Minha lista de blogs

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

Você tem uma "personalidade inteligente"??

 Você gosta de pensar e debater sobre ideias, teorias e/ou hipóteses?? Você costuma ter ideias e pensamentos interessantes?? 


Você é mais introspectivo?? Mais imaginativo?? Mais atento ou perceptivo ao que acontece em seu redor?? 

Você não concebe o conhecimento apenas como um meio para ganhar mais dinheiro e nem mesmo o tem como finalidade para o seu aprendizado, mas principalmente para entretenimento pessoal??
Você se interessa por ciência e/ou filosofia?? 

Você tem um gosto artístico mais sofisticado?? Você tende a desprezar o que se considera como entretenimento barato?? 

Você tende a se interessar por política?? Você tem ou acredita que desenvolveu seu senso crítico e/ou sua consciência social?? 

Então, é provável que você tenha uma personalidade inteligente. 

Considerações:

Pois apesar de haver uma correlação lógica entre ter uma personalidade inteligente e maiores capacidades cognitivas, não é todo indivíduo de "alto QI" que a tem, integralmente, e o mesmo para os indivíduos de intelecto mediano e abaixo da média, até porque, como eu já comentei outras vezes, a avaliação da inteligência humana por testes de QI é literalmente o mesmo que estimar o peso de uma pessoa por sua altura (ou vice-versa), se analisam superficialmente as capacidades quantitativas: verbal, espacial e de detecção descontextualizada de padrões, e desprezam as qualitativas: criativa, emotiva e racional. 

Personalidade superficial e substancialmente inteligente 

Todo indivíduo que é altamente intelectualizado apresenta uma "personalidade inteligente". Porém, é comum que muitos desse tipo apresentem uma personalidade inteligente mais superficial do que substantiva, que é quando existe interesse,  engajamento e/ou estimulação intelectual predominantes, mas sem um controle de qualidade, isto é, sem que essa inclinação os torne mais racionais ou sensatos, se até o oposto costuma acontecer e parece que, com grande frequência, de um indivíduo muito intelectualizado se perder do bom senso e acabar excessivamente abstrato em seu raciocínio.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário