Depois de abusar (sexualmente) dos quatro temperamentos, especulando correlações em muitas variáveis, encontrei-me, creio eu, com alguns descompassos quanto à caracterização ou descrição dos quatro especialmente dos mais "frios" ou introvertidos.
Por exemplo, foi determinado que uma maior acuidade perceptiva e/ou atenção a detalhes seria uma das características positivas, pressupõe-se, comuns, entre os melancólicos. Até pode ser verdade mediante algumas perceptivas mais generalistas porque podemos dizer que todos os tipos de personalidades, independente da tipologia usada, apresentarão pontos fortes nesse aspecto da "atenção aos detalhes", só que para diferentes e específicos tipos de detalhes.
O problema maior no entanto é a vagueza de atribuições. No mundo real, os melancólicos em média, que são os mais atraídos para as artes, não parecem tão excepcionais assim em suas atenções aos detalhes ou como costuma acontecer, tal talento tende a acumular-se numa variedade menos ampla de percepções [e em especial, em relação às mais importantes = ''espinha dorsal da macro-realidade''].
Este traço parece mais comum para o fleumático, especialmente para os mais inteligentes e talvez também entre os fleumático-melancólicos e os melancólico-fleumáticos [o meu tipo].
E no caso do fleumático a relação com uma maior tendência para ser preguiçoso não parece casar com a sua manifestação no mundo real, ao menos ao meu ver (ou os "funcionários públicos" e trabalhadores de colarinho branco se encaixam melhor no perfil).
No mais, na Ásia oriental, onde os fleumáticos parecem ser a maioria da população, a existência de comportamento preguiçoso parece ser muito baixa. Por outro lado, os mais sanguíneos (e coléricos), dentre as macro-populações humanas, que são os negros africanos das sub-raças predominantes, são de fato, em média, os mais propensos ao comportamento preguiçoso.
Claro, muitas possibilidades, e uma delas é a de que o fleumático médio da China ou do Japão não seja o mesmo que o fleumático médio do (((Reino Unido))) ou da Argentina (= pressões seletivas distintas).
No mais resolvi começar com uma nova tipologia, usando a dos quatro temperamentos como base, e que enfatiza no tipo de camada existencial que as pessoas tendem a principiar [e a finalizar], que por sua vez se relaciona com o tipo de seleção que as famílias das mesmas tem sofrido e que expressam.
Rapidinho (vou tentar)
Critério: nível de profundidade existencial perceptiva [ou também de distração essencial]
Proto-método:
muito alta
alta
média
baixa
muito baixa
Melancólico ou Existencialista / seleção antropomórfica "anormal"
- reatividade: alta
- sensibilidade: muito alta
- introspecção: muito alta
- extrospecção: baixa
Sociotipo predominante/ ou característico: observador
Pensador: mais holístico -- intuitivo -- abstrato
Fleumático ou Tecnicista (social tipo II)/ seleção antropomórfica "normal"
- reatividade: baixa
- sensibilidade: média
- introspecção: média
- extrospecção: média
Sociotipo predominante/ ou característico: trabalhador/observador
Pensador: mais detalhista -- deliberativo -- concreto/abstrato
Sanguíneo ou Social (tipo I) /seleção sexual
- reatividade: alta
- sensibilidade: média
- introspecção: baixa
- extrospecção: alta
Sociotipo predominante/e ou característico: trabalhador/manipulador
Pensador: detalhista/holístico -- intuitivo/deliberativo -- concreto/abstrato
Colérico ou Pragmático/Realista -- Naturalista / seleção natural
- reatividade: muito alta
- sensibilidade: baixa
- introspecção: média
- extrospecção: muito alta
Sociotipo predominante/ e ou característico: manipulador
Pensador: holístico -- deliberativo/intuitivo -- concreto
Nenhum comentário:
Postar um comentário