Minha lista de blogs

terça-feira, 18 de outubro de 2016

Redefinição mais holística ou abrangente dos termos: idiota útil e esperto bobo e condensados com os termos: sábio e/ou astuto (esperto-esperto)






Resultado de imagem para useful idiot definition

Fonte: Elliot Lake News wordpress

Não é apenas a esquerda que tem os seus idiotas úteis e espertos bobos, você também pode ser um!!!

O termo idiota útil já é bem conhecido e bem definido. No entanto, quase sempre é assim, na hora de sua aplicação no mundo real, as pessoas em média tendem a fazê-lo mal feito, ao acreditarem que apenas o militonto esquerdista que pode ser um idiota útil, enquanto que na verdade, qualquer um que se dispor a lutar por uma causa ou vivenciar uma cultura, sem ter pleno conhecimento das mesmas, poderá ser definido como um idiota útil, por se enveredar em caminhos que não conhece plenamente e por ser útil para os que, sabem muito bem onde que estão pisando, e/ou que, sabendo muito bem ou não, se aproveitam egoisticamente daqueles que sabem menos. 

Pronto, o idiota útil não é apenas ''de'' esquerda, porque ''ele pode ser você''.

''Clever silly'' ou ''esperto bobo''

O termo, que já comentei aqui, no texto em que refuto algumas ideias de Bruce Charlton e Edward Dutton, parece se consistir numa espécie de ''idiota útil 'com' alto QI'' ou ''de alto funcionamento'' em que ao invés do militonto ou do (eterno) estudante universitário, nós temos cientistas, artistas e/ou professores universitários, que além de defenderem causas, sem ter pleno conhecimento das mesmas, ainda contribuem ''intelectualmente'', em suas áreas acadêmicas ou artísticas, produzindo teses, teorias, pesquisas, arte ou diretrizes políticas.

No entanto, a ideia de ''esperto'', nos passa uma outra realidade, e que não será obviamente parecida com a ideia/conceito de ''idiota'', e que de acordo com o seu próprio conceito, mais parece se referir à ''inteligência prática'', que ou aquele que é sagaz, que está atento, que percebe ''tudo''.

Um idiota pode ser esperto*

Em relação a um mesmo assunto, provavelmente não, ou é sagaz ou é tolo, e claro que estou a falar a partir de uma ótica amoral.

Os conceitos de idiota e esperto podem variar muito, e portanto, podemos ter diversos níveis de esperteza e de estupidez/ignorância. 

O esperto bobo, a partir de minha reconceituação, não precisa ser apenas um indivíduo de ideologia esquerdista e que é tecnicamente [mais] inteligente porque ele pode ser qualquer um que, é esperto o suficiente ou caracteristicamente, pra ser esperto, e bobo, justamente por faltar-lhe algo a mais (sabedoria) para poder evitar este tipo de adjetivo significativamente conclusivo. No mais, o esperto bobo não é um idiota útil, porque ao contrário deste, ele tem um mínimo de conhecimento sobre o que está fazendo, quer seja, a causa que está defendendo, ou a teoria sociopolítica furada, e isto quer indicar que, os ''clever sillies'' tendem a ser mais astutos, conscientemente imorais/desonestos, do que os idiotas úteis, que são caracteristicamente ingênuos, o tolo cheio de energia pra gastar defendendo ideais idealmente falhos ou comprometedores a longo prazo.

Nesta hierarquia de ignorância/estupidez e sabedoria/inteligência, aquele que for astuto o suficiente para não comprometer a própria imagem à ''idiotices acadêmicas'' ou à ''arte superficial'' será mais propenso a estar ainda mais adentro do espectro de personalidade anti-social apesar da presença de outras ''qualidades amorais'' combinando-o de modo mais inequívoco.

O sábio seria aquele que não é: ''super-conformista'' [de todos os tipos, que ou aquele que adere à modas comportamentais medíocres mesmo dentro de sua própria zona existencial individual e que tende a ser prevalente entre os humanos], idiota útil, esperto bobo, criminável vulgar e nem o astuto/parasita de alto funcionamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário