Minha lista de blogs

segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

Sobre a correlação entre ateísmo e autismo

 Autistas são mais propensos a serem ateus que não-autistas por terem, em média, uma menor capacidade de "teoria da mente" (detecção da intencionalidade alheia)??



Ateísmo e autismo compartilham algumas semelhanças de maneira que, os autistas são mais propensos a serem ateus e os ateus não-autistas, neurotípicos ou neuroatípicos, tendem a ter mais traços autistas. MAS é uma correlação interseccional (diferente de uma correlação paralela), não uma causalidade. Uma teoria da mente mais deficiente não necessariamente torna você ateu, mas mais propenso a interpretar mal a intencionalidade das outras pessoas. A característica fundamental que ajuda alguém a se tornar ateu e que também é comum entre os autistas é uma dificuldade de entender o pensamento metafórico (fundamental para qualquer narrativa religiosa) e/ou preferência pela literalidade na comunicação (pensamento literal também é fundamental para a ciência).

Um comentário:

  1. O que vc acha do casamento avuncular entre tio e sobrinha? Dá algum problema? Na minha família existiram casamentos assim

    ResponderExcluir