Minha lista de blogs

quinta-feira, 23 de março de 2017

Novo super--combo de novas ou nem tão novas ideias, pensamentos, achismos e conchavos

1- Instinto cognitivo= savantismo

Instinto afetivo= impulsividade

São a maioria dos seres vivos não-humanos de

 cognitivamente ''savant'' e de comportamentalmente ''impulsivos''*

 2- Eu sou e não sou preguiçoso

Eu tenho o meu tempo, lhe sou fiel e isso necessariamente não quer dizer que eu seja preguiçoso, só que eu dedico, diga-se, uma boa parte do [meu] tempo, pra mim mesmo, meio narcisista, mas benigno, ao menos até agora...

Autenticidade versus subserviência à massificação laboral do tempo individual.


Não me apressem, eu tenho o meu tempo...

3- Nota de partida da ginástica artística está para a herdabilidade (basal) assim como nota final está para a hereditariedade ("herdabilidade final")

A nota de partida na ginástica artística se consiste no potencial de nota máxima na execução, o famoso "perfect 10", de um rotina. Quando tudo aquilo que a/o ginasta treinou dá certo durante a exibição oficial, partindo da ideia de que perfeição nada mais seria do que o ponto exato de equilíbrio.

Portanto temos a nota de partida que foi calculada com base nos exercícios que foram combinados em uma mesma rotina e também temos a nota final, ou de fato, que se consiste na nota que a/ginasta recebe logo depois de sua exibição oficial. 

Temos a expectativa e a realidade, temos a previsão e o resultado.


 Talvez também possamos usar analogamente falando este exemplo do código de pontuação da ginástica artística para falar ou comparar com herdabilidade e hereditariedade genética.

Interpretando e exemplificando de maneira literal a herdabilidade: recessivo ou dominante/fenotípico*

Conceito de herdabilidade

é um coeficiente genético que expressa a relação entre a variância genotípica e a variância fenotípica, ou seja, mede o nível da correspondência entre o fenótipo e o valor genético. Assim, a herdabilidade mede o grau de correspondência entre fenótipo e valor genético que é, em última instância, aquilo que influencia a próxima geração.


A mais importante função da herdabilidade no estudo genético refere-se ao seu papel preditivo, expressando a confiança do valor fenotípico como um guia para o valor genético ou o grau de correspondência entre o valor fenotípico e o valor genético.

Aquilo que eu falei faz tempo sobre o conceito de herdabilidade, que se refere claramente a algo que pode acontecer, que apresenta um valor preditivo.

Traços dominantes são indubitavelmente fenótipos, a partir do momento em que eles se expressam em um indivíduo ... mas não necessariamente em outro.

OU NÃO

watcha tcha...

Em outra ideia mais a frente eu desenvolvo um pouco melhor esses meus micro-pensamentos sobre herdabilidade... 

4- A ciência [especialmente em seu estado atual] tem o mesmo efeito que o humor: banalização da vida e de seu significado 

5- Lateralidade: são as vidas "assexuadas" (auto-sexuadas) "ambidestras"???

6- O capitalismo perverteu a ideia de cooperação e trabalho

trabalho virou exploração normalizada

cooperação virou chantagem


7- Lógica: Solução parcial de problemas e justificação da tolerância em relação aos problemas que forem mantidos

 Racionalidade: Solução de todos os problemas possíveis de uma certa situação...

 Sabedoria: Prevenção de todos os problemas possíveis e maior diferenciação entre as classes de problemas, porque nem tudo aquilo que é qualitativamente polêmico que será fatalmente inútil.

Quase ou praticamente um espectro de altruísmo

Lembrando que a diferença maior entre racionalidade e sabedoria mais parece se localizar no diferencial de consciência estética/ artística generalizada, em que a segunda buscará pela beleza/harmonia em todos os lugares enquanto que a primeira será mais fria e pragmática, ainda embebida da lógica.

Até poderíamos pensar nas três da mesma maneira que pensamos no espectro da extroversão, ambiversão e introversão, da superficialidade à profundidade.


8- Inteligência e criatividade são sobre MAIS, sabedoria é sobre MENOS

Inteligência e criatividade buscam pelo excesso, a sabedoria pelo necessário, especialmente no que diz respeito à construção cultural e material dos ambientes de vivência.

O pé no chão do hiper realismo da sabedoria versus as irmãs psicóticas que sempre desafiam as leis do bom senso, visando mimar o senso comum.



9- A diferença entre inversão sexual psicológica de androginia sexual/psicológica 


Um homossexual mais afeminado não é o mais andrógino de sua classe [homossexual]... 

Maior a inversão sexual/psicológica maior será a homogeneidade comportamental e menor será a androginia.

Um homossexual mais afeminado ou uma lésbica mais masculinizada não são mais andróginos do que um homossexual ou uma lésbica que são menos sexualmente/psicologicamente invertidos porque eles são mais homogeneizados em direção à 'inversão" psico-sexual. 


Eu, por exemplo, que  sou do tipo que não é mais afeminado, posso dizer talvez que, seja mais andrógino em comportamento e em tipo de pensamento, justamente por comungar diferentes estilos dos mesmos em maior frequência e autenticidade do que os tipos mais sexualmente invertidos.

 Um típico homossexual afeminado tenderá a ser homogeneamente mais parecido com as mulheres heterossexuais típicas, em relação à maioria dos seus tipos de pensamento e de comportamento, enquanto que eu, que represento um tipo mais "discreto", mostro-me muito mais diverso neste mesmo aspecto. Por exemplo, eu posso pensar a priore como um pensador masculinamente lógico e ao mesmo tempo gostar de novela como uma típica mulher heterossexual... [ainda mais se for novela mexicana, ;)]


10- Depressão melancólica/existencial e não-melancólica 

O enfraquecimento progressivo da melancolia (o apego realista à vida) ocasionando a depressão.

Versus

Depressão causada por outros fatores por exemplo uma sucessão de infortúnios.


11- Convencional é melhor que normal

Apesar de se consistir em um termo moralmente neutro, em sua raiz primitiva, é melhor usar o termo convencional do que o termo normal, ou eu estou achando que seria o melhor.


12- Por que os ativistas veganos são tão ''chatos'* 


Será que na época da escravidão os abolicionistas eram chatos também*


Imagine-se como um abolicionista em pleno Brasil-colônia... onde quer que você vá a escravidão está presente, onisciente e sufocante. A maioria das pessoas ao seu redor, muitas vezes os seus parentes mais próximos inclusos, olham com indiferença para a mesma realidade e até tendem a tratá-la como ''o normal'', com condescendência. Até podem ter um ou dois escravos... os castigam quando não obedecem às suas ordens... Muitos se não a grande maioria dos seus conhecidos também tem escravos e os maltratam.

 São poucos aqueles com a sua consciência moral no lugar certo.

Refaço a pergunta, por que é que os ativistas veganos ''são tão chatos''**


13- O ser humano é invariavelmente um multi-estrategista (predador, parasita, mutualista, trabalhador dentro de um mesmo indivíduo..) enquanto que a variação de estratégias evolutivas tendem a ser menores nos/dentro dos indivíduos das outras espécies

O normal mais parece com um amalgamento de todas essas estratégias. 

O sábio, por causa de sua maior autoconsciência, parece ser o mais consciente desta possível natureza universal humana [potencial de uso), invariavelmente distribuída entre os indivíduos.



14- ''Nova' teoria política sobre as sociedades humanas: Extroversão versus introversão 

Sim, lutas, ou mais precisamente, conflitos de classes, estão sempre acontecendo mas não é apenas do rico contra o pobre e/ou contra a classe média, ou qualquer outra conjugação social conflituosa, mas ainda mais intrínseco ... de diferentes tipos psico-cognitivos de seres humanos e eu sequer chamaria de luta de classes porque o que temos na maioria das vezes não são bem "lutas" mas conformismo à autoridade do momento e caça às bruxas do contexto.


15- Todos os seres vivos tem conhecimento, só que é de natureza instintiva

Todos os seres vivos tem conhecimento, estúpido dizer que apenas os filhinhos do papai do céu que ''o'' detém, só que o conhecimento deles é evidentemente muito mais instintivo, isto é, eles sabem SEM SABER, sem ''refletir''. 

O instinto também pode ser denominado de introspecção extrospectiva, não necessariamente em um sentido de completude, tendo as duas ativas e afiadas, mas de unidade, tal como no caso do pensamento e da ação, que ''eu determinei'' que se encontram predominantemente unidos em um cenário instintivo. 

Instinto = ''uma célula'' pensamento/ação [ o espelho que não se vê]
Cultura = ''duas células'' pensamento e ação [ o espelho que se espelha em outro]
Razão = ''três células'' pensamento, ação e ''reflexão'' constante dos dois [ o espelho que espelha o espelho que espelha o primeiro ]

16- A diferença entre MUITO e MAIS e as suas aplicações mais corretas

''Muito inteligente'' é melhor que ''mais inteligente'' 

Muito/pouco é neutro
Mais/menos é comparativo, em relação às características positivas 

Ele é muito engraçado 
Ele é mais engraçado



''Muito louco'' é pior que ''mais louco''


Muito/pouco é comparativo
Mais/menos é neutro, em relação às características ''negativas' e/ou polêmicas

17- 
O lado negro da sabedoria e baseado na triarquia dos sociotipos: A preguiça natural/ não proposital do observador ou do sábio mutualista 

O trabalhador trabalha...

Porque não pode manipular nem entender a macro realidade de maneira mais precisa 

O manipulador manipula para não trabalhar...

O observador busca entender, para não manipular os outros como o manipulador, mas também para não trabalhar como o trabalhador...


Veredito final: preguiçoso.

18- Trabalhador, manipulador e observador 

A crescente liberdade em relação ao ambiente.

O trabalhador é o que mais se submete ao ambiente, muito parecido com os seres vivos não-humanos, 


Se conforma mais, se adapta menos { especialmente em relação às mudanças)

O manipulador luta contra o ambiente e muitas vezes o recria se for muito macrospectivamente inteligente + bem sucedido,


Se adapta mais, se conforma menos

O observador é o que se liberta mentalmente [a priore} da tirania dos ambientes e mais especialmente dos ambientes humanos. 


Se conforma menos do que se adapta, mas pode ter grande capacidade para se adaptar às mudanças.

Maior a autoconsciência maior a [auto]diferenciação do sujeito/do ser, em relação ao ambiente/sociedade/ecossistema em que vive.


19- Ponto final ou beco sem saída... A maioria dos seres humanos se conformam às culturas a que são expostos porque eles não veem outra saída nem força para tentar entender e se possível lutar contra essa habitual maré... Para o intelectualmente curioso o copo está sempre cheio e transbordando.... 

O intelectualmente curioso por causa de sua sede insaciável ou prolongada de conhecimento + maior consciência estética/universal tende a ser tal como uma espécie de "cidadão natural do mundo" que está sempre em busca de novas maneiras de entendê-lo, idealista, independente do meio particular/regional em que ele se encontra.

O intelectualmente curioso e mais inteligente é na maioria das vezes uma espécie de ''cosmopolitano congênito'', que nasceu predestinado para analisar (e muito provavelmente rejeitar] a cultura em que nasceu, e a qual lhe foi destinado. 


20- Triarquia dos sociotipos e ideologia 

Como que os sociotipos interpretam as ideologias, religiões "ou" culturas??

Trabalhador: Submergido/ ou oposição contextual (quando a sua 'ideologia ou cultura instintiva' estiver sendo rechaçada pelo status quo dominante o trabalhador, especialmente, tende a se tornar a ''oposição do momento'').

Nível mais alto de inteligência: Cientista / ainda que os cientistas mais inteligentes sejam de trabalhadores-manipuladores e trabalhadores-observadores.

Nível mais baixo de inteligência: Ideólogo e o naturalista simplório ( o perfil do ''Stanley Kowalski'')

Manipulador
: não totalmente submergido a ''liberto'' ou ''à superfície''.

Nível mais alto de inteligência: Governante 'brilhante", político de grande astúcia, empresário de grande sucesso [geralmente imoral e conurbado com o sociotipo trabalhador], ''celebridade'' [não todas, evidentemente], líder 'religioso', etc...

Nível mais baixo de inteligência
:
Em média, charlatão de baixo funcionamento [perfil do inoxidável ''Seu Madruga'', só que neste caso o mesmo mais se parecerá com uma mistura dos três tipos, com predomínio do manipulador. Este é um exemplo fictício deste tipo de ''baixo funcionamento'', mas por causa de sua natureza ímpar, não deve ser tratado como o exemplo predominante da classe, até mesmo porque este tipo tenderá a ser muito menos simpático que a personagem]

Observador
: natural outsider especialmente em relação às culturas correntes e que tende a torná-lo uma oposição "universal" [em contraste com a oposição contextual, típica do trabalhador]

Nível mais alto de inteligência
: Filósofo verdadeiro ou sábio... Potencial para líder.

Nível mais baixo de inteligência
: Pensador racional mediano, propenso a cometer erros constantes em seu debruço analítico, caracteristicamente constante; artista perturbado pela angústia existencial, não necessariamente relacionado à baixa inteligência, mas talvez à baixa capacidade de desenvolvimento sadio da sabedoria, que é o teto ou o máximo do observador.


21- Regressão convergente (filhos ''piores'' que os pais só que com as mesmas características gerais), 

regressão divergente (filhos ''piores'' e mais distintos que os pais), 

evolução convergente (filhos ''melhores'' que os pais, ou versões melhoradas dos próprios pais) , 

evolução divergente (filho ou filhos ''melhores'' que os pais só que de maneiras mais distintas ou mutantes), 

inércia inter-geracional (filhos muito semelhantes aos pais) 

22- O homem típico gosta de receber prazer mas não de dar. A mulher típica gosta de dar prazer, mais do que de receber, OU, ela se satisfaz dando prazer. 

E o mesmo para os dois tipos de homossexuais, ativo e passivo??

23- Case, tenha filhos antes... depois,  faça ''o que quiser'' ... proposta esdrúxula de sociedade ideal que não sacrifica o DEVER da reprodução saudável nem o DIREITO ao sexo ''livre'

Tenha filhos antes (entre os 20 anos),

Faça ''o que quiser'' de sua vida sexual depois,

Especialmente se for comprovado que o ''estilo de vida sexual'' (mais ou menos promíscuo) pode alterar ou afetar os genes de [possíveis] filhos...

24- Evidentemente que se pode ter indivíduos que são decididamente mais inteligentes nas ciências humanas/ e de maneira geral ou especificamente profunda do que de indivíduos que são apenas inteligentes nas ciências biológicas/e exatas 

25- Tentando entender o meu cérebro via neurociência pré alfabetizada

Maior ansiedade social, maiores tendências conservadoras = maior [ativação da] amídala direita* 

Maior introspecção = ''córtex pré frontal anterior'' cheio de matéria cinzenta e branca e/ou mais ativo*

 
Homossexualidade e androginia sexual psicológica= características cerebrais ''mais femininas''*

Maior criatividade* = Cérebro mais simétrico ''e/ou'' melhor conectados** [maior ''quantidade'' ou ''sei lá o que'' de matéria branca conectando os dois hemisférios do meu combalido cerebrinho]



...

mais conectado entre os hemisférios, mais feminino, maior ativação na amígdala direita [ ou nas duas*), maior ''córtex pré-frontal''* 


26- Eu sou do tipo que precisa que alguém fale que não está gostando de algo para que possa mudar a minha conduta 

Porque eu não tenho bola de cristal...

Se não há reclamação eu posso facilmente interpretar que está ok, que posso continuar.

O meu desejo pela objetividade, honestidade/sinceridade/clareza/respeito nas interações me faz ser assim, direto e franco.


27- Pequena criatividade tem sempre que ser paliativa*


Claro e evidente que não.

28- Vivacidade, uma característica chave para a omniversão

Todas as ''superexcitabilidades'' de Dabrowski se manifestando em um mesmo indivíduo, e de maneiras bem mais intensas do que é o hábito.

Super excitabilidades = psicomotora, Sensual, Intelectual, Imaginativa e Emocional = vivacidade = omniversão, que também pode ser vislumbrada por meio de ''pontuações altas'' em ''abertura para a experiência'', em todas as suas facetas, do intelecto à disposição emocional e artística. 

E pontuações qualitativamente altas podem resultar ou geralmente resultam na sabedoria.



29- ''Herdabilidade entre gêmeos univitelinos'' = na verdade se consistiria no ''nível de sincronia fenotípica entre os mesmos'' e não de ''herdabilidade'', pressupõe-se que se dá dos pais para os filhos....

Evidente que entre irmão gêmeos idênticos haverá uma maior simetria/sincronia fenotípica.

Outro pensamento que me veio à mente neste exato momento:

No caso da homossexualidade, mas que pode ser de qualquer outro.

Alguém se lembra da ideia de recessivo e de dominante**

Por exemplo, um par de gêmeos idênticos: um tem olhos azuis, o outro não. Mas o outro tem genes recessivos para os olhos azuis, que, evidentemente, não se expressaram. Aí na % de herdabilidade, este ''pormenor'' (básico da genética) não aparece ou melhor, não se dão conta que o conceito da mesma é a....

''variação fenotípica em relação ao genótipo''

A variação fenotípica foi de ''30%'' de concordância entre os gêmeos idênticos...

Mas e em relação ao genótipo, em que os traços recessivos [ao indivíduo) também estarão presentes**

Então talvez também seja importante saber o genótipo que foi compartilhado pelos gêmeos para se poder comparar a variação fenotípica com o mesmo.

Portanto, no exemplo semi-alfabetizado, nós temos 30% de concordância fenotípica entre os gêmeos idênticos para olhos azuis, diga-se, para um par específico de gêmeos, e no entanto os dois apresentam genes para a expressão da cor azul nos olhos.


Tal como no caso dos irmãos, gêmeos ou não, em que um nasce com autismo e outro nasce prodígio...


30- É muito mais fácil capturar os efeitos do que as causas dos eventos ou mecanismos...

Os efeitos, na verdade se consistem nos ''fatos primários'', isto é, na manifestação de fenômenos ou situações, e não em suas causas. Por isso que ''o ser humano'' inventou a ciência, a filosofia, a cultura e mesmo a religião. Para que possa explicar as causas ou as origens dos efeitos que interagem diretamente consigo. Os ''fatos secundários'' ou ''fatos finais'' então, se consistiriam justamente nos ''fatos de interação indireta'' ou ''implícitos''. Por exemplo, nós interagimos com a chuva que se consiste no efeito e não na causa de si mesma. A causa é aquilo que faz a chuva acontecer. 

Outro exemplo: a pobreza social humana. O fato primário é auto-evidente, ou sensorialmente capturável, diretamente associado à verdade objetiva, enquanto que o fato secundário ou ''final' encontrar-se-á envolvido pela verdade subjetiva ou abstrata. Até poderíamos dizer que muitas causas são puramente abstratas. A[s] causa[s] da pobreza social humana é um conjunto de fatores de diversas naturezas, política, social, psico-cognitiva OU biológica, que não podem ser diretamente capturadas ou entendidas, mas indiretamente. Para entender a causa é necessário ''voltar em seu tempo de manifestação'', em sua origem, tal como seguir o rio até à sua nascente. 


31- Sábio, o outsider existencial, 
criativo, o outsider psico-cognitivo
 e o superdotado, o outlier psico-cognitivo

Outlier = muito à frente

Outsider = fora

olhando por esta perspectiva o criativo parece localizar-se entre esses dois mundos, mas especialmente em relação aos contextos humanos, quase sempre ''não-ideais''.

32- Níveis de praticidade e de personalidade anti-social

Pessoas extremamente práticas [ generalizadamente práticas, que não ponderam as suas ações ]  podem ser denominadas de proto-psicopáticas.

33- A diferença entre o apreciador e o criador, o nível de autenticidade entre apreciar o objeto e de querer ''sê-lo''

O apreciador de arte versus o artista

Semelhante ao psicótico que deseja ser como ao seu ídolo, e aquele fã que 'apenas' o idolatra. 

34- ''Extremo sinal de saúde mental'' = aprender a ficar sozinho, a suportar a si mesmo... a relação da auto-empatia/ proxy para auto-estima com a sabedoria e com a psicopatia

Será que os psicopatas também são capazes de ficarem sozinhos, apenas consigo mesmos, suportando calmamente a solidão* Ou será que os seus ímpetos de predadores ou de parasitas [se forem mais sociopatas, o psicopata neurotípico/emotivo] os fazem tão dependentes do sofrimento e predação alheios que a solidão os tornará, em média, igualmente propensos à neuroses que também tendem a assolar [possivelmente] a maioria dos neurotípicos num mesmo estado*

É muito provável que sim, que os psicopatas [e não sei no caso dos sociopatas] podem facilmente suportar a solidão, e também os muito sábios, no primeiro caso, por não sentirem falta do calor humano, apenas do seu potencial de exploração, e no segundo caso, por sentirem o calor puro emanando de si mesmos, a felicidade existencial, além de também estarem sempre bem consigo mesmos, tendo poucas auto-neuroses, se já se encontrarão permanentemente espantados com a beleza da vida, mesmo diante de tantos problemas, e em especial os estúpidos problemas humanos.


35- ''QI é inteligência'' = lhe disse um criador de testes de QI ...

 O conceito e a aplicação de inteligência longe de olhos subjetivos


Eu acho que já falei sobre isso porque é tão óbvio e tão necessário, mas vamos de novo. Criadores de testes de QI inventaram os testes, mas com base em que*

Primeiro, em si mesmos, no que eles acreditam que seja inteligência;



Segundo, baseado em um ponto-cego pretensamente neutro... que todo ou quase todo cientista acredita ser ou ter encontrado: a neutralidade, se esquecendo que, apesar de suas tendências de temperamento mais emocionalmente estável, eles também acabarão se sobrepondo ao objeto de escrutínio ou pesquisa, de maneira que, é sempre mais do que recomendado desconfiar de si mesmo, antes ou durante o processo de labuta científica ou de qualquer outra natureza, e se possível, tendo a ética filosófica como um farol a ser seguido.

No mais, é aquelas, se os inventores e os seguidores, por exemplo, da ''inteligência emocional'', o fizeram e o fazem também por razões pessoais, e o mesmo para os criadores e seguidores dos testes de QI, então a verdade, é muito provável que não será um ou outro, mas os dois, como complementos para o conhecimento completo da inteligência. Testes de QI = pensamento convergente. ''Inteligência'' ou habilidades emocionais = pensamento emocional ou afetivo. 

36- A felicidade é a generalização da alegria que por sua vez se consiste em uma das facetas da sabedoria
 


A generalização existencial da alegria em combinação com conhecimento progressivo sobre a [espinha dorsal da] macro realidade também se consiste em uma das facetas da sabedoria...

Independente da situação ''lá fora'' a felicidade existencial ou pura da sabedoria mantém-se quente ''dentro do coração sábio''...

37- Por exemplo, desde que os orientais adotaram a culinária ocidental, que eles...

Não, espera aí...

Eles adotaram a culinária ocidental que é em sua maior parte baseada em alimentos derivados do leite???? 

Não.

Houve uma redução da subnutrição nesses países. 

Mas vamos lá. Se o consumo de carne/animal morto é a responsável pelo aumento da estatura então alguém me explica o porquê dos sul e norte europeus apesar de  apresentarem consumo parecido se diferenciarem em estatura??

E alguém me explica também como é que aqueles dinossauros vegetarianos de porte gigantesco existiram??


A melhoria da alimentação por si mesma, com ou sem carne, aumenta a estatura... ou apenas com o consumo de ''carne''**

38- Eu sou uma quimera do meu pai, de minha mãe .... "e do meu tio" [** será**}


Do meu pai eu ''herdei'

Teimosia
Orgulho
Honestidade
Apreensão aos detalhes

De minha mãe eu ''herdei'

Carisma, em momentos específicos
Criatividade
Alguns gostos culturais
Empatia relativa

Inteligência verbal
Tendências neuróticas e hiper-empáticas [ se preocupar muito com aquilo que os outros pensam de mim = um tipo de empatia ou espelhamento interpessoal, proto a paranoico ]

"Do meu tio materno"

Astúcia interpessoal/ capacidade de entender o outro melhor que a si mesmo [só que eu não sei o quão bom ele está nisso]
Apreensão a detalhes [especificamente falando... um certo talento para a apreensão de minúcias]
Ótimo senso de humor (também presente em minha tia materna)
Fobia social
Imaginação fértil
Tendências anti-sociais
Elitismo/pedantismo


39- Inteligência: Maior facilidade e menos gasto de energia para apreender especialmente em relação àquilo em que se é mais naturalmente inteligente, menor gasto de energia mental.

 Criatividade: Maior gasto de energia como resultado de grande foco ou obsessão em relação a certo assunto ou assuntos.

 Sabedoria/racionalidade: Gasto intermediário de energia mental.

Inteligência tende a reforçar preconceitos e dissonância cognitivos [aquilo que entendemos como inteligência]

Criatividade pode "melhorá-los" ou sofistica-los.

Sabedoria tende a bloquear preconceitos cognitivos equivocados e dominância da dissonância cognitiva.


ou...

ou...

n.

40- Distribuição de inteligência parece mais homogênea entre as espécies não-humanas assim como também entre os grupos humanos de caçadores coletores 

Justamente porque a seleção natural tende a reduzir o máximo possível de diversidade, da inteligência incluída.

41- Arte e hiper conectividade global? Ciência e hiper conectividade local? 

Criativos contínuos e descontínuos

Paradoxalmente os primeiros parecem ser mais próximos do conceito de gênio.


42- A desgraça do macho ou fêmea alfas

Na natureza predomina a lei do mais forte. Razão ou a sua possibilidade de hegemonia, é intensamente substituída ou sobrepujada pela lógica da força e do pragmatismo fatalisticamente utilitário ou mesmo hipo-perceptividade [factual].

O ímpeto predominantemente masculino para a competição desgraça qualquer tentativa de evolução mental na maioria das outras espécies. Porque ao invés de ''pensarem' em evoluir, essas mesmas espécies acabam sendo sobrepujadas por competições tolas, isto é, ao invés de evoluir em conjunto, a maioria delas, incluindo a espécie humana, evolui e especialmente se conserva com base na competição, que se faria muito melhor sem a mesma. Até podemos dizer que as suas evoluções se dão de maneira mais cega e muito menos planejada, que depende mais da sorte do que de si mesmos. Em palavras mais fáceis, ao invés de buscarem resolver os seus problemas internos e evoluir finalmente em conjunto tal como coletividades excepcionalmente inteligentes, humanos e não-humanos geralmente se encontrarão distraídos em relação aos seus jogos competitivos particulares. 


O vencedor de uma cadeia alimentar particular de uma espécie, ao invés de pensar em ajudá-la, apenas se ajuda, de maneira egoísta, que é muito semelhante ao ser humano que enriquece, materialmente falando, e ao invés de ajudar a sua ou aquela comunidade, prefere esbanjar a sua fortuna consigo, de maneira egoísta.

O alfa não sabe reconhecer todas as idiossincrasias e subtipos da população que domina porque geralmente ele só tem olhos pra si mesmo, especialmente se for do tipo clássico de alfa, porque não é todo líder que assim o será.

A mulher ou fêmea alfa também, geralmente, não será uma bênção para a sua comunidade.

43- Esquerdismo: Síndrome da imunodeficiência mental memeticamente adquirida.... Por que os esquerdistas me causam agonia!!

Especialmente quando defendem criminosos potencialmente inatos e incuráveis... aí sim que este transtorno adquire feições irremediavelmente patológicas.

44- Novamente, o abismo entre inteligência emocional e social teórica e prática... e a confusão com a estabilidade emocional intelectualmente medíocre em termos intra e Inter-pessoais 

Adaptar = apenas ou especialmente quando as circunstâncias mudam (ainda sim, não é exclusivamente o conceito de inteligência)

Conformar = aquilo que temos entendido como ''adaptação'', quando se nasce com sorte no ambiente certo.

Inteligência NÃO é necessariamente adaptação.

Como eu já havia falado antes.

Adaptação, sem livre arbítrio, é mais sorte do que inteligência. Acreditamos que o organismo ao se sujeitar ao ambiente em que vive, agiu/age de modo inteligente, e reside aí certa verdade, se podemos também comparar conceitualmente o comportamento ambientalmente bem sucedido com a própria inteligência. No entanto a submissão subconsciente/instintiva ao ambiente NÃO é  inteligência, conceitual e puramente falando, por que?? Porque no momento em que as regras deste jogo mudam a maioria não será capaz de, de fato, readaptar QUE SERIA por fim a verdadeira adaptação ou reorganização, de modo a conservar a própria vida. Apenas nessa perspectiva que o conceito de inteligência enquanto adaptação faz muito mais sentido.




45- Genética e o espectro de herdabilidade da intensidade de reação instintiva.. Quanto mais instintivo mais herdável 

Existe um longo espectro entre os traços físicos que são quase que irremediavelmente herdados por uma determinada espécie por exemplo o número de olhos, até aos traços e/ou combinações que são os menos herdáveis. Também pressuponho que o mesmo acontecerá com os traços psico-cognitivos. Por exemplo a capacidade de aprender uma língua parece ser basal, universal ao ser humano. Em contraste altos níveis de criatividade parecem ser uma raridade de se serem herdadas ou inter-geracionalmente combinadas.

Na verdade, percebam, quanto mais fixo é um traço, menos variável ele é ou se torna.

O nível psico-cognitivo humano acompanhou a evolução de suas culturas resultando nesta capacidade que parece ser praticamente universal entre nós, a de aprender a falar ao menos uma língua e compreendê-la minimamente bem para que possa ser usada nas interações sociais e intrapessoais. Em compensação esta mesma capacidade parece ser excepcionalmente baixa nas outras espécies mesmo as mais próximas a nós.


Não herdamos comportamentos mas disposições de reações instintivas e quanto mais instintivas mais herdáveis.


 Não herdamos algo inteiramente fixo, mas minimamente variável [o comportamento ou certo tipo de comportamento].

 Níveis baixos de intensidade desses "traços" me parece que são muito mais herdáveis do que aqueles que apresentam altos níveis de intensidade e portanto de potencialidade. Por exemplo, a baixa capacidade criativa do ser humano parece ser altamente herdável enquanto que a elevada capacidade criativa tende a ser bem mais rara e portanto menos herdável ainda que outros fatores possam interferir nesta situação. Claro que falei da criatividade que é uma característica bem mais rara e [parece ser] evolutivamente nova e portanto pode mesmo acontecer de traços em que, seus baixos níveis de intensidades, serão menos herdáveis do que em seus altos níveis e geralmente serão os mais primários ou menos exclusivos à certa espécie.

ou não..

46- A ilusão nada mais seria do que uma longa distância entre a percepção da vida e a percepção da morte enquanto que o realismo existencial seria a pequena distância entre as mesmas explicando em partes o porquê dos excepcionais tenderem a ser mais profundos, existencialmente emotivos e ávidos tanto para ideações suicidas quanto para ideações hiper-vívidas 

47- Toda franja de qi tem um ótimo de funcionalidade e quanto maior é a pressão seletiva mais funcional o ótimo tende a se tornar

Errado = qi baixo sempre pior que qi alto

Certo = ótimo de qi baixo muitas vezes melhor que déficit de qi alto


ótimo de qi geralmente representado por uma combinação mais harmoniosa entre características psicológicas e cognitivas, de estilo, e de qualidade...

E lembrando que estilo não é qualidade... 

A qualidade se manifesta através do estilo, enquanto nível de autenticidade, como eu já comentei, sobre o gênio, em um texto meio longínquo...

48- Tipos de estúpidos por meio da metáfora do ginasta atrapalhado

O average Joey típico tende a pensar menos profundamente sobre as coisas mas quando decide fazê-lo via motivação intrínseca.... ele passa a agir tal como um ginasta que acredita ter talento suficiente para fazer acrobacias mais difíceis, só que não tem e então, ao invés de melhorar a sua performance ele piora. Traduzindo para o primeiro tipo de estupido: como não tem pleno autoconhecimento sobre os próprios limites então atrai pra si desafios intelectuais que não é capaz de suportar, se transformando em uma caricatura viva...

Perceba no entanto que, a estupidez, deste tipo, que também de estupidez intrínseca, que independe do tamanho ou do perfil, costuma ser necessária para o estilo criativo, de estar sempre se arriscando, errando, muitas vezes, mas também acertando...

49- Novamente ou não: uma das características mais distintas do ser humano em relação aos outros seres vivos não-humanos é que ele é o único que seleciona a desordem, enquanto que, mesmo em períodos de transição ou especiação genética, em que tende a ocorrer maior diversificação E aparecimento de desordens, os seres vivos não-humanos sempre ''buscam'' [ou são forçados a buscar] pelo equilíbrio biológico do seu contexto


50- A mais óbvia ou realista escolha é a maturidade

 Analise, critique, julgue e por meio do bom senso faça a melhor escolha ...

... depois de pensar sobre "todos' os lados


51- Normal versus ideal, é o mesmo que senso comum versus bom senso, e também que parcialidade prática versus totalidade prática...

52- Se a genialidade fosse representada pelas pontuações em testes cognitivos ENTÃO o gênio deveria pontuar muito alto tanto em testes convergentes quanto em testes de pensamento divergente, ;) ... se a genialidade é a ''conurbação'' entre grande (ou melhor*) inteligência e grande (ou melhor*) criatividade...

Só que...

53- Revendo simpatia e empatia, a segunda é uma reflexão ao outro ou ação primária. A primeira é uma reação secundária, geralmente optativa...



55- Criatividade: a EVOLUÇÃO do pensamento; Inteligência: a ADAPTAÇÃO do pensamento [já fa[

A criatividade é essencialmente expansiva, progressiva...

A estupidez é quase sempre destrutiva...

A inteligência é quase sempre conservativa...

A sabedoria é quase sempre construtiva e/ou melhoradora...

56- Acho que já falei várias vezes mas vamos de novo: o sábio é, em linguajar ideológico moderno, o direitista, o moderado e o esquerdista em uma mesma pessoa, enquanto que, ''esquerdistas'', ''direitistas'' e ''moderados'' são muito menos proporcionais, corroborando para as respectivas completude e incompletude do sábio e do amalgamado ou normal...

Exemplificação tosca

57- Socializável versus socializado

Acho que já comentei sobre isso.

A maioria dos socializados assim estão porque:

- nasceram no lugar e hora certos, com as pessoas certas,

- e/ou com a natureza criteriosamente minimalista, de se adaptar a qualquer costa, e em especial quando qualquer uma dessas costas apresentam padrões gerais de similaridades, tal como o invulgar predomínio de ''normais''.

58- Macro realidade, o chão de sanidade 

O chão de sanidade ou espinha dorsal da macro realidade: Eu, outros elementos, espaço, tempo e associações.

59- A característica principal da doença é a degeneração...

Espectro entre saúde (desordem) e doença

Acho que já falei sobre isso.

A desordem geralmente não é degenerativa, a doença sempre é.

E claro, algumas desordens serão mais patológicas do que outras.

60- Criatividade: pura curiosidade e independência intelectual. A metáfora do caminho certo (''inteligência'') e do caminho incerto...

Vamos imaginar que você está em um grupo de escoteiros, no meio de uma zona rural, cheia de mares de morros e de mata atlântica remanescente. Então o instrutor, o chefe da turma, ou sei lá como denominá-lo (eu nunca fui escoteiro), resolve mostrar a trilha para se chegar a uma cachoeira. Então os alunos o seguem e chegam até à cachoeira. Agora podemos substituir o termo ''chefe dos escoteiros'' por ''professor''. O professor também nos guia como ''chegar ao 'conhecimento' '' que ele está passando. Esta convergência técnica ou cultural, tem caracterizado aquilo que erroneamente temos identificado como ''inteligência''. Apreender aquilo que os superiores estão passando. Não há nada de essencialmente errado nisso, a priore, porque depois, deveríamos rever, testar por nós mesmos, em outras palavras, buscar pelo conhecimento de maneira independente, especialmente se for mais capaz, e dependendo do tipo de conhecimento, é claro. 

O criativo, por ser indubitavelmente mais curioso e intelectualmente independente [não necessariamente de modo generalizado mas usualmente de maneira especializada], com as suas vantagens e desvantagens, nesta metáfora sugerida, seria tal como o aluno ou o escoteiro que, ao invés de seguir à risca aquilo que o professor passou, de confiar cegamente em sua capacidade de ''transferir'' conhecimento, ou no caso do chefe dos escoteiros, ele irá por si mesmo tentar entender, e com isso, as chances para encontrar novos caminhos, no caso da trilha, ou novas maneiras de entender o conhecimento, no caso do professor, é provável que aumentarão. Entender ou tentar entender um conhecimento de uma maneira distinta daquela que foi convencionalmente passada pode resultar na descoberta de novas perspectivas ou associações deste mesmo conhecimento. E no caso dos escoteiros, buscar por si mesmo, com coragem ou independência, por novos caminhos, pode fazer com que de fato os descubra, e até mesmo por atalhos que poderão ser mais rápidos e/ou mais seguros. E tem mais, porque se esta se consiste na representação do pensamento lateral, que ''come pelas beiradas'', mas que tem o mesmo objetivo que o pensamento convergente, só que buscando por caminhos alternativos, ainda se poderá ultrapassá-lo, isto é, o destino pretendido, que já é conhecido graças ao conhecimento ''convencional'' (e lembrando que, convencional hoje, criativo ontem), e com isso, encontrando novos objetivos ou ampliando as fronteiras do conhecimento, técnico/escolástico/científico/filosófico, enfim, ou do conhecimento geográfico do lugar onde se está.

61- Eu sou um ''snowflake'', hipersensível E lógico. Será que é raro ser os dois ao mesmo tempo*

62- Religião, ideologia ou cultura é a verbalização do instinto 

E não necessariamente da razão..

63- Parece óbvio demais mas vamos repetir para não perder o hábito de pensar...

TODO mundo é um pouco, médio ou muito: conservador, moderado e liberal. Depende pra quê..

64- A ciência é para solucionar problemas, a filosofia é para viver e entender a vida...

Novamente, a filosofia/e a arte é tão importante, tão omnisciente, que muitas vezes é tida como menos, tal como surpreendentemente o fazemos com o ar que entra em nossos pulmões a cada fração minúscula de tempo em nossas vidas. A filosofia e as artes são como o ar que respiramos, e tudo aquilo que é basal é profundamente essencial e não deve ser tratado como menos.

A filosofia é como o campo que enche a cidade de alimentos, que, infelizmente ainda o faz também com cadáveres de criaturas sensíveis. E a cidade é como a ciência, que luta contra o vazio hiper-existencial de se fazer algo, ao invés de se entregar ao mesmo, em tom niilista ou apenas finalmente conformado. Sem a base do pensar humano que é a filosofia e que também são as artes, é tal como o ser sem o chão que pisa, sem a biosfera que o protege, sem o ar que respira, sem a energia que tira dos alimentos. 

A ciência é de suma importância, mas, originou-se da filosofia primitiva, do primeiro pensar menos instintivo, encontra-se sob o seu domínio, e sem ela, agirá tal como uma criança mimada e maldosa.

65- Parece desordem [e geralmente mental] mas pode ser apenas uma manifestação daquilo que na natureza se denomina de exoticidade




Nenhum comentário:

Postar um comentário