Minha lista de blogs

segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Os três tipos de empatia: receptiva (simpatia), defensiva e agressiva

Qual é a reação à atenção empática (se colocar em outras perspectivas)??

A antecipação/ação ou reação recíproca 

Eu olho pra você. Você olha pra mim e sorri. Eu sorrio como reciprocidade. 

Empatia receptiva reativa (que reage à ação)

Eu olho pra você, vejo que está com os olhos marejados e decido sorrir para ver se tiro um pouco dessa tristeza de seu rosto. 

Empatia receptiva antecipativa /ativa (que toma a ação)

Eu olho pra você e os seus olhos revelam apenas mistério. Você olha entreolhado e com um semblante nada convidativo. Eu reajo de maneira igual.

Empatia defensiva reativa

Eu olho pra você, mas já sabendo quem é, que não é uma pessoa que me agrada. Você, então, direciona o seu olhar até mim e eu desvio o meu.

Empatia defensiva antecipativa

Eu olho pra você e de repente você me desfere um golpe de punho. Eu reajo me desviando do golpe e dou-lhe uma de esquerda que pega em cheio a sua bochecha direita.

Empatia agressiva reativa 

Eu olho pra você e percebendo que está com a guarda baixa lhe desfiro um soco. 

Empatia agressiva antecipativa

A empatia agressiva também pode se dar de maneira verbal ou discursiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário