Minha lista de blogs

sábado, 12 de agosto de 2017

Será que o fleumático é preguiçoso mesmo?? O problema de sua caracterização (ou o meu problema)...

...Japão: Estabilidade emocional, passividade, introversão, respeitabilidade...

O povo japonês é em média: emocionalmente estável, passivo, introvertido, respeitador e ... trabalhador. Essa parece ser uma tendência invariavelmente presente no extremo oriente. Esses traços expressam o predomínio do temperamento fleumático. No entanto na  caracterização deste temperamento o quesito preguiça também está presente. Eu já me questionei se a passividade e a estabilidade emocional desse tipo  também não acabe passando uma ideia de preguiça. No mais fiquei com a impressão que quando a tipologia dos quatro temperamentos foi desenvolvida, lá nos tempos da Grécia Clássica, os tipos foram mais indutiva do que dedutivamente pensados, isto é, sem ser com base em observações de longo prazo e com grande amostra representativa, resultando neste possível desencontro [ou não], especificamente no caso do fleumático. Ou, na Grécia Clássica tipos fleumaticamente preguiçosos abundavam, mais do que parece ser hoje em dia, porque onde é que esse tipo tende a predominar também tende a predominar a ordem e a disposição para o trabalho. O Japão é um ótimo exemplo disso. 

Ou será que...

Sim, se somos na verdade um pouco cada um deles então na maioria das vezes os tipos serão mais mistos do que "puros".... E só agora que eu me dei conta deste "pormenor" 😖

Nenhum comentário:

Postar um comentário