Só que não. Sim só existe uma inteligência. Não, o fator g não a captura em sua totalidade de facetas ou perspectivas, apenas o seu aspecto cognitivo e sem contextos reais. Portanto sim, só existe uma inteligência que varia de intensidade quantitativa/intensidade por si mesma e qualitativa/ tipo e eficiência. E não, a inteligência não é apenas uma porque é capturada pelo fator g psicométrico, mas porque se consiste em um sistema integrado que se subdivide em subsistemas, tal como o organismo/sistema humano.
Existe um modelo auto-evidente de como que se compõe a inteligência: Verbal, espacial, aritmético [subsistema cognitivo secundário}, memória, criatividade (subsistema psico-cognitivo secundário**), racionalidade {subsistema psico-cognitivo primário*). E existem tipos ou variações predominantes deste modelo basal (''ou'' padrão de inteligência.
Da mesma maneira que não existem múltiplas personalidades ou tipos de personalidades e pelas mesmas razões que a inteligência, porque só existe um sistema de personalidade ou modelo de personalidade. Assim como acontece com a inteligência a personalidade varia de tipos.
Ou
ou
não...
Nenhum comentário:
Postar um comentário